sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Seca e falta de mão-de-bra: o drama do "Rei do Gado" de Saboeiro

Agapito e sua esposa Maria
Há alguns dias o Blog Saboeiro Existe esteve acompanhando a realização de uma atividade da Secretaria de agricultura de Saboeiro, na residência do senhor Agapito, ele que é considerado o nosso "rei do gado", por ser o maior criador de gado desse município. 

Mas, aquele que já foi também o maior produtor de queijo da região hoje vive um drama: além da seca que complica a alimentação do gado e, consequentemente, a produção de leite, a falta de mão de obra vem tirando o sono do nosso rei do gado e de sua amável esposa, Maria.

A fazenda ainda é rústica, naquela região a energia elétrica é algo recente, e, além da tecnologia básica da residência que a energia elétrica proporciona, não há nada de moderno para o manuseio com os animais, que hoje já está com o número bem reduzido.

O homem que acorda muito cedo e percorre os vastos campos de sua imensa propriedade hoje ainda luta contra o inimigo da diabete, e chora ao lembrar ou falar nos seus animais. Agapito está lidando sozinho com mais de 300 animais que ainda restaram na fazenda. Não há nem mesmo quem realize a ordenha, e a seca preocupa.

Com lágrimas nos olhos, nosso bravo rei do gado nos concedeu uma entrevista. Desligue o play da rádio para ouvir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!