Há exatamente um ano atrás o povo saboeirense deu um grande passo: o passo da mudança.
Transcorrido esse tempo, vejo que é uma boa hora para uma reflexão.
Quando "a esperança venceu o medo" passamos a assumir uma responsabilidade maior e um compromisso mais efetivo com a verdade e com nossa própria cidadania. Se fomos nós os responsáveis pelo primeiro grande passo, temos que também ser responsáveis pela continuidade da caminhada, tendo em vista que os caminhos possuem seus obstáculos...
Precisamos agora ajustar os passos, para que a vitória alcançada no dia 03 de Outubro do ano passado possa realmente fazer sentido. Para isso, meus amigos e conterrâneos, é preciso nos darmos conta que a caminhada é ainda de todos, não apenas do gestor municipal. O gestor é apenas a ferramenta, os artífices somos nós, o povo saboeirense. Se não houver participação popular, não há de fato avanço. Seria como derrubar um imenso muro e não se arriscar a olhar o que havia do outro lado desse muro, como comprar um disco que queremos e nunca escutá-lo, como cultivar o solo, plantar as sementes e depois deixar o plantio ser sufocado pelo mato e ervas daninhas que forem surgindo...
É preciso arregaçar as mangas e ter a idéia de seguir sempre em frente. Mas é importante que tenhamos condições de seguir em frente de cabeça erguida, mãos limpas, a passos firmes... sem titubear, sem se incomodar com as pedras que podem ferir os pés. O importante é acreditar que além do horizonte, a alegria de chegar a algum lugar nos espera.
Vamos colocar as medidas numa balança, ser coerentes e honestos consigo mesmos, esquecendo as picuinhas partidárias, e visualizando a nossa Saboeiro como a grande casa, de todos nós saboeirenses. Então, devemos pensar: como estava a ordem em nossa casa há um ano? Quais eram as condições da base, das paredes e do teto dessa casa? Já foi iniciada a faxina da casa? O que já foi feito e o que precisamos fazer? Qual atividade podemos desempenhar na arrumação dessa casa? Será que estamos fazendo nossa tarefa enquanto moradores dessa casa coletiva?
A nossa responsabilidade social nos torna sujeitos nesse processo contínuo de mudança.
Que o nosso prefeito, Dr. Marcondes, aproveite esse marco na sua administração para também fazer suas relexões, baseado no que o povo pensa e tá sentindo. E que suas ações possam entrar na mesma frequencia da suas vontades, da sua grandeza de caráter. Apelo para a sensibilidade do nosso administrador, para o seu bom senso, para que não percamos o fio dessa meada da mudança.
Vamos em frente, minha gente! Vamos acreditar e vamos atuar participativamente da administração atual. Quando finalmente enterdermos que prefeito e vereadores é que são os empregados do povo, vamos aprender a usar as armas certas, as palavras certas e fazer valer nossos direitos, nosso voto, nossa vontade!
Parabéns pelo equilíbrio, Dr Marcondes. Parabéns por não desistir diante dos primeiros obstáculos. Reafirmo que acredito em você, e mais uma vez apelo para que fique atento ao que se passa na mente do povo de bem dessa cidade, e possa em tempo hábil, corrigir as falhas que surgiram, vedar as fendas e curar algumas feridas que foram expostas. Precisamos e contamos com você!!
Aécia Leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!