- de duas representantes do CESAU- Conselho Estadual de Saúde, Dra Iranir (Conselheira) e Dra Valbênia (Acessora Técnica);
- do representante da 18ª CRES, Dr Ivan;
- dos Secretários Municipais: da Agricultura (Raimundinho) e da Cultura (Marcos Mello);
- da Acessora do Prefeito Municipal, Dra Zuila Bulcão (que também representou oficialmente o Sr Prefeito, Dr marcondes Ferraz);
- Da Ouvidora do Município, Dra Rilma;
- De todos os Enfermeiros da atenção Básica, a quem represento nesta lista através da Corredenadora das equipes de PSF, Dra Nicácia;
- De representantes das diversas Igrejas;
- Representantes das Federações e Associações do município;
- Representantes dos Agentes da Guarda Municipal;
- Representantes dos Agentes de Endemias;
- A maioria dos Agentes Comunitários de Saúde;
- Representantes de Comunidades e Bairros;
- Representantes dos Distritos;
- Representantes de diversas modalidades do Comércio;
- Representantes da Unidade Mista de Saúde, do Posto de Saúde e Secretaria da Saúde;
- Representantes do CRAS e do Grupo Melhor Idade;
- Representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar;
- Representantes dos diversos Conselhos (Tutelar, Meio Ambiente, Educação, etc)
- Representantes das Escola Lídia Bezerra, referenciados aqui na pessoa do Diretor da mesma, Carlos;
- Equipe do Jornal O Conterrâneo;
- Representantes das equipes das secretarias municipais
- Alguns membros da atual formação do Conselho Municipal da Saúde;
- Comissão Organizadora;
- Além do Secretário e Secretário Adjunto da Saúde, Dr Rondinelle e Dr Edson, que presidiram a Conferência;
O secretário chamou atenção para as campanhas importantes visando uma melhor qualidade de vida da população, informando a realização de uma campanha em prol da redução de acidentos automobilísticos, prevista para o final de agosto ou setembro.
Em relação ao Pré-Natal, o mesmo informou que atualmente é necessário um número igual ou superior a sete consultas. Dentre os compromissos assumidos diante da assembléia da 3ª Conferência Municipal de Saúde, o Dr Rondinelle citou a busca de novos profissionais, como por exemplo, urologista e pediatra, pontuando seu compromisso em atender cada vez melhor a população de Saboeiro; a busca de novos caminhos junto a todos os setores da sociedade para divulgar as ações da secretaria; o fortalecimento do Conselho de Saúde e dos Agentes de saúde.
O destaque do seu discurso, foi a declaração de que renunciava ao cargo de Presidente do Conselho de Saúde, já evidenciando um novo rumo na administração pública deste município.
- Saúde Ambiental e Qualidade de Vida;
- Assistencia ao Idoso: Controle da HAS e Diabetes;
- Saúde da Mulher: Atendimento à mulher no ciclo reprodutivo, gravíco e puerperal;
- Relações Humanas: ética e bom atendimento aos usuários do sistema de saúde;
- Assistencia ao adolescente: orientação sexual, controle das DSTs e gravidez na adolescência;
- Fortalecimento da atenção primária;
- Saúde do homem: uma nova política na atenção primária;
- Controle social;
- Promoção e educação em saúde.
De todos esses temas, saíram diversas propostas para o município desenvolver políticas de saúde.
Sobre a Reformulação do ConselhoA plenária dos Delegados natos e eleitos para a Conferência, aprovaram a listagem dos segmentos que comporão o Conselho de Saúde, ficando decidido que tais segmentos se reuniriam, e aprovariam em ata a indicação de um titular e um suplente para ocuparem suas vagas no Conselho, logo após a elaboração de Projeto de Lei que será o mais rapidamente possível encaminhado à Câmara Municipal, alterando o Regimento Interno do Conselho.
Nota: As fotos da Conferência estarão brevemente no Portal Saboeiro.Net(http://www.saboeiro.net/)
Essa Conferencia da Saude foi DEZZZZZZ
ResponderExcluirtambém com o dedo da Aécia que de inteligente tem de tudo e sobra mais.
Parabéns Rondinelle foi uma das conferencia mais interessantes que saboeiro ja presenciou
Muitos temas super importantes e interessantes. Parabens Aécia Edson e toda a equipe da Secretaria de saude que dedicaram a esse evento
PARABENS SECRETARIA DE SAUDE DE SABOEIRO