segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A máfia dos cursos de aperfeiçoamento para vereadores

O Fantástico deste domingo exibiu uma matéria que mostrou mais uma artimanha da corrupção brasileira. Vereadores do sul do país agora fazem "curso de aperfeiçoamento" fantasma. A denúncia mostra a degradante cena de vereadores fazendo a maior farra com o meu, o seu, o nosso dinheiro. Às custas do contribuinte, viajam para fazer cursos de qualificação. Mas, na prática, o curso é o de menos. Eles usam cursos como pretexto para a viagem, não frequentam as aulas e levam a família para visitar pontos turísticos. O que importa mesmo para eles é a diversão, os passeios e as compras...

A equipe do Fantástico embarcou numa viagem por sete Estados em busca de uma resposta: como funciona a indústria de cursos para vereadores?

Em todo o Brasil, existem empresas especializadas em cursos de qualificação para funcionários de prefeituras e câmaras municipais. Por ano, são pelo menos 150 seminários que recebem também secretários municipais, funcionários públicos e até prefeitos.

As cidades gaúchas de Triunfo, General Câmara e Dom Pedro de Alcântara, foram as grandes vítimas desses esquemas, de acordo com a pesquisa do Fantástico. No ano passado, a Câmara de Triunfo torrou mais de um milhão e cem mil reais em diárias de viagem. Foi o maior gasto desse tipo, segundo o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. O dono do curso revela que tem um acordo com a Câmara e a prefeitura da cidade. - Todas as semanas eles mandam... Só que aí tem aquele acerto. Com o presidente, e não é com esse, isso já vem desde antes... E com o atual prefeito lá, que se reelegeu, o Chico.
- Sim
- Então, manda... Tem um percentual...
- Paga o deles lá...
- Sempre.


Auditores do Tribunal de Contas do estado estão na Câmara de Triunfo onde foram apreendidos diplomas de cursos do Sistema Brasileiro de Administração Pública (Sibram). A empresa emitiu certificados em nome dos parlamentares, que muitas vezes não participavam de todas as aulas.

A reportagem do Fantástico conseguiu diploma até mesmo para o atacante da seleção paraguaia, Roque Santa Cruz.

Na cidade de Dom Pedro de Alcântara, a polícia descobriu na Câmara de Vereadores gavetas cheias de diplomas.

Hoje, todos os telejornais da globo trouxeram matérias relacionadas com o caso. Mais uma vez o Brasil fica chocado com o comportamento dos seus políticos.

Com informações do Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!