quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Reflita: Por onde andas, conscientização??

Era uma vez um município pequeno, subdesenvolvido e pacato onde reinavam duas grandes senhoras: a corrupção e a alienação. A corrupção, muito esperta e perspicaz, questionou a alienação, sem ao menos dar tempo para que esta respondesse:
- Quanto custa seu voto? Eu compro, desde que eu não tenha compromisso com o desenvolvimento do município.
- Eu ganho, governo pra quem me convém governar e pronto, tá tudo certo.

Afinal, já comprei e paguei o seu voto e não te devo mais nada.

- Eu sempre compro seu voto mesmo! Aliás, como é o seu nome!? Eleitor...!?
- Tudo bem eleitor, coloque seu preço pra próxima eleição que já estou providenciando o dinheiro!

A alienação, sempre passiva, ingênua e cordata, apenas ouvia. E a corrupção disparava:
- Quem liga para plano de governo e a possibilidade de governar de forma diferente!? Ninguém liga pra isso, pois o importante eu já faço. Eu compro seu voto. E esse negócio é muito lucrativo: pago por seu voto, você vota em mim, padece quatro anos, seus filhos vão embora e eu continuo aqui, sempre ganhando.

E o falatório continuava cinicamente:
- Como...!?
- Comprando voto, pois não preciso de plano de governo ou de proposta para governar, eu preciso é de dinheiro e pessoas dispostas a venderem seu voto. Por isso, trabalho os quatro anos de forma que no último as pessoas tenham necessidade de vender seu voto.

Eu trabalho muito, você nem imaginam quanto.

Ainda tenho que lutar contra a tal da conscientização, que aparece raras vezes, com o discurso de governo participativo e democrático, quem se importa com isso...? O importante é sempre um bom negócio! Eu compro seu voto e ganho de qualquer forma. E o melhor, compro seu voto usando o seu próprio dinheiro, mas você não está preocupado com isso, né mesmo?

Afinal, preocupar-se implica pensar e pensar é muito cansativo, por isso, eu me sacrifico a pensar por você.

A alienação, que continuava a ouvir inerte, achou tudo aquilo muito interessante e prático. Aceitou a proposta da corrupção apenas com um balançar de cabeça, já que falar também é muito desgastante.

E assim, a corrupção continua a reinar com o total aval da alienação, já que a conscientização parece estar de férias.

(Jeferson Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!