quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ESTIMATIVA: CHEGA A 380 MIL O NÚMERO DE DIABÉTICOS NO CEARÁ


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no Ceará (SBD-CE), a endocrinologista Figueiredo Sampaio Façanha, estimam que, no Ceará, 380 mil pessoas tenham diabetes, sendo que 115 mil estão em Fortaleza. O alerta, na avaliação da especialista, está principalmente no fato de que cerca de 56% da população diabética não sabem que têm a doença e também porque 40% dos diabéticos não conseguem realizar o controle adequado da enfermidade.



Incentivar o diagnóstico da doença entre a população e manter os pacientes diabéticos com os níveis de glicose normalizados é um dos objetivos da SBD-CE, que realiza, a partir de amanhã, uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no próximo dia 14. Hoje, às 9h30, a entidade faz a abertura da campanha com palestra, aberta ao público, sobre a doença, no Hotel Seara.




SAIBA MAIS SOBRE O DIABETES:


“O diabetes é uma doença séria. É a primeira causa de cegueira e de amputação dos membros inferiores. Também é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares. No Ceará, 60% das mortes estão divididas entre quatro causas: doenças do coração, câncer, trauma e diabetes. Se considerarmos que o diabetes é fator de propulsão de cardiopatias e câncer, a situação se torna mais grave”, diz a endocrinologista.




O alerta da entidade, segundo Cristina Façanha, é para incentivar a população a ficar atenta à sua saúde, uma vez que quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhor a qualidade de vida do paciente. Além disso, ela ressalta que o diabetes descompensado pode trazer complicações graves à saúde, como cegueira, insuficiência renal e cardiopatias.

Diagnóstico tardio

“O que observamos é que a maioria dos pacientes só descobre o diabetes quando já está com complicações. Isso acontece por uma série de fatores, como dificuldade de acesso ao serviços de saúde, falta de consciência com o próprio corpo e ausência de educação em saúde”, diz a presidente da SBD-CE.

Mudança de hábitos

A prática de hábitos de vida saudáveis desde a infância, conforme a endocrinologista Cristina Façanha é uma importante forma de combater o diabetes. Ainda de acordo com ela, cada vez mais estão surgindo casos de crianças com diabetes, principalmente, pelos problemas de alimentação e o sedentarismo comuns à idade, que causam sobrepeso e obesidade.

“Além da hereditariedade, são fatores de risco para o diabetes, não só em adultos como em crianças, a obesidade, o sedentarismo, a má alimentação e o estresse crônico. Além disso, estudos mostram que filhos de mães que tiveram diabetes na gravidez podem também desenvolver a doença”, finaliza a presidente da SBD-CE.


ESTÁ SENDO REALIZADO EM FORTALEZA O XX CONGRESSO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA

Diabético corre mais risco de ficar cego

No Brasil, há aproximadamente 4,8 milhões de pessoas com problemas oftalmológicos causados pelo diabetes, sendo 200 mil desses casos diagnosticados só no Ceará. O problema, quando não tratado de forma adequada, pode resultar na cegueira. Essa, inclusive, é uma das principais questões a serem debatidas no XX Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que ocorre de hoje até o dia 7 deste mês no Hotel Oásis Atlântico, na Capital.

Segundo David Lucena, mestre em Oftalmologia pela USP e presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC), o diabético tem 20 vezes mais risco de perder a visão do que a pessoa que não apresenta a doença. Uma das mais graves lesões decorrentes da diabetes é a retinopatia, isto é, quando os vasos sanguíneos da retina são danificados. “Ela é a maior responsável por alterações visuais em pessoas entre 20 e 74 anos e está presente em mais de 75% dos diabéticos com mais de 20 anos de enfermidade diagnosticada”, atenta.

Devido a essa estatística, considerada alta, o médico atribui importância ao evento. Além de reunir cerca de 240 especialistas em Oftalmologia, haverá uma programação especial para o público leigo. “É importante conscientizar a população acerca das complicações do diabetes. Elas podem ocasionar diversas disfunções oculares, como glaucoma, erros refracionais, catarata, descolamento de retina, entre outros”.

Como exemplos de cuidados que podem ser tomados para se evitar distúrbios na visão, David Lucena ressalta que são essenciais visitas rotineiras ao oftalmologista. “O exame específico, o de fundo de olho, deve ser realizado, pelo menos, uma vez por mês a fim de constatar qualquer dano”, finaliza.

(PAOLA VASCONCELOS- Repórter do Diário do Nordeste)

FONTE: Diário do Nordeste- 05/11/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!