TRE MANTÉM CASSAÇÃO DO DEPUTADO PERBOYRE DIÓGENES
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará rejeitou, em sua sessão dessa quarta-feira, embargos declaratórios interpostos na Ação de Impugnação de mandato eletivo do deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL). [grifo meu]
Resumindo: o TRE manteve a decisão anterior, datada de 5 de outubro último, que cassou o mandado do deputado por abuso do poder econômico. Caberá agora ao parlamentar recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
CASO
Perboyre Diógenes, segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, teria mandado construir, em troca de votos, um açude no município de Saboeiro, distante 460 quilômetros de Fortaleza, onde tem seu principal reduto eleitoral. O primeiro suplente Raimundo Weber de Araújo passa a ocupar o cargo. Perboyre ainda foi proibido pelo Tribunal de se eleger por três anos. O relator do caso foi o juiz Emanuel Leite Albuquerque. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). [grifo meu]
DECORO
Perboyre é alvo também de representação por quebra de decoro parlamentar, apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). O promotor de Justiça da comarca de Acopiara, Daniel Isídio, foi acusado pelo deputado agora cassado de suposta omissão em um caso de compra de voto supostamente cometida por um adversário de Perboyre. O parlamentar chamou o promotor de “corrupto” e “vendido”.
Iguatu Notícias
ESCLARECIMENTO:
Há quem pense que tenho algo pessoal contra o nobre "deputado", mas quero deixar bem claro aqui que os que assim pensam estão muito equivocados. Uma coisa é o homem, o conterrâneo, a pessoa Perboyre Diógenes, outra coisa é o político Perboyre Diógenes. Eu não concordo é com a conduta ética e política adotada pelo mesmo, nem com o descaso com que este cidadão tratou o seu eleitorado e seus conterrâneos. Além disso, defendo o fim de oligarquias políticas. É inconcebível na era da democracia e, numa época em que amplamente se discute a liberdade de expressão e o exercício pleno da cidadania, a gente imaginar que uma pessoa deve ficar no poder a vida inteira. O poder, quando exercido sem controle, deturpa o mente e o caráter das pessoas. Além disso, o blog tem um compromisso de informar os fatos como são. Tecer um comentário a cerca das informaçãoes é um direito meu e de qualquer um.
MINHA OPINIÃO
O povo tá aprendendo a observar, a analisar e dar as respostas necessárias. Isso é um processo natural de evolução de todas as nações, grupos, tribos, sociedades. Com o povo de Saboeiro não é diferente. Estamos perdendo o medo de dizer o que pensamos, estamos aprendendo a olhar de frente, a votar com consciência, a analisar as coisas num sentido de coletividade. Somos cidadãos e merecemos ser tratados como tal. Precisamos evoluir ainda mais, deixar de ver a política apenas na ótica partidária, mas como uma filosofia de vida, seguridade dos direitos e deveres de todo cidadão.
O Sr. Perboyre tem todo o direito a plena defesa, mas também o povo, e os órgãos competentes têm todo o direito de investigar e decidir se ele é digno ou não de conduzir a responsabilidade de representante do povo. Contra fatos não há argumentos.
Acredito na seriedade do TRE, e penso que eles devem continuar mantendo a seriedade no compromisso com esse tipo de investigação, porque O POVO PRECISA CONTINUAR COM A CERTEZA DE QUE EXISTE JUSTIÇA, para continuar acreditando que a democracia e a cidadania não são só discursos.
Cara amiga e conterrânea Aécia,
ResponderExcluirMuito me envaidece este trabalho de divulgação que você faz sobre o nosso Saboeiro, meus parabéns.
Sobre a decisão do TRE, referente ao processo do ex-deputado Perboyre Diógenes, é um sonho realizado, não do filho do ex-prefeito e ex-prefeita Filúvio e Iêda, mas do cidadão filho de Saboeiro, que nunca deixou de acreditar na justiça de Deus e dos homens, que nunca deixou de acreditar que o bem vencecia o mal, que nunca deixou de acreditar que a lei é justa, tanto para o mais abonado, como para o desfavorecido, que ficava constrangido quando se reunia com os amigos e os mesmos diziam que "não seria feita justiça contra o Perboyre, pois ele tem dinheiro". Passamos 16 anos lutando, tentando mostrar ao povo quem era Perboyre, e conseguimos, om a eleição do Dr. Marcondes, e agora, com o afastamento do ex-deputado.
A lição que fica para o povo e principalmente para os jovens, é que SONHEM, INSISTAM, PERSISTAM e E NÃO DESISTAM, POIS NÃO EXISTE GLÓRIA SEM SOFRIMENTO.
Filúvio Filho
28/11/09