A ex-secretária de educação de Saboeiro, Joana D’arc Candido dos Santos Oliveira, foi condenada a seis anos de prisão por desvio da verba transferida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao município de Saboeiro em 1999.
Mas como o tempo da condenação é inferior ao da tramitação do caso, que foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em fevereiro de 2000, o crime pode vir a prescrever e a ex-secretária não cumprir a pena.
Segundo o Procurador da República em Juazeiro do Norte, Celso Leal, a prisão da ex-secretária não será imediata. “De imediato ela não ira cumprir a pena, pois além de ainda caber recurso, existe a real possibilidade de prescrição do caso. Tudo vai depender do parecer do juiz”, declarou.
Francisco Tácito, advogado da ex-secretária, está confiante na prescrição. “É de fato uma pena condenatória, mais ela não pode ser colocada em pratica, já que a tramitação do processo já ultrapassa o tempo de condenação. Então o desfecho natural é que seja prescrito”, afirmou. (Katy Araujo- Jornal O Povo)
Soltando o Verbo:
É tipico de governos corruptos e descomprometidos com o serviço público, situações em que secretários nomeados só para cumprir tabela, pois não ordenam despesas, acabarem sendo envolvidos em processos, ficando com os nomes sujos e a moral atingida, em conseqüência da ma fé desses gestores, que impõe a estes secretários a condição de assinar papéis de forma inconsequente, sendo na grande maioria das vezes inconsequentes também por se sujeitarem a tal conduta, sendo quase sempre sabedores que estão infringindo as leis e beneficiando unicamente seus patrões, prejudicando a população.
Todavia, isso em não implica necessariamente em serem desonestos. Em muitos casos acredito que seja ingenuidade, e senso de auto-proteção do salário quase sempre cômodo. É o caso da nossa amiga Joana Darc. Saboeiro a conhece e sabe que ela é uma pessoa decente, trabalhadora, e certamente não foi movida por ma fé, nem se beneficiou financeiramente do seu erro. Saboeiro sabe onde foi parar o dinheiro desviado nesse caso!
Como Joana Darc, muitas outras pessoas estão aí envolvidas em situações semelhantes, sendo inocentes e honestos.
Que isto sirva de lição para quem acredita que ocupar um cargo de secretário em Saboeiro e outros municípios do interior mal administrados é coisa de vantagem. É sempre bom lembrar que a corda só arrebenta do lado mais fraco, e dificilmente o verdadeiro usurpador do dinheiro público vai prestar alguma assistência. O preço por um salário razoável muitas vezes é alto demais! Aguardemos pra ver nos próximo ano se utras bombas dessa natureza, na administração do atual prefeito não vai estourar, há muito a se fazer e desculpa demais que tem dinheiro de menos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!