quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Artigo do jornalista Daniel Negreiros repercute em Saboeiro

O jornalista Daniel Negreiros, jornalista responsável pelo Jornal Folha Semanal, escreveu um artigo para a 4ª edição do folha semanal que tá dando o que falar! Indignado com a perseguição à equipe do Folha, o jornalista sai em defesa da continuidade do folhetim, e tece um comparativo das práticas utilizadas pelos políticos de Saboeiro com as mesmas adotadas na época do coronelismo. Vale a pena conferir!

Acorda Saboeiro!
Ou a população acorda ou volta para o cabresto
Daniel Negreiros
Jornalista responsável pelo Folha Semanal

O coronelismo foi um período de práticas autoritárias e violentas comandadas pelos coronéis no Ceará, fato que ocorreu até aproximadamente 1960. Os coronéis controlavam as pessoas da região e as obrigava a realizar fatos e tomar decisões segundo sua vontade.
Aproveitavam o fato de que as pessoas eram desinformadas e pouco educadas para motivá-las a fazer segundo o que lhes era proposto. Como possuíam grande quantidade de medrosos na população rural da região, os coronéis abusavam do seu prestígio para manipular as pessoas e até obrigá-las sob a forma e imposição brutal a fazer sua vontade.
Por 19 anos, no Ceará, a força dos coronéis ultrapassou os limites do Exército e se estendeu ao controle político do Estado. Foi quando o triunvirato formado por César Cals, Adauto Bezerra e Virgílio Távora assumiu o Governo local, entre 1963 a 1978, sob a unção do Regime Militar.
Os coronéis além de manipular os votos através do voto de cabresto, utilizam muitas fraudes para ganhar as eleições e claro, permanecer com seus mandatos.
Este cenário começou a mudar quando as famílias começaram a migrar para os centros urbanos, o que lhes proporcionou acesso à educação, aos direitos que possuíam e aos meios de comunicação. Por causa dessa migração, os coronéis começaram a impor seus desejos através da força e da ameaça, as famílias obedeciam ao seu desejo com medo da violência que poderiam sofrer e temiam que o seu sustento fosse tomado.
Hoje, em 2013, Saboeiro vive sob ameaça direta dos políticos incomodados com o trabalho e papel de imprensa do povo e para o povo que o Folha Semanal desenvolve na cidade. Acorda Saboeiro! Não deixem que um dos poucos canais de comunicação popular faleça por falta de apoio e mobilização social, ainda que em locais do interior e distante das grandes cidades, os coronéis que abusam do seu poder para manipular as pessoas carentes de ensino e informação continuam existindo, não seja você mais um encabrestado.
Senhores políticos de Saboeiro e redondezas, como jornalista responsável por esta publicação, informo que as autoridades e órgãos de mobilização da Capital estão prontos para intervir em caso de qualquer ato que agrida a Lei Nº 5.250, de liberdade de imprensa, ou a equipe responsável por esta publicação. Não vamos tolerar qualquer pena política ou ação COVARDE que impeça ou penalize os envolvidos neste instrumento de difusão de informação que presta serviço qualificado para os saboeirenses. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!