terça-feira, 27 de setembro de 2011

Netão da Raulim: o filho caçula de Uberlândia

Filho de saboeirense, nascido e criado na cidade de Parambu-Ce, o empresário José Neto da Costa, o Netão da Raulim, é agora o filho caçula da cidade de Uberlândia- MG, onde reside desde o ano de 1989. Netão recebeu o título de Cidadão Honorário de Uberlândia. A solenidade aconteceu no último dia 23 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores daquela cidade.


Netão ao lado da esposa e filhos

Com o título de Cidadão Uberlandiense, Netão da Raulim escreve mais um importante capítulo de sua história, marcada pelo trabalho, pela honra e solidariedade aos irmãos nordestinos, crianças e adolescentes. Mas o Netão é muito mais que isso: é o amigo de todos; o esposo dedicado e apaixonado pela não menos honrosa Dona Lena, a grande mulher que ajuda a compor o todo desse grande homem; o pai carinhoso que sabe transferir seus valores e responsabilidades aos filhos com amor; o chefe companheiro, que vê nos funcionários sobretudo seus grandes amigos; o ser humilde, diplomado na escola da vida; o anfitrião perfeito, que mostra no sorriso largo e franco a alegria verdadeira em ter os amigos por perto; o empresário vencedor com o suor do seu trabalho e a perseverança de sua infinita crença em Deus e no futuro; o cearense orgulhoso de sua cultura, sua gente, sua terra; o amigo das crianças e jovens, nos quais deposita seu maior investimento: a esperança de um futuro digno; o filho orgulhoso de seu berço, de suas raízes; o cidadão do bem, que ganhou espaço em terras alheias, sendo hoje tão querido como se destas pertencesse, se tornado agora seu filho adotivo.


(Lena, Netão e Vereador Doca)

E não poderia falar aqui de Netão sem abrir um parêntese para falar de sua grande companheira, o amor de sua vida, Dona Marilene, ou simplismente Lena. Conhecendo-a, a gente absorve muito bem a frase feita, de que por trás de um grande homem tem sempre uma grande mulher. A união daquele eixo familiar, o carinho, o diálogo, a brilhante educação dos filhos que foram criados no conforto e regalias que o dinheiro pode dar, sem no entanto exceder os valores da simpliscidade, impressionam a quem possa ter a honra de conviver um pouco de perto com essa família exemplar. A familia de Neto é linda, em todos os sentidos da palavra. Não tenho dúvidas que ali está a base do edifício inteiro que é o Netão da Raulim. Na casa de Netão existe calor humano, os olhares e sorrisos são verdadeiros, o carisma é fator comum, presente em todos, no casal, nos filhos e parentes que estão sempre por perto, e até aos funcionários. Impossível não se sentir bem no meio de pessoas tão maravilhosas.

Fechando aqui o parêntese, voltemos a falar da festa em homenagem a nosso personagem principal aqui, o Netão da Raulim. Realmente, foi uma grandiosa festa para todos que compartilharam a conquista do título atribuído a Netão. Cerca de 500 pessoas, dentre eles muitos nordestinos, especialmente cearenses residentes em Uberlândia estiveram presentes na solenidade. De Saboeiro, havia mais de 100 pessoas presentes, metade destes foram exclusivamente de Saboeiro para o evento, a outra metade residente naquela cidade. Dentre as autoridades presentes, o chefe do corpo de bombeiros de Uberlândia, o representante da Associação de Nordestinos, um deputado do Estado de Minas Gerais, Vereadores, o Deputado Perboyre Diógenes e Antonio luis Secundo, que representou o Prefeito Municipal de Saboeiro, Dr Marcondes Ferraz, que chegou a Uberlândia com atraso, devido a ausencia de vôos de Brasília a Uberlândia que chegasse a tempo de alcançar a cerimônia, mas que marcou presença mais tarde na festa realizada na residência do Netão.

É, Netão é uma pessoa tão especial que conseguiu unir num mesmo evento grupos rivais politicamente, todos unidos com espírito de alegria e amizade ao homenageado, sem desconforto algum, eu diria até descontraída, porque mesmo nos momentos em que falou-se em política, não houve o menor atrito que fosse. Só pra quem é de Saboeiro se familiarizar melhor, e entender bem o que eu disse, estiveram reunidos na casa de Netão, por quatro dias, um seleto grupo que adora conversar sobre polótica: Cildo do Chico Severino, Valdetário e Zé Macaco, Santinho da Padaria, Antonio Luiz, Barroso, Gilberto e Tontonho do Zé Lima, Erialdo 100 %, eu (blogueira que solta o verbo), entre tantos outros. Então, reunir essa turma e manter a serenidade e o respeito a opiniões e partidarismos, só mesmo alguém com a capacidade articuladora e o carisma de Netão da Raulim. Quem é saboeirense sabe bem que isso não é pra qualquer um.

Conhecendo um pouco mais do Netão da Raulim

José Neto da Costa é filho de saboeirense, mas nasceu e foi criado em Parambu, onde casou. O casal migrou para Uberlândia no ano de 1989, residindo ali até hoje. Ali, Neto trabalhou durante um ano como mascate, batendo de porta em porta, e já ali espalhando as sementes que depois germinou, e virou a Raulim Comércio. Depois de um ano, com economia, perseverança e o apoio incondicional de sua esposa, Marilene, Netão foi comprando algumas peças em supermercado, revendendo, e logo estava trabalhando por conta própria. Seu primeiro transporte de trabalho foi uma bicicleta. Nascido num berço pobre, crescido num lar humilde mas honrado e feliz, Netão aprendeu com seu pai, o grande herói de sua vida, as maiores lições que o acompanham por toda a vida: honestidade, trabalho e simpliscidade. Lena e Netão foram superando as dificuldades, sempre trabalhando juntos, e assim anos mais tarde se consolidaram como atacadistas no ramo do crediário, e abriram a loja Raulim. O nome da empresa, Raulim, é em homenagem ao filho do casal, que se chama Raul. Além do jovem Raul, o casal tem duas filhas, Juliana e Marília.

O eterno menino, Netão da Raulim, tem uma enorme afinidade com crianças, e, movido pela solidariedade, ele tá ligado a diversos projetos envolvendo crianças e adolescentes, através do esporte. Para Netão, uma bola é a grande mágica capaz de tirar muitas crianças do caminho tortuoso das drogas e da marginalidade. Não existe ainda uma sede para abrigar os beneficiários dos projetos da Raulim. Na verdade, Netão desenvolveu um modelo de assistencialismo informal, promovendo campeonatos de futebol, fornecendo uma espécie de bolsa esporte, um incentivo às crianças que estão na escola e nas atividades esportivas do projeto. E isso já vem acontecendo há vários anos. Além da bolsa, as crianças recebem equipamentos, uniformes e lanches. Homem de muitas amizades no ramo comercial, Netão busca parceiros para seus projetos, e é assim, articulando, dando o exemplo e buscando parceiros que as coisas acontecem.

Se dizendo "apenas um sonhador", o sonhos de Netão não param por aí: as idéias vão surgindo, e sendo postas em prática gradativamente. Netão pretende alcançar a quantidade de cem pequenas casas de aluguel, onde a renda é totalmente revertida para seus projetos. Destas, várias já foram construídas. Netão pretende ainda construir uma padaria comunitária, onde pão e outros produtos de qualidade serão comercializados a menor custo, para as pessoas carentes, e todo o lucro revertido para os projetos esportivos. Pretende-se construir também um restaurante, com comida de qualidade, a preços razoávies, para atrair o público das classes média e alta para colaborarem com o projeto, de modo que os lucros desse restaurante também estarão voltados para os projetos esportivos, que acontecem não só em Uberlândia, mas já há alguns anos em Parambu, e estará sendo iniciado em Saboeiro em breve.

Humildemente, Netão sempre diz: "são só sonhos, que se for da vontade de Deus quero concretizar. Quero realizar no ano que vem, mas Deus é quem sabe". Pensando na divulgação desses projetos, Netão já realiza uma grande articulação com diversas igrejas, buscando uma maior aproximação com as comunidades.

Parabéns e Agradecimentos do Blog

Meus queridos Netão e Lena,

Saboeiro, Parambu e Uberlândia amam vocês. Homenagem mais que justa. Parabéns, em nome dos leitores e amigos do Blog Saboeiro Existe. Não tenho dúvidas que Deus está constantemente guiando-os na execução de tantos projetos e sonhos valiosos. Parabéns também ao povo de Uberlândia, pelo filho que adotaram, e parabéns ao vereador Doca, autor do Projeto que atribuiu a Netão da Raulim o título de Cidadão Uberlandiense.

Agradecimento Pessoal

Eu não conseguiria traduzir em palavras minha gratidão pelo convite que me deu a oportunidade de conhecer mais de perto o mundo da Raulim, o universo do Netão e da Lena, juntamente com sua família. Além da alegria que senti por fazer parte de toda essa conquista, a lição de vida que ficou pra mim. Hoje estou em Vitória-ES, junto aos meus filhos, matando a saudade de dois anos de ausência, mais um presente do Netão e da Lena, e isso que vocês tão me proporcionando não tem preço. Conhecê-los por si só já é um presente de valor inestimável. Deus os abençõe cada dia mais e mais. Um beijo enorme no coração de vocês, e que essa luz tão linda que sai de seus corações possa se tornar cada dia mais forte. Muito obrigado!

Nota: Fotos do evento serão postadas no Portal Mais Saboeiro em breve. Áudios também serão postados logo que forem editados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!