quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ALERTA: CIGARRO MATA MAIS QUE TRÂNSITO NO CEARÁ

O cigarro é sabedoramente um dos maiores responsáveis por mortes por câncer e outras doenças pulmonares. Por prejudicar também o fumante passivo, em diversos países têm sido criados leis estabelecendo um local em separado para os fumantes fumarem, os chamados "fumódromos". Veja o que diz essa matéria do Jornal Diário do Nordeste:
"Especialistas reunidos no II Fórum Ambientes 100% Livres do Tabaco defendem a extinção dos fumódromos .

No Ceará, as mortes e internações por doenças pulmonares cresceram nos últimos anos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), de 2007 para 2008 houve um acréscimo de 7,10% no número de óbitos.

No ano passado, por exemplo, 1.523 pessoas morreram em conseqüência do tabaco. Destas, 697 por câncer de pulmão e 826 por doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema pulmonar entre outras complicações respiratórias. Em 2007, pelo menos 683 pessoas morreram vítimas de câncer de pulmão e 739 de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, totalizando 1.422 óbitos.

Os números chegam a ultrapassar os registros de mortes por acidentes de trânsito no Estado que, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), é, em média, de 1.444 ao ano.


Campanha


O Ministério da Saúde, que lançou a campanha nacional "quem não fuma, não é obrigado a fumar", informa que o cigarro diariamente mata sete fumantes passivos (pessoas que não fumam mas convivem com fumantes e são obrigadas a inalar a fumaça) no Brasil.

No Ceará, o número de internações de pacientes com problemas pulmonares de 1999 a 2008 pulou de 2.268 para 3.524. Os especialistas observam que nem todos os doentes e óbitos foram registrados com fumantes. Em muitos casos, os pacientes e vítimas apenas conviviam com fumantes dentro de casa, no trabalho ou em outros ambientes.

O assunto foi debatido no II Fórum Ambientes 100% Livres de Tabaco, que reuniu especialistas de todo o país. Eles defendem que, para reverter esse quadro, é preciso acabar com os fumódromos.

De acordo com o psicólogo Gabriel Seffair, vice presidente do Comitê Coordenador de Contato com Tabaco no Brasil, 12% da população cearense são fumantes. O médico alerta que o uso do cigarro é a maior causa de morte evitável no mundo. Anualmente são cinco milhões de mortes. No Brasil, esse número chega a 200 mil."


EM SABOEIRO A REDUÇÃO DO NÚMERO DE JOVENS FUMANTES
Apesar de não ter sido realizado nenhuma pesquisa oficial, é perfeitamente vísível uma redução acentuada no número de óvens e adolescentes fumantes em Saboeiro. É só circular entre os grupos de jóvens nas escolas, festas, barzinhos, para poder constatar isso. Raramente nos deparamos com um fumante. esse fator é m uito positivo, pois representa uma maior qualidade de vida de toda a popilação saboeirense. Parabéns aos jovens de saboeiro, que têm se mantido longe desse grande inimigo da saúde e da vida: o cigarro.

Um comentário:

  1. Oi Aécia. Não costumo escrever ou fazer comentários em jornais revistas ou qualquer tipo de veículo de comunicação sem antes conhecer bem a origem ou até a orientação. Entretanto, venho acompanhando seu trabalho desde a campanha eleitoral do ano passado. Em virtude do que hoje tenho presenciado, denoto que o teu Blog assume um importante papel nesta comunidade, bem como um postura de imparcialidade e seriedade. Assim sendo, parabenizo-a pela linha que estás a seguir, e te aconselho continuar agindo sempre de forma democrática e séria, noticiando, informando e formando opiniões dentro da mais completa imparcialidade, referindo-se aos fatos e as pessoas com muito respeito e seriedade mesmo aos "acusados" e "culpados", pois continuando assim você e o teu trabalho terão cada vez mais a admiração de gente como eu. Respeitosamente, Rilma Carvalho

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!