sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cid Gomes não comparece ao primeiro debate da TV Jangadeiro


O primeiro debate da TV Jangadeiro com os candidatos ao governo do Ceará, ocorrido na noite desta quinta-feira (19), foi marcado por propostas, perguntas de estudantes e professores universitários, e muitas críticas ao atual governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB).
Participaram do encontro os candidatos Lúcio Alcântara (PR), Marcelo Silva (PV), Marcos Cals (PSDB) e Soraya Tupinambá (Psol).


Cid Gomes faltou e não enviou justificativa oficial para o não comparecimento ao debate, marcado previamente. Os próprios candidatos lamentaram a ausência e, por várias vezes, registraram a insatisfação com a postura do governador.
Após o debate os candidatos ao Governo do Estado fizeram uma auto-avaliação e comentaram sobre a oportunidade de participar do programa realizado pela TV Jangadeiro com transmissão ao vivo pela internet, Jangadeiro FM, Canal 37 da NET, além da própria Jangadeiro.

Lúcio Alcântara (PR)O candidato Lúcio Alcântara agradeceu à TV Jangadeiro e disse que a ausência de Cid Gomes era um reflexo de como ele governa o Ceará, de maneira “autoritária”. O candidato lembrou que nunca deixou de participar dos debates e falou da aliança com Dilma Rousseff.

Marcos Cals (PSDB)O candidato pelo PSDB, Marcos Cals, elogiou o formato do debate. “Todos foram tratados com igualdade para que os candidatos apresentassem suas propostas de governo”, disse e concluiu lamentando “profundamente” a ausência do candidato à reeleição Cid Gomes (PSB). Marcos Cals considerou a atitude do candidato à reeleição “anti-democrática”.

Marcelo Silva (PV)Marcelo Silva considerou o debate positivo fortalecendo assim a democracia mas, também lamentou a ausência de Cid Gomes (PSB). “Eu tenho certeza que o PV tem uma proposta diferenciada, nós temos uma visão bem ampla. Não queremos visitar os problemas só aqui, queremos também visualizar os futuros problemas, aí é que vem a questão do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Soraya Tupinambá (PSOL)Em suas considerações finais, Soraya Tupinambá disse que está ao lado daqueles que lutam contra as desiguadaldes no Ceará. Ela convidou o publico a participar do plebliscito pelo limite á propriedade no campo, no início de setembro. Em entrevista após o debate, Soraya disse que o Psol quis trazer alternativas. Foi um importante momento para a sociedade cearense definir seu voto.
Opinião do Blog:
A atitude do Governador Cid Gomes foi desreipeitosa para o povo, beirando ao descaso total com o eleitorado cearence. O debate é a forma mais autêntica de fazer valer a democracia, é a oportunidade do confronto de iéias, é o "olho no olho" que o eleitor espera. O eleitor, de modo geral, já tá cansado do teatro dos comícios, da poluição sonora dos carros de som de campanhas, do sorriso falso dos cartazes que com rostos impecavelmente maquiados, não disfarçam o verdadeiro caráter da maioria dos nossos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!