sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Relatório de viagem: Divulgando os encontros de comunicadores promovidos pela ACEJI e SINCORCE

Voltando a falar da viagem que fiz ao lado do jornalista Amaury Alencar (Crato), do Repórter Fotográfico Houston Oliveira (Cedro), e de Paracuru em diante, da jornalista Lúcia Barros, nos dias 9 a 12 do mês em curso, ainda em Fortaleza, depois de passarmos pela SEPLAG onde fomos recebidos pelo Exmo Secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, e passarmos pela Assembléia Legislativa do Estado, onde estivemos nos gabinetes dos deputados Manoel Duca e Paulo Facó, visitamos a Redação do Jornal O Povo e depois do Jornal O Estado. A noite ainda visitamos a Rádio Verdes Mares, no Sistema Verdes Mares de Comunicação, e seguimos viagem para a cidade de Paracuru, onde fomos recebidos pela Jornalista Lúcia Barros, nossa anfitriã e companheira no resto da viagem.

Na manhã da quinta-feira (10), visitamos a Emissora de Rádio Mar Azul 87,9 FM, onde o radialista França Júnior nos recepcionou da forma mais calorosa possível, e nos cedeu espaço, onde convidamos a equipe da emissora e divulgamos no ar o 14º Congresso de Radialistas, Jornalistas e Blogueiros que será realizado em Iguatu, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, e anunciamos a nossa ida ao município de Cruz, litoral oeste do Estado, a fim de fechar o acordo com o Prefeito Jonas Muniz a realização do Encontro que a ACEJI- Associação de Jornalistas do Interior vem realizando mensalmente, tendo o último acontecido em Icó. O experiente radialista, França Júnior, reforçou a importancia da imprensa do interior do Estado, e a emergente força da blogosfera. Passamos também na Rádio Cultura AM 1.150 na mesma cidade, seguindo para Itapipoca, onde passamos primeiramente pelo escritório do Jornal O Regional, da companheira Lúcia Barros, e após o almoço percorremos as rádios Líder FM 103,1 e Uirapuru 570 AM, fazendo o mesm trabalho de divugação e convidando representação da emissora para o evento. A noite visitamos a cidade de Morrinhos, onde fomos muito bem recebidos pelo Secretário de Cultura da cidade, Ney, que é também locutor da Rádio Liberdade FM 87,9. E, após saborearmos uma cajuína natural na casa de amigos da jornalista Lúcia Barros, seguimos para o triângulo da cidade de Marco, onde pernoitamos no Pousadão do Zé Maria, onde fiquei impressionada pelo tamanho, contendo quase 100 quartos decorados com requinte e conforto, e serviço de ótima qualidade, estando ainda em expansão.

Na manhã de sexta-feira (11) seguimos para Marco, onde se concentra o maior polo moveleiro e de confecções de roupas íntimas do Estado, depois seguindo para o município de Bela Cruz, onde participamos do seminário da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembléia Legislativa debateu no espaço da Câmara Municipal daquela cidade a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012 e, o Plano Plurianual (PPA) do Estado para 2012 -2015. Acompanhamos o início do seminário, e o jornalista Amaury Alencar gravou entrevista com os deputados Antônio Carlos (PT), Líder do Governo na AL, e com o relator do PPA, deputado Sérgio Aguiar.

De Bela Cruz seguimos para a cidade de Cruz, onde estivemos reunidos com o Prefeito João Muniz e com a ex chefe de gabinete, Socorro Rocha, além do Secretário de Educação do município, onde, além de lançar o convite para eles participaram do Congresso de Comunicadores em Iguatu, ficou acertado o encontro de jornalistas, radialistas e blogueiros a ser realizado naquela cidade nos dias 13 e 14 de janeiro, datas que encerram as festividades do 26º aniversário da bela, jovem e promissora Cruz. Gravamos entrevistas e tomamos conhecimento de belíssimos projetos naquela cidade, que serão abordados posteriormente, em matéria exclusiva sobre essa cidade modelo. Após a reunião com as lideranças locais, visitamos o stúdio da Rádio 06 de Abril FM 98,7, onde divulgamos o congresso em Iguatu e anunciamos em primeira mão o acordo recém fechado com o Prefeito daquele município para a realização do encontro de comunicadores.

Encantados com o município sede do grande encontro do mês de janeiro, seguimos por Acaraú e voltamos para Marco e Itapipoca, onde nos despedimos da amiga Lúcia Barros e continuamos a viagem de volta, guiados pelo simpático motorista Senhor Zé Américo, da cidade de Mombaça, que com seu senso de humor nos fez dar boas risadas durante os dias que percorrermos aquela bela região do Estado. Na mesma noite viemos no sentido Fortaleza, de Caucais seguindo por Canindé, Madalena e paramos as três da manhã para descansar em Boa Viagem, no Santa Terezinha Hotel. Só as oito da manhã de sábado (12) seguimos viajem, passando por Pedra Branca, onde ainda visitamos as duas emissoras de rádio da cidade: Opção FM 87,9 e Trapiá AM 1510. De lá seguimos em retorno para Mombaça, Acopiara e Iguatu, onde me separei dos companheiros de viagem e retornei para Saboeiro.

Agradecimentos:

Não poderia deixar de agradecer primeiramente a Deus pelas boas oportunidades que estão surgindo na minha vida; agradecer ao jornalista Amaury Alencar, que cada vez mais tem me proporcionado conhecer novos lugares, pesosas ligadas aos meios de comunicação, o que certamente, amplia o trabalho que já realizo em Saboeiro, e me traz novas e ricas experiências; agradecer toda a direção da ACEJI, que me acolheu com muito carinho; agradecer a amizade e companheirismo dos amigos Houston Oliveira e Seu Zé Américo; agradecer ao jovem Henrique, motorista da jornalista Lúcia Barros, que me guiou parte do percurso, sempre me falando das cidades que visitamos, apontando pontos turísticos, fazendo algumas fotografias, figura super agradável que espero rever em breve; agradecer também aos radialistas que nos receberam, cederam seu espaço na apresentação dos seus respectivos programas, a quem espero rever em breve no congresso em Iguatu e no encontro de Cruz; agradecer a hospitalidade da jornalista Júlia Barros, que fez questão de me hospedar em sua residência na noite que dormimos em Paracuru, e nos proporcionou uma refeição incrível no restauraurante de um hotel glamouroso, que nos esperava com exclusividade mesmo fora do horário de atendimento, pois já fomos jantar às 22:30h; agradecer ao simpático Prefeito de Cruz e demais lideranças pela acolhida sincera e pela confiança na nossa proposta; agradecer à minha Secretária de Saúde e ao meu Prefeito, que me liberaram do serviço durante esses dias para realizar esse trabalho de divulgação para a ACEJI, além do incentivo do Secretário de Finanças Mozar, que sempre tem acrditado em meu trabalho; agradecer as equipes da redação dos jornais O Povo e O Estado que nos recepcionaram com muita atenção; e, agradecer também aos deputados Duquinha e Paulo Facó que me receberam e gravaram entreviostas exclusivas para o nosso Blog. À todos meu sincero Muito Obrigado!

Nota: A linha mal traçada em azul (pela minha péssima coordenaçção motora) mostra o percurso que fizemos.

Uma nova viagem está prevista para reforço na divulgação do Encontro em Cruz onde mais de vinte municípios serão visitados nas proximidades daquele município.

Importante!

Informamos que transporte, hospedagem e alimentação para os participantes serão por conta do evento. Vai sair um Ônibus da cidade do Crato, no dia 13 de janeiro pela manhã, levando profissionais das regiões Cariri, Inahmuns e Centro Sul, passando pela Cruzeta (Saboeiro), seguindo pra Fortaleza e Cruz. Podem participar qualquer profissional da imprensa televisionada, escrit e falada. Na programação está incluído um dia de lazer na linda praia de Jericoacoara (domingo, dia 15). Os colegas que quiserem parricipar entrem em contato comigo através do Blog antecipadamente, ou por telefone: (88) 81235560.