quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Deputado Paulo Facó: a grandeza de sua simplicidade e a força do seu exemplo

Paulo Facó e Aécia Leal- Conversa olho a olho

Aécia Leal entrevistando Paulo Facó em companhia do jornalista Amaury Alencar

Aécia Leal, Paulo Facó e Eugênio Bastos




Durante a minha visita à AL do Ceará estive no gabinete do Deputado Paulo Facó, que por intermédio do meu amigo e conterrâneo Eugênio Bastos, tirou 109 votos aqui em Saboeiro. Ora, mas vejam só, meus caros leitores, o que é o verdadeiro sentimento de amizade: a amizade que o deputado tem por Eugênio Bastos, associado à gratidão pela votação aqui nesta cidade e o respeito ao nosso prefeito, Dr Marcondes Ferraz, foram fatores determinantes para que Paulo Facó doasse R$ 200 mil para o município. "Não sou deputado dos que me elegeram, sou deputado do povo cearense", declarou Facó. Essa frase dita logo no início de nossa entrevista, já me fez ver a nobreza do caráter do homem e do político que ora estava à minha frente. Sendo assim, não pude deixar de fazer uma comparação... alguém com a nobreza do meu amigo Eugênio Bastos só poderia mesmo estar ligado politicamente a alguém de grandes qualidades.



Sempre fui observadora. Estou sempre atenta aos detalhes: a expressão do sorriso, a direção e a profundidade do olhar, o tom de voz, as palavras ditas e a leitura que consigo fazer das entrelinhas. E, posso assegurar que esse meu senso crítico e minha sensibilidade trabalharam bastante durante a conversa que tive com o deputado Paulo Facó. Pessoas interessantes se tornam objeto de extremo interesse para esta blogueira que lhes redige esta matéria. Estas são para mim as pessoas que dizem mais do que se propõem não só na verdade das palavras, mas na verdade de sua alma, e na confiança e bondade que transmite no seu olhar; as pessoas que têm conteúdo, que vivem a serviço do bem e do próximo; as pessoas que valorizam as coisas simples e as pesosas mais simples; as pessoas que conduzem com seriedade o que é de caráter público; as pessoas que deixam marcas de sua existência. Certamente, Paulo Facó está dentre aqueles que, ao primeiro contato, considerei uma pessoa extremente interessante, sábia e honesta.



Quero logo deixar claro que minhas palavras nem de longe beira a puxasaquismo, até mesmo porque esse atributo não combina comigo, e quem me conhece sabe muito bem disso. É apenas a leitura interior que fui capaz de fazer durante minha primeira conversa com aquele que se diz, com muito orgulho, um representante do povo. E a gente percebe quando um político diz isso sentindo o peso das palavras, quando diz irrefletidamente, como frase decorada, e quando diz com orgulho de ocupar o lugar em que está.



Tenho certeza que ao ouvirem o áudio da entrevista, vão conseguir perceber também que estive ao lado de mais um dos poucos brasileiros que seguriram uma trajetória política com decência, elemento tão raro nos dias atuais. Ao final da entrevista eu cheguei à conclusão que as cidades do interior precisam conhecer o homem e o político que a capital Fortaleza já conhece.



Seus trabalhos focalizam a cultura e meio ambiente. É natural de Aracoiaba-Ce, e filho de agricultores. Entrou na política em 1982, quando foi eleito vereador de Fortaleza, o mais jovem da época, quando ainda era mandato de 06 anos. Depois de vários mandatos como vereador, foi eleito deputado estadual em 2010 com 21.999 votos. Paulo sorriu ao lembrar que para ser deputado no Brasil, geralmente tem que ser grande empresário, vir de uma família política ou ser médico, e ele não está em nenhum desses ítens. Facó informou que só dois deputados cearenses não estavam dentro desse perfil, sendo ele um desses dois.



Ouçam a entrevista completa, sem cortes:









Saibam mais sobre Paulo Facó: Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!