sábado, 11 de agosto de 2012

Ministro do STF se diz assustado com o mensalão. E o povo?? O que diz??

Ministro do STF diz estar assustado com julgamento do mensalão



SÃO PAULO - Um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgam o mensalão, Marco Aurélio Mello disse nesta sexta-feira, após participar de um evento em São Paulo, que está "exaurido e assustado" com o julgamento e seu formato que, para ele, ocorre num "sistema obsoleto que precisa urgentemente ser revisto". Segundo o ministro, que havia defendido o desmembramento do julgamento, o STF tornou-se "um cemitério de inquérito e ações penais" e não era a instância ideal para se julgar os 38 réus.

Além disso, Mello declarou que o mensalão paralisou todo o judiciário já que, ao avaliar um único processo, o STF "deixou numa fila cerca de 900 outros de extrema importância para a população". Mello admitiu ainda que o fim do julgamento do mensalão pode não acontecer antes das eleições municipais de 7 de outubro.

- Estou exaurido de tanto ouvir. E sedento para que as explanações (da promotoria e da defesa) acabem para que, no próximo dia 16, comecemos logo a votar - disse o ministro, afirmando que seu voto será de improviso e que ainda não há nada resolvido sobre como se dará este voto entre os 11 ministros. - Não sabemos se desmembraremos ou não a acusação da condenação das penas, caso elas existirem. Se cada ministro falar o que pensa e der a pena que ache correta, vai ser como um leilão, uma confusão que não sei se teremos resultado antes das eleições.
Mello não compareceu à sessão nesta sexta-feira em Brasília, afirmando ter "sido surpreendido pelo calendário do julgamento", desta vez de segunda a sexta. Afirmou ainda que concorda com as declarações de um dos advogados de Defesa, Márcio Thomaz Bastos, de que o julgamento é uma "bala de prata", já que, com um único ato, os ministros podem condenar réus tão diversos.

- Era por isso que defendia o desmembramento, o julgamento somente de três réus, os três com foro privilegiado (João Paulo Cunha, Pedro Henry, Valdemar Costa Neto). O restante deveria ir a tribunais comuns. O sistema é obsoleto. Começamos mal e consertar isso é muito difícil. Estamos assustados com isso e não há prazo mesmo para terminar - disse.

Agência O Globo- Por Mariana Timóteo da Costa via Blog do Crato

Soltando o Verbo:

Pior que novela, o melodrama do mensalão tá mais com cara de série de terror. Estarrecido, o povo brasileiro assiste a tudo, já prevendo que muito tempo tempo vai ser tomado e pouco vai se ter resultado. A corrupção nesse país já virou doença crônica. As leis deixam muitas brechas para esses bandidos se safarem ilesos. Não era pra existir privilégio nenhum pra julgamento desse tipo de bandidagem, nem que o indivíduo fosse o dono das letras, de todos os diplomas do mundo. Quem precisa de privilégio é a população desassistida e lesada por esse bando de políticos e empresários safados que acham que a coisa pública é patrimônio seu. Sem falar no agravante de quem uma grande parcela da população ainda está alheia a tudo que está acontecendo, o mensalão tá sendo como algo que tá passando na TV, mas a gente não tá ligado no que tá passando, só vez ou outra olhamos pra telinha, quando algo mais forte chama atenção. Estamos diante do maior esquema de corrupção do país, da maior lavagem de roupa suja já vista, mas muitos nem tão dando a importância devida a esse momento, porque notícia de corrupção se tornou tão comum  e ao mesmo tempo tão atrativo quanto propaganda política na televisão. Se não houver mais rigor nas leis desse país, não adianta armar o circo! Melhor fazer vista grossa, porque a impunidade é mais humilhante que a corrupção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!