O governador Camilo Santana (PT) terá reunião, nesta semana, com o ministro da Saúde, Artur Chioro, em Brasília. No encontro, Camilo deve apresentar dados do custeio da saúde no Estado e cobrar o ressarcimento de R$ 236 milhões de repasses federais. De acordo com o secretário interino da Saúde, Henrique Javi, o Governo do Estado ainda não sabe como o recente contingenciamento de verba impactará no Ceará.
Segundo Camilo, o encontro com Chioro será para discutir questões técnicas referentes aos investimentos no Estado. Um dos objetivos é alterar o teto do repasse da União para o Estado nos atendimentos de média e alta complexidade.
Em encontro com os deputados federais ontem, o governador pediu aos deputados que ajudem na condução do diálogo com o ministro. A bancada buscará viabilizar nova reunião com o ministro, dessa vez com a presença dos parlamentares.
O secretário interino da Saúde afirmou que o reforço de R$ 60 milhões no orçamento da saúde – anunciado antes das previsões de corte do Governo Federal – está mantido. Segundo ele, o dinheiro será utilizado para captação de leitos de retaguarda e reforço no abastecimento para atender à população. No entanto, Governo ainda não sabe qual será o impacto dos ajustes da União.
Questionado sobre a escolha do novo secretário da Saúde, Camilo afirmou que ainda “está trabalhando” no assunto. Um dos nomes cotado para a pasta é do deputado federal Odorico Monteiro (PT). Ontem, ele permaneceu no Palácio após reunião com deputados. (JW)
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!