sábado, 19 de novembro de 2011

Saboeiro na luta contra as drogas

A Secretaria de Saúde de Saboeiro, através do Núcleo de Promoção da Saúde e do Programa Saúde na Escola realizam no próximo dia 24 de novembro a 1ª Passeata pelo Combate e Prevenção ao Uso de Drogas do município. O evento espera reunir o maior número de pessoas possíveis, atingindo principálmente o público infanto-juvenil e juvenil, alunos das escolas de toda a rede municipal e sociedade em geral, de modo muito especial pais e mães. As drogas representam a destruição das famílias e a desesperança do futuro de jovens que negam a si mesmos o direito da verdadeira liberdade, que é o crescimento intelectual e profissional.


Infelizmente, a pequena Saboeiro já é vítima das drogas. Muitos de nossos jovens são usuários não só da maconha, mas de outras drogas mais nocivas, como a cocaína e o crack. Em Saboeiro as drogas fazem parte do cotidiano de jovens não só da população mais carente, mas principalmente daqueles de classe média e alta.


Precisamos trabalhar a temática principalmente no contexto preventivo, fomentando nas crianças e infanto juvenis a conscientizaçao de que enveredar no caminho das drogas é, na maioria das vezes, um caminho sem volta, que leva à destruição não só do usuário, mas de toda a família.


A Secretaria de saúde de Saboeiro está de parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando através dos núcleos de Promoção da Saúde e Programa Saúde na Escola, discutindo na sociedade e nas escolas temáticas de interesse social, como álcoolismo, como saúde bucal, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, álcool e drogas, e agora, focalizando especificamente o combate às drogas no município.


A 1ª Passeata pelo Combate e Prevenção ao Uso de Drogas será realizada na próxima quinta-feira, dia 24, saindo da Praça em frente à Prefeitura, as 7:00h. Pedimos que essa informação seja repassada, amplamente diovulgada nas redes sociais: orkut, facebook, twitter e possamos fazer realmente uma caminhada dizendo NÃO às drogas em nosso município. Ter mente e corpo saudável é não usar drogas! O problema das drogas é de todos, pois todos saímos prejudicados.



Para reflexão, deixo aqui um texto publicado em O Povo Online, do Blog do Mourão.



O POVO – Opinião -12.11.2011


"A sociedade continua muito preocupada com o problema das drogas. A mídia destaca em suas páginas a clamorosa situação. A violência se manifesta pelo abuso do consumo e suas consequências físicas e psíquicas. E, igualmente, pela violência que suscita o tráfico. A briga de traficantes, querendo ocupar territórios de vendas e o acintoso ajustamento de contas – condenados à morte – os consumidores em débito. Forma-se esse caldo de violência, com um cortejo de medo, dor e desilusão das famílias atingidas. O que fazer?


Até hoje, as políticas mais exitosas – em todo o mundo – foram aquelas que focaram o problema em termos de prevenção. Não nego a necessidade da repressão, nem o apoio através de uma rede de tratamento. São políticas complementares, enxugando o prejuízo. E, deixem-me dizer mais, o tratamento raramente deve consistir em internação. Aliás, qualquer que seja a abordagem, os resultados são decepcionantes.


Voltemos à prevenção. Os trabalhos mais proveitosos deveriam ser voltados para dois pontos essenciais: fortalecimento da família, melhoria da educação. Os pais precisam ser mais valorizados e – somente – a família é capaz de conseguir algum resultado. O Estado não pode, jamais, substituir o papel de um pai e uma mãe. E, a escola é uma caricatura se não se faz em tempo integral. Lugar de menino é em casa ou na escola.


Agora, todas estas questões precisam ser tocadas como prioridades. Nada é tão importante quanto investir maciçamente em educação. Há que convocar a todos – esforço nacional – para que as famílias sejam ajudadas e as escolas funcionem como escolas. Nada é mais prioridade que formar nossa juventude dentro de princípios e valores democráticos, de solidariedade, honestidade e justiça.


Puxe esse assunto em seu condomínio. Discuta esse tema no bairro onde você mora. Na escola onde seus filhos estudam. Na igreja que você frequenta. Mobilizemos nossa cidade.


Chegou a hora de arregaçar as mangas. Silenciar é ser cúmplice!"


Um comentário:

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!