A partir de agora, algumas comunidades vão ser selecionadas para uma série de matérias aqui no blog. Serão escolhidas aquelas que estão em ascenção, trabalhando unidas para o seu crescimento, cujos moradores estejam empenhados para o desenvolvimento social e educacional de sua respectiva comunidade.
Nessa primeira parte, destaco a comunidade MUQUÉM.
Localizada há cerca de 10 km da sede do município, a comunidade Muquém vem se revelando através do intenso trabalho de um grupo ligado à escola e à Igreja, sendo o seu principal agente, o professor Isael da Silva, professor da Sala de Aula da EJA, na educação de adultos.
Há muitos anos animador da Igreja Católica nas comunidades adjacentes ao Sítio Cruzeta, e se deparando com a carência da comunidade Muquém, que possui um grande número de moradores, sendo um percentual bem relevante de adolescentes, o professor Isael sentiu a necessidade de realizar um trabalho social com os jovens daquela comunidade, que viesse a trazer benefícios para todos os moradores, além de promover a socialização, a cultura, o esporte, o lazer dos moradores.
Foi então que ele teve a idéia de formar o
JUP- Jóvens Unidos pela Paz. O grupo surgiu em junho de 2009, com 28 membros residentes na comunidade. A criação do grupo abriu espaço para a realização de eventos visando a aquisição de recursos para a comunidade.
O primeiro evento, realizado no dia 29 de Julho, foi um desfilhe apadrinhado, com o objetivo de adquirir uma caixa de som amplificada e um microfone. Nove garotas desfilaram, e cada uma recebeu um envelope lacrado das mãos de seu padrinho ou madrinha, contendo uma quantia X, cujo valor mais alto definiria a ganhadora do
Concurso Garota JUP.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento: O Secretário de Cultura, Marcos Mello; a Procuradora do Município, Dra Rilma; o secretário de Agricultura, Raimundinho; a liderança política, Vavá; o Vereador José Lima, o Vice-Prefeito Nino. Na ocasião, teve o bingo de um ventilador doado pelo Vereador Ladislau, cuja renda era destinada a realização de um passeio dos jovens para o Caldas, a ser realizado próximo dia 18 de Outubro. A grande surpresa da noite foi a doação da Caixa Amplificada a que se destinaria o recurso do dinheiro dos envelopes, pelo Secretário Marcos Mello e vereador e empresário Germano, dono da loja Safra Móveis, de modo que o valor arrecadado foi repassado para a animadora da Comunidade, Fransquinha, para outros investimentos, sendo que uma parte desse dinheiro, por sugestão do Secretário Marcos, foi repassado para as mãos do Padre Gleibson, para ser usado nas atividades religiosas da comunidade. O JUP também recebeu no mesmo dia, a doação de um aparelho de DVD e camisas personalizadas para os jovens do grupo, pelo empresário Cícero Alves, das Lojas Ideal Móveis. O microfone foi doado pelo locutor Anísio Bastos, e o empresário Vavá, dono da Loja Vavá Construções, fez a doação de uma bola de campo para a acomunidade. A comunidade também foi brindada com os veículos para a realização da viajem ao Caldas, oferecidos pela Chefe de Gabinete, Wilna, e pelo Vereador Zé Lima. O encerramento do evento foi uma festa dançante com Águia do Som. Eu estive presente, e conversei com diversos moradores e pude sentir a satisfação dos mesmos diante do evento.
Em Setembro, a comunidade se reuniu para a entrega das camisetas e demais materias doados no dia do desfile da Garota JUP. O Secretário de Educação, Rosemir, acompanhado de outros representantes da referida secretaria.
O professor Isael me relatou estar muito satisfeito com o trabalho que vem realizando. Afirmou a necessidade da construção de uma pequena quadra, que será o alvo dos trabalho do JUP daqui pra frente, visto que só dispõem do espaço da escola local, que só é adequado para atividades educativas. Segundo Isael, a comunidade já recebeu visitas do Prefeito Municipal, que sempre se mostrou disponível em colaborar com os trabalhos comunitários alí realizados, além de ter feito entrega de cestas básicas para as famílias carentes.
Quero parabenizar ao Isael, aos jovens do JUP e animadores, principais sujeitos nas ações citadas. Coloco o blog a disposição para registrar os avanços, projetos e eventos futuros. Que essa visão empreendedora prossiga sempre no sentido de evolução, envolvendo cada dia mais e mais moradores da comunidade Muquém, e que isto possa servir de exemplo para outras comunidades.