Ultimamente afastado das funções religiosas pelo avanço da Diabetes, mal que afligia Pe Leirton há alguns anos, além de um problema cardíaco, este morava em Saboeiro, na casa ao lado da Igreja Matriz de N. Sra. da Purificação, que pertencera à sua tia Eunice, uma ex comerciante de Saboeiro que fez história na Terra do Galo e há muitos anos mudou para Iguatu. Apaixonado pela vida, Padre Leirton por diversas vezes lutou contra a morte, vencendo inúmeras batalhas em que ficou em estado grave. Entretanto, após um episódio que o deixou muito abalado semana passada, quando seu carro que o conduzia de Iguatu para Saboeiro sofreu um atentado, quase sendo atingido por tiros que vinham de algum ponto da escuridão da estrada, provocou o agravamento de seu estado de saúde. Padre Leirton se despediu da vida terrena na tarde desta Quinta-Feira Santa, 21 de Abril, na cidade de Iguatu. Padre Leirton tinha 52 anos. Seu corpo foi trazido na noite de ontem para ser velado em Saboeiro, e hoje cedo, após percorrer as principais ruas de Saboeiro, foi conduzido novamente a Iguatu, onde está sendo velado na Catedral São José, e será sepultado no final da tarde no cemitério de Nossa Sra. Santana.
O Reverendísso Padre José Leirton Alencar Souza é filho de Saboeiro, tendo nascido no dia 31 de julho de 1958. Em 1982, ingressou no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza, em vista dos cursos, respectivamente, de Filosofia e de Teologia. Concluída a Teologia, em 1987, logo foi ordenado diácono, no dia 27 de dezembro daquele mesmo ano, em Mineirolândia (distrito de Pedra Branca-CE). Sua ordenação presbiteral ocorreu no pátio da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, em data de 9 de abril de 1988, sob a presidência de Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, então bispo diocesano de Iguatu. Eu estive presente naquela noite, que foi cercada de emoção, onde pela primeira vez, assistíamos um filho desta terra ser ordenado padre.
A seguir, Pe. José Leirton assumiria a Paróquia de Nossa Senhora da Glória, de Mombaça-CE, a qual governou pastoralmente por uma década: de 1988 a 1998. Durante o período de seu paroquiato em Mombaça, se deu sua designação, por parte da autoridade diocesana, para reger, como Administrador Paroquial, a comunidade de Piquet Carneiro. Sua posse, nessa função, aconteceu em 5 de março de 1995. O povo de Mombaça e Piquet Carneiro nutrem profundo apreço pelo nosso não menos querido Padre Leirton.
Em 2000 o reverendo assumiu a Paróquia de Nossa Sra. da Purificação de sua terra natal, onde a presidiu até 2009, afastando-se devido aos problemas de saúde.
O slide mostra o cortejo que acompanhou o Padre Leirton na sua última despedida a Saboeiro, hoje as 7 horas, acompanhado pela banda de Música Antonio Ildermar Martins. O vídeo mostra imagens de uma missa celebrada num distrito de Mombaça, no ano de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!