quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Analisando algumas propostas de governo do 15

Não é miragem, nem conto da carochinha, a turma do 15 finalmente aponta algumas propostas de governo no site oficial da campanha da Coligação Renovação e Participação Popular. Como não poderia deixar de ser, algumas delas entram totalmente em contradição com a forma de administrar o município empregada em 16 anos passados de gestão da principal liderança da oposição, o suplente de deputado Perboyre Diógenes. Assim, sendo, eu não poderia deixar de soltar o verbo aqui.

1. Nas propostas para Obras, Serviços Públicos, Transportes e Urbanismo, lemos na proposta de nº 5 e 17:

  • 5- Ampliação das redes de água e esgotos em pontos de grave repercussão com a necessidade de tais serviços;
Soltando o Verbo: Falar em rede de água e esgoto (saneamento) quando, os bonequinhos de presépio a serviço do deputado lá na Câmara de Vereadores votaram contra o Projeto de saneamento básico de Saboeiro, quando em 16 anos de governo nada se fez nesse sentido? Engraçado como de repente isso passou a ter importância, não é? 
  • 17-"Recuperação e ampliação da frota própria de veículos, com o objetivo de redução dos custos com locação"

Soltando Verbo: Seria cômico, se não fosse trágico lembrar os gastos exorbitantes com locação de veículos da gestão passada. Agora vejam só: locação de veículos que deveriam ser públicos, de propriedade do chefe da tribo, que estavam registrados em nome de laranjas e alugados à prefeitura. Sabidinho, né? Agora falar em redução de gastos com locação de veículos, quando o atual prefeito não tem nenhum veículo seu alugado à prefeitura; ampliação da frota que, quando no passado, a frota de veículos da prefeitura se resumiu à D20 que o Nilton Quincô trabalhava , já caindo aos pedaços (nem ambulância pro hospital sobrou), é no mínimo, incoerente!

2- No quesito Educação, podemos ler na proposta de número 11:


  • 11- Melhoria das condições de remuneração de todos os servidores da educação, inclusive, daqueles não alcançados pelo percentual dos 60% do FUNDEB;
Soltando o Verbo: Já é até repetitivo, mas é preciso lembrar que um professor, independente do seu grau de formação, ganhava míseros R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), não tinha plano de cargos e carreiras e nem os recursos que hoje dispõe? A realidade hoje é bem diferente!

3- Na área da Saúde, além das propostas do que já foi feito pela Administração Construindo a Cidadania, lemos na proposta de número 11:


  • 11- Incentivo, parceira e apoio as ações e deliberações do Conselho Municipal de Saúde;

Soltando o Verbo: Esse apoio e parceria deve ser como era no passado: um pau mandado aparecia na casa  dos conselheiros com o livro de atas do Conselho pra estes assinarem a ata de uma reunião que nunca acontecia. Como eu sei disso? Fui Conselheira e assinei muitas vezes! Sem falar que toda a documentação do CMS até o início da gestão atual, simplesmente sumiu, escafedeu-se, virou poeira! Ironicamente só apareceu junto ao CESAU- Conselho Estadual de Saúde, a cópia da ata de uma reunião que continha até a assinatura de um conselheiro cinco anos depois de sua morte (É isso mesmo, uma ata assinada pelo Seu Nelzin do Sindicato, com data de cinco anos depois de sua morte). Como eu sei disso hoje? Sou a atual Secretária Executiva do CMS, e essa documentação foi amplamente buscada e solicitada junto ao antigo Secretário de Saúde, Dr. Dácio (nunca entregue), e junto ao CESAU. Isso prova a "importância" que a antiga gestão dava à transparência e ao controle social!

Deixamos aqui o resto para vocês analisarem! As propostas do 15 podem ser vistas através do endereço: 


Compare com as propostas do 45- Coligação Avante Saboeiro:


Soltando o Verbo:

Essa leitura das propostas de ambos os lados é muito saudável. A população tem que ler e reler várias vezes,  analisar com critério o que já foi feito, o que faltou fazer, o que tem fundamento, o que não tem, o que pode ser feito e o que é apenas utopia, e o que falta incluir. É assim que se constrói uma democracia! Analise  e vote consciente! Priorize os benefícios que vão atender á comunidade de maneira geral, livrando-se do egoísmo e do individualismo. É o nosso futuro que está em jogo para os próximos quatro anos, que podem ter consequências por muitos anos adiante!Todos nós temos uma responsabilidade social: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!