sexta-feira, 5 de março de 2010

NOVOS TREMORES VOLTAM A SACUDIR O CHILE

CONCEPCIÓN, Chile (Reuters) - Fortes réplicas do poderoso terremoto do fim de semana despertaram os chilenos nesta sexta-feira, em meio a dados confusos do governo a respeito do número de mortos da tragédia inicial.

O maior tremor alcançou magnitude de 6,8, à 8h47 (hora de Brasília), com profundidade de 33 quilômetros e epicentro a cerca de 30 quilômetros ao noroeste da cidade de Concepción, na região de Bío Bío, segundo relatório preliminar do Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

Outras fortes réplicas foram sentidas mais cedo em toda a região central e sul do país.

Concepción, uma das cidades mais atingidas pelo terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu no sábado o centro e o sul do Chile e que foi seguido por uma série de tsunamis, vive o sexto dia de toque de recolher, uma medida que visa a evitar os saques.

"A informação ainda não pode ser completa (...), mas não tempos um relato de danos materiais, exceto óbvias quedas de pedaços de edifícios que já estavam danificados, mas nada significativo", disse o chefe do governo na região de Bío Bío, Jaime Tohá, a uma rádio.

As autoridades chegaram a informar que o tremor de sábado, um dos mais violentos em um século no mundo, e os subsequentes tsunamis haviam matado 802 pessoas, mas na quinta-feira o ministro do Interior, Patrício Resende, informou que havia 279 vítimas identificadas.

Os jornais El Mercurio e La Tercera publicaram que a presidente Michelle Bachelet também reduziu de 587 para 316 o número oficial de vítimas na região do Maule.

Fontes oficiais disseram que o governo cometeu um erro ao incluir na lista de vítimas pessoas desaparecidas, encontradas posteriormente com vida.

Mas a nova cifra oficial parece não refletir o depoimento de autoridades locais, que estimaram a perda de centenas de pessoas, especialmente em zonas litorâneas.

Bachelet disse que o Chile, com uma das economias mais sólidas da América Latina, poderá precisar de ajuda financeira internacional para a reconstrução, que levaria três a quatro anos.

Na sexta-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visita o Chile para avaliar os prejuízos, calculados por especialistas em 30 bilhões de dólares, ou 15 por cento do PIB.

(Reportagem de Fabián Cambero, Mario Naranjo e Terry Wade em Concepción; Rodrigo Martínez, Mica Rosenberg em Santiago)

Fonte: noticias.br.msn.com

Opinião:

tantas saão as tragédias naturais que atemorizam a humanidade atualmente que nos deixa a todos perplexos e confusos. Infelizmente, a natureza tá reagindo à agressão do homem de forma intensa. Mas não foi falta de aviso. Nas Escrituras já havia esse alerta. Quando o homem vai parar de agredir o meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!