quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Não se faz mais 7 de Setembro em Saboeiro como antes

Há alguns anos atrás, a comemoração do Dia da Independência do Brasil era um acontecimento espetacular, que exigia muita organização, muito ensaio e dedicação de todos os alunos, sem exceção. Cada escola apresentava um desfile, de modo que a competição entre elas incentivava toda a equipe gestora e alunos a produzirem os mais belos desfiles.


Hoje em dia, nem sequer um dia de ensaio é feito. Pega-se uma minoria de alunos de cada escola, realizam um espetáculo que deixa muito a desejar, comparando-se a um passado recente. Pra completar, o espaço dos pelotões é compartilhado com a população, que percorre lado a lado, misturando-se aos alunos, principalmente os pais das crianças. Uns alunos apenas caminham, outros com movimentos totalmente desordenados e desalinhados... alguns até parecem que tão dançando. Além do mais o sentimento de civismo se perdeu ao longo do tempo. A maioria não sabe nem o significado do tradicional desfile do 7 de Setembro, ou se quer sabem cantar o Hino Nacional.

Ainda iria mais além apontando a falta de criatividade na temática do desfile de Saboeiro neste ano de 2011. Não é a primeira vez que se explora a cultura das regiões brasileiras. A novidade deste ano foi a presença de quatro jovens montados a cavalo, abrindo o desfile. Mas isso já vimos em outros tempos aqui, na era de ouro da Festa da Independência na Terra do Galo. Além do mais, a concentração final foi realizada no Pátio da Rodoviária, não tendo nada a ver com o sentido cívico da data alusiva.

Louvo a criatividade das fantasias e o apoio da Prefeitura Municipal. Fica a sugestão para a aquisição de mais instrumentos, para que o brilho dos desfiles do passado possa ressurgir, com uma banda fortalecida, os alunos envolvidos, a população educada a assistir o desfile, não a participar. É comum dizer-se que convém deixar o passado para trás... Mas, na minha visão, avançar é preciso, mas avançar não é significado de retroceder na qualidade. As boas experiências do passado devem ser aperfeiçoadas, e não caírem em retrocesso qualitativo.

Todas as fotos do 7 de Setembro em Saboeiro estarão logo mais no Portal Mais Saboeiro e no Site da Prefeitura Municipal.

Um comentário:

  1. È incrivel como ninguém liga mais para a data que comemora a independencia do Brasil. D. Pedro deve estar se debatendo no cachão de tanto desgosto. Uma coisa que ele lutou tanto e não tem muita recordação. Em vez disso as pessoas se preocupam mais com a novela. Por isso que nosso pais anda pra traz. Existe Brasileiro que se quer sabe o que é comemorado nesse dia. Acham que é apenas mais um feriado qualquer.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!