domingo, 7 de março de 2010

SÉRIE: PESSOAS E LUGARES QUE CONTAM A HISTÓRIA DE SABOEIRO -1

A partir de agora, periodicamente estarei postando algumas matérias falando de algumas pessoas e lugares que têm uma importancia histórica em nosso município. E, nessa primeira matéria, quero trazer à tona as lembranças da catequese em Saboeiro.


Na época de minha infância, as pessoas ainda tinham um apego maior à religião, às tradições que eram passadas de geração a geração. Ir à missa aos domingos era sagrado. E, toda criança sonhava com a 1ª Comunhão. Então, em nome desses bons tempos, quero apresentar uma das mais tradicionais catequistas de Saboeiro, Dona Terezinha Plácido. Com certeza, muitos adultos de hoje aprenderam as tradicionais orações da Igreja Católica com ela, bem como as lições do pequeno livreto de Catecismo da Igreja Católica. É pela passagem do Dia Internacional da Mulher que começo essa série homenageando essa maravilhosa mulher, que dedicou toda uma vida à sua fé, realizando trabalhos voluntários à Igreja.



Eu tenho maravilhosas lembranças de minhas aulas de catecismo, tantas vezes realizadas na residencia de D. terezinha, ou no sobrado do Padre Geraldo, vizinho à casa de meus pais. Obrigado, querida, pelas lições que me ensinaste! Pela sementinha que plantaste em meu coração... o conhecimento de um Deus de Maravilhas, amoroso e justo, a qual sem ele nada sou. Lembro como se fosse hoje da minha Primeira eucaristia, e de como, anos depois, eu mesma fui por algum tempo catequista.


Há alguns anos, na Missa das manhãs de domingo, a Igreja ficava lotada, tanto que a missa desse horário ficou conhecida aqui como "Missa das crianças". Independente da questão religiosa, existe o fato que as pessoas tão deixando de assumir um compromisso maior com Deus. As crianças nem brincam mais, nem estão sendo ensinadas a ir à Igreja. Os pais não têm mais tempo nem de fazer as refeições junto com os filhos direito, nem tão pouco de ensinar os filhos a rezar e levá-los à Igreja (e falo isso também por mim mesma). Tão se tornando produtos da mídia, preocupadas com o mundo dos eletronicos. As relações familiares se deterioraram, e Deus encontra pouco espaço na vida de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!