sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Saboeiro terá sua 1ª Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico

Será realizada nesta segunda-feira, dia 28, no Ginásio Poliesportivo Padre Geraldo Slag, a partir das 8 horas da manhã, a 1ª Audiência Pública do Município de Saboeiro, que discutirá o PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO. A 1ª Audiência Sobre Saúde Pública de Saboeiro discutirá temas importantes para garantir melhores condições de saúde à população em geral, como coleta e destino do lixo, saneamento básico, saúde e meio ambiente, entre outros.


Na audiência se farão presentes representantes dos seguintes órgãos:


· Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
· Secretaria do Meio-Ambiente do Estado do Ceará
· FUNASA
· CONPAM
· IBAMA
· SEMACE
· APRECE



Estão convidados também representantes municipais: Agentes de Endemias, Serviço de limpeza pública, Ministério Público, Associação de catadores do Programa Recicla Saboeiro, Secretaria de Saúde, Vereadores e demais pessoas interessadas e comprometidas com o aumento da qualidade de vida dos saboeirenses.


O Objetivo maior da Audiência é discutir com a população e autoridades de modo geral a problemática do lixo a céu aberto em nossa cidade, e coletar assinaturas suficientes para a construção de um aterro sanitário em nosso município. A população poderá exercer livremente sua cidadania, tomando conhecimento dos danos causados pelo destino incorreto do lixo ao ser humano e ao meio ambiente, cobrando das autoridades competentes, um local adequado para o destino final do lixo, lembrando que o manuseio correto do lixo é uma das principais ações de saúde pública.




Soltando o Verbo:


É importante informar que o Projeto para a Construção do Aterro Sanitário aqui no município de Saboeiro foi apresentado à Câmara Municipal na última Reunião Ordinária, dia 19 do mês corrente, e como era de se esperar, sendo a maioria oposição no legislativo saboeirense, o projeto não aprovado pela turma do lambe-lambe: Vereadores Joana, Arnóbio, Ladislau, Andinho e Zé Lima, contra quatro votos a favor: Vereadores Gotardo (agora nosso aliado), Germano, Anísio e Toinho da Luzia. Mais uma vez aqui a crítica ao comportamento desprezível dessa turma, que não estão cumprindo seus deveres de representantes dos interesses da população. O que seria um comportamento político decente seria eles entenderem que não são representantes apenas do seu líder político, nem dos doentes seguidores de Perboyre Diógenes. Todo vereador é representante legítimo de toda a população, e deve zelar pelo bem em comum, não transformar o interesse pessoal num jogo de cabo de guerra. É desprezível votar contra benefícios como tratamento de água para uma comunidade ou saneamento básico simplismente porque é oposição ao prefeito. Isso é fazer oposição à qualidade de vida, à população de modo geral.


Entretanto, a Audiência Pública é um processo legítimo onde a soberania popular é exercida, e nesse caso específico, não só a questão do aterro sanitário, mas outras questões de ordem da saúde pública serão discutidas. É muito importante que a população participe, e leve ao plenário as necessidades de saúde pública de todos, como água tratada em todo o município, rede de esgoto, preservação do meio ambiente, entre outras. Isso é cidadania participativa. É a hora a vez da população abrir a boca e aprimorar o que a Administração vem fazendo, preencher as lacunas e resolver os casos específicos, como o saneamento da Rua Tenente Antonio Paulino, a limpeza do Açude Raul Barbosa, o saneamento da Cohab, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!