domingo, 13 de novembro de 2011

O crescimento relevante de Saboeiro de acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento dos Municípios

A Secretaria da Administração informa que Saboeiro, segundo a FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), foi o 5º Município do Estado do Ceará em crescimento na pesquisa de Desenvolvimento Municipal, comparando o ano de 2008 com o ano de 2009.

Consolidado como referência para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal acompanha três áreas do desenvolvimento: emprego e renda, educação e saúde.

O Índice FIRJAN distingue-se por ter periodicidade anual e por acompanhar o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros. As variáveis componentes do índice FIRJAN são as seguintes: EMPREGO E RENDA: geração de emprego formal, estoque de emprego formal, salários médios do emprego formal. EDUCAÇÃO: taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono, taxa de distorção idade-série, percentual de docentes com ensino superior, média de horas-aulas diárias, resultado do IDEB. SAÚDE: número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis.



O crescimento sócio-econômico de Saboeiro deve-se, sem dúvida, à administração pública municipal, tendo em vista a quantidade de empregos gerada no serviço público, acompanhada da melhoria no salário dos servidores. Isso se verifica no crescimento do comércio local, na quantidade de construções erguidas nesta cidade e na abertura de novos negócios.

Segundo o Secretário da Administração, José Gilvan Ferreira Lima, a Prefeitura de Saboeiro injeta na economia local cerca de um milhão de reais por mês, entre pagamento de servidores, de fornecedores e de prestadores de serviço. Desse modo, segundo ainda, Saboeiro só poderia evoluir no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

O Índice FIRJAN atual foi iniciado em 2009, ano que é usado como referência. Porém, tendo em vista que a pesquisa foi feita em todos os municípios do Brasil, somente agora foi concluída e divulgada. O salto de Saboeiro foi espetacular: em 2005, ano-referência da última pesquisa FIRJAN, o município de Saboeiro ocupava a 183ª posição em Desenvolvimento Municipal no Estado do Ceará, ficando acima apenas de Parambu, e 5458º no Brasil, com 0,3781 IFDM.

Agora, na pesquisa mais recente, num comparativo entre 2008 e 2009, Saboeiro subiu 12 posições, evoluindo de 0,3781 para 0,6665 IFDM.

A FIRJAN é a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, entidade séria e respeitável que tem mostrado sensíveis preocupações sociais.

As informações da pesquisa podem ser obtidas no site da FIRJAN: http://www.firjan.org.br/ ou pelo telefone 08000231231.

Também é possível conversar com a FIRJAN no seguinte endereço eletrônico: @firjan.org.br.

Um comentário:

  1. Muito saber que nossa cidade está crscsndo né? Barretos no penúltimo censo tinha 120 mil habitantes e no último 108 mil, hahahahahahaha, acho que vou me mudar pra Saboeiro! Hahahahahahahahahaha.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!