terça-feira, 18 de agosto de 2009

SABOEIRO ENTRE OS 60 MUNICÍPIOS SORTEADOS PELA CGU PARA FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS DOS RECURSOS FEDERAIS


A Controladoria Geral da União - CGU vem realizando um trabalho de fiscalização dos gastos com os recursos provenientes do Governo Federal em diversos municípios brasileiros desde 2003. Os municípios fiscalizados são selecionados através de sorteio público. Desde que a CGU começou esse trabalho, já foram fiscalizados recursos de 17,2 bilhões de reais. Já foram divulgados relatórios relativos a 1.461 municípios e oito estados, que foram encaminhados aos órgãos públicos responsáveis pelas ações corretivas. Óntem, dia 17 de Agosto, aconteceu mais um sorteio no auditório da Caixa econômica, em Brasília, onde o nome de 60 municípios aparecem como os próximos a serem fiscalizados pelo programa da entidade. Dessa vez, três municípios cearences foram sorteados: Senador Pompeu, Ubajara e Saboeiro.

De acordo com a CGU em cerca de 75% dos municípios existem falhas consideradas de nível médio; em 20% deles há falhas graves e nos 5% restantes, falhas formais. A CGU considera que, apesar de essas médias serem relativamente constantes, não significa que em todos os municípios haja corrupção, pois em muitos casos as falhas ocorrem por desinformação e despreparo do gestor público, não se configurando má-fé ou dolo. Os casos mais comuns encontrados pela fiscalização são obras inacabadas ou paralisadas, apesar de já terem sido pagas; uso de notas fiscais frias e documentos falsos; simulação de licitações e outras irregularidades em licitações, havendo até a participação de empresas fantasmas na apresentação de contas; superfaturamento de preços, falta de merenda escolar e de medicamentos; gastos sem licitação; não comprovação da aplicação de recursos; favorecimento de empresas; irregularidades nos cadastros de programas como o Bolsa Família, entre outras.

Esse fator, é muito positivo para o nosso município, pois é uma garantia a mais que os recursos federais serão devidamente aplicados, especialmente considerando que temos um histórico de evidente corrupção e descaso com as necessidades da população. Com certeza, isso vem apenas se somar à boa vontade e à integridade do nosso atual prefeito, que não mede esforços, para juntamente com seu filho, Daniel, conseguirem recursos federais para Saboeiro. Acredito que este trabalho da CGU servirá não apenas para comprovar a idoneidade da pessoa de Marcondes Ferraz, disseminando comentários maldosos de uma oposição corrupta e inconformada, como também para promover o desenvolvimento do município, assegurando o uso adequado dos recursos federais dirigidos ao município, além de mostrar quem é quem no jogo dos bichos.

Um comentário:

  1. Adooooooooro!Só assim pra Saboeiro crescer e de desenvolver sem essa corja q infelizmente com põe a sociedade brasileira:os CORRUPTOS!!!

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!