Estudantes de escolas públicas de todos os municípios cearenses foram convidados a visitar duas exposições de artes em cartaz na Unifor. O projeto, chamado de ‘Caminhos da Arte’, é uma iniciativa que celebra os 60 anos da empresa Nacional Gás, que faz parte do Grupo Edson Queiroz.
O projeto que une arte e educação na comemoração do 60º aniversário da Nacional Gás propô-se a levar representantes de pelo menos uma escola pública de cada um dos 184 municípios cearenses. O projeto começou no último dia 21 e prossegue até 1º de maio.
A proposta do 'Caminhos da Arte' vai além da visitação às mostras dos espaços expositivos da universidade. Os jovens participantes do projeto também fazem um tour pelo campus da Universidade, fortalecendo o vínculo entre cultura, arte e educação. Os alunos interagem com outras iniciativas culturais da Unifor, como o Teatro Celina Queiroz, a Camerata da Unifor e o coral.
De cada escola públicas, três adultos compõem a comitiva. Assim, a visita passou a ser um privilégio não apenas para os estudantes, mas igualmente para os professores. Os educadores também são beneficiados, enriquecendo o conteúdo explorado em sala de aula aos elementos vistos durante a exposição.
Nos dias 17 e 18 de Abril, 43 alunos da E.E.F Manoel Gonçalves dos Santos, acompanhados pelo Coordenador Escolar José Reijanildo da Silva Maciel, e das professoras Iranilda Belizário Braga e Genecilda Paulino Bastos, tiveram a oportunidade de conhecer de perto esse grandioso Projeto, além da satisfação em conhecer a Capital do Estado, também outra grande novidade para os alunos privilegiados.
Os alunos estavam fascinados com a viagem desde o momento em que receberam o convite. tanto o percurso, quanto a estadia num belíssimo hotel localizado à beira-mar até a visita à UNIFOR, foram momentos inesquecíveis para cada uma dessas crianças, que desfrutavam de uma oportunidade ímpar em suas vidas.
Ao chegarem à Universidade, os visitantes de Saboeiro foram calorosamente recepcionados pela Professora Dáulia Bringel (ex diretora da Escola
Olavo Oliveira), e logo após conduzidos ao espaço cultural, onde tiveram a oportunidade de conhecer o acervo fotográfico que contava ahistória da capital francesa e o contraste social ali existente - Paris la nuit Brassai e a coleção Brasiliana Itaú- O Brasil contado desde seu descobrimento até o final do século XX.
A esposição Brassai, reúne imagens elaboradas pelo fotógrafo Gyula Halász (conhecido por Brassaï), sobre o cotidiano noturno de Paris, no começo do século passado. Passando por todas as fotografias, os alunos ouviram explicações sobre as técnicas utilizadas pelo artista, especialmente em relação à iluminação, composição e aos jogos de sombra, luz e penumbra, elementos basilares no trabalho do "fotógrafo da noite".
A monitora comentou ainda aspectos e personagens da vida em Paris àquela época, dentro do universo boêmio e notívago explorado por Brassaï. A exposição Brasiliana, reúne desenhos, ilustrações, pinturas, documentos, objetos, livros, mapas e outras peças originais datadas desde a época do descobrimento do Brasil. O conjunto é bastante rico e traz ao presente um pouco da história do País, em uma verdadeira viagem no tempo.
Para os alunos foi uma experiência valiosa, como se tivessem mergulhando dentro da história. Algo que foi além do simples ato de ler e debater em sala de aula, ou escutar a exposição oral do professor ou professora. Inclusive, eles tiveram um despertar do gosto pela arte.
Mais fotos dessa inesquecível viajem de encontro à arte e à histórias no Portal Mais Saboeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!