sábado, 18 de agosto de 2012

Vergonha, Brasil!!! Belo Monte e a tribo Kayapó


Começou-se a evacuação da tribo Kayapó - um povo indígena da região amazônica de Mato Grosso. A construção dos lançamentos de hidrelétrica de Belo Monte, apesar dos inúmeros protestos e mais de 600.000 assinaturas coletadas. Portanto, a pena de morte já foi dado ao povo da grande curva do Rio Xingu. Belo Monte, um total de 400.000 hectares de floresta inundado.

Esta é uma área maior que o canal do Panamá. 40.000 pessoas das comunidades indígenas e locais, o habitat de muitas espécies vegetais e animais serão destruídas.

Neste recente pronunciamento o Cacique Megaron deixa claro que os índios estão dispostos a matar e morrer, e vão morrer, contra a implantação da usina de Belo Monte. No vídeo estão apenas alguns, mas na região só da tribo Kayapó são mais de 9 mil índios. (Desligue o play da rádio para ouvir)



Belo Monte, beneficiará principalmente a indústria de alumínio e para isso devastará 80% do Xingú. Se fosse gerada energia por biomassa, apenas utilizando o bagaço desperdiçado da cana-de-açúcar no Brasil, era possível gerar o triplo de energia que se projeta para Belo Monte.

Paralisação da obra de construção da usina

A Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, ainda não foi oficialmente notificada sobre a determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) de paralisar a obra. Com isso, as atividades em todos os canteiros seguem normalmente, segundo informou a empresa.

O TRF1 tomou a decisão após identificar ilegalidade em duas etapas do processo de autorização da obra, uma no Supremo Tribunal Federal (STF) e outra no Congresso Nacional. Caso a empresa Norte Energia não cumpra a determinação, terá de pagar multa diária de R$ 500 mil.

A decisão foi tomada pela 5ª Turma do TRF1, em embargo de declaração apresentado pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA). De acordo com o MPF, a notificação da empresa deverá ser feita por um oficial de justiça. Só depois as atividades da obra deverão ser paralisadas.

2 comentários:

  1. Caros Leitores.

    solicito encarecidamente que ao averiguar estas imagens e sobre as tribus xingu e o estodo do Mato Grosso, nada tem haver com a contrução da Usina de Belo Monte. A tribu Xingu fica distante de mais de 1000 km do xingu assim como o Estado do Mato grosso da Óbra de Belo Monte.

    Cuidado com o que irão ler e estudem Geografia.

    ResponderExcluir
  2. Caros Leitores,

    Quando fala em uma Usina deste porte,Belo monte neste caso, é salutar em vozes afirmr que afetará boa parte da Fauna e Flora. Todavia em menor impacto dentro das normas Ambientais e Jurídicas.Concordo plenamente. Quem afirma em assegurar que será um desastre é querer se beneficiar da polemica ou desconhecer integralmente o ordenamento Jurídico Brasileiro e a imcapacidade dos doutrinadores e òrgãos competentes.Seria um analfabeto nato.

    Lembro-me de uma polemica semelhante, não me falhe a memória em 2003 sobre o desvio do Rio São Francisco para abastecer parte do sertão Nordestino. Endoço que seria melhor se chovesse no retromencionado local. Mas afirmar que retirar 5% da água do Rio, ora mencionado, a menos de 150 Km do mar. È desconhecer a realidade dos fatos.
    Ter o senso crítico faz parte da doutrina Pedagogica de cada Brasileiro. Podendo emitir um ponto de vista sobre qualquer assunto básico de Geografia e História.Ao contrário, não se comenta.

    saudações,

    Wagner Braga

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!