quinta-feira, 21 de julho de 2011

Realizado o 1º Workshop Científico da Estação Ecológica de Aiuaba

(ESEC)

Na manhã deste dia 20 de julho aconteceu o 1º Workshop Científico na ESEC- Estação Ecológica de Aiuaba, que é a maior e a mais importante reserva da Caatinga do mundo inteiro. A apresentação científica de pesquisas realizadas pelo grupo Hidrosed/UFC realizadas alí na Estação ecológica, por um período de quase dez anos, tendo como facilitador o Professor José Carlos, Engenheiro Civil com duas experiências em Pós Doutorado pela UFC- Universidade Federal do Ceará.
(Professor José Carlos apresentando slide da pesquisa)

Entre o público presente estavam professores e diretores das escolas de Aiuaba, presidentes de Associações, Produtores Rurais, estudantes universitários e alguns convidados. Estive presente, representando o Blog Saboeiro Existe e o Portal Mais Saboeiro, juntamente com o Jornalista Amaury Alencar, onde tivemos a oportunidade de entrevistar o Professor José Carlos e ainda o Sr. Manoel Alencar, chefe da ESEC.

O conteúdo básico da apresentação científica foi: a Área Experimental onde a pesquisa foi realizada, os temas, a Formação de Pessoal, as Publicações científicas de pesquisas ali realizadas e as conclusões até o estágio atual da pesquisa, que segundo o professor José Carlos ainda deve se estender por mais dez ou quinze anos.

Dentre os temas ligados à esta importante pesquisa, estão: hidrologia da região semiárida, erosão e transporte de sedimentos, pequenos açudes, e outros, que envolvem o zoneamento ambiental, o mapeamento geológico e o estudo das raízes das árvores da Caatinga.

No que tange à formação de pessoal, já realizaram pesquisas na ESEC e apresentaram seus trabalhos conclusivos: o9 alunos de Cursos de Graduação nas áreas de Agronomia, Engenharia Civil, um deles sendo da Holanda; 10 alunos de Mestrado, nas áreas de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Geo-Ecologia e Recursos Hídricos, Desenvolvimento e Meio Ambiente, sendo um da Suíça e outro da Alemanha; 07 estudantes de Doutorado, nas áreas de Física, Ge0-Ecologia e Recursos Hídricos, sendo 03 da Alemanha e 01 da Holanda; e outros, assim distribuídos:05 colaboradores (bolsistas) em Aiuaba, 03 colaboradores de Fortaleza, 02 estagiários de pós-doutorado da UFC e 04 pesquisadores visitantes de universidades de Cuba, Espanha, Cabo verde e França.

Na conclusão da pesquisa pode-se observar a importância para a ampliação dos dados do semi-árido e, para a avaliação de processos gerando melhores projetos; a avaliação de áreas preservadas, permitindo melhor compreensão das mudanças globais; a importância para a formação de pessoal qualificado e para a divulgação de Aiuaba.

Na entrevista concedida pelo professor José Carlos, ele alegou que a Caatinga é o único bioma 100 % brasileiro, e no entanto se conhece muito pouco da Caatinga, por isso a importância desse levantamento de dados, que implicará na construção de um modelo de programa de computador que possibilitará simulações diversas, que resultarão na tomada certa de decisões, impedindo, que por exemplo, se descubra que uma obra foi construída erradamente, prejudicando seu público alvo em vez de ajudar.
(Eu e Manoel Alencar- Chefe da ESEC)

Para o chefe da ESEC, Manoel Alencar, é muito importante que a comunidade de Aiuaba conheça mais os trabalhos realizados ali, valorizando o fato de em Aiuaba estar centralizado uma das mais importantes áreas de preservação ambiental, ressaltando a importância de atividades como esta, onde as pesquisas são apresentadas à comunidade, e estejam disponibilizadas ali na Estação, pois julga importante que esta se envolva cada vez mais.

A ESEC existe desde 1978, e tem uma área de 11.525 hc, e ainda será agregado mais 2 hc. É destinada à preservação do bioma e às pesquisas. Segundo Manoel Alencar, já foram realizadas ali 28 pesquisas até hoje. Manoel falou da criação do Conselho Consultivo da ESEC, que reunirá representantes de diversos seguimentos, e do projeto Mata Branca, que chegou a Aiuaba através da ESEC, onde serão realizadas efetivadas ações de preservação de área com desenvolvimento de atividades que gerem renda, como por exemplo a apicultura. Nessa primeira etapa já poderá ser observado um aumento significativo na produção de mel, saltando de 9 para 200 toneladas. Manoel informou que um site está sendo desenvolvido para divulgação da ESEC.

Conheça um pouco mais da Estação Ecológica Aiuaba (CE)

Localização: Está localizada no Estado do Ceará, no centro do município de Aiuaba. Fica a 4 km da sede do município e a 468 km ao sul de Fortaleza.

Acesso: O acesso é feito através da CE-075.

Visitação: A ESEC somente atende a pesquisadores e ações de educação ambiental.

Ingresso: Sem custo

Administração: IBAMA -CE

Atrações: Vegetação de Caatinga arbórea e sub-arbórea densa. Quase não foi alterada pela ação humana, com exceção de algumas roças.

Contatos
Fone: (88) 3524-1233
Endereço para correspondência: Estrada Reg. Sertões Inhamuns, S/N Cep: 63575-000 - Aiuaba - CE
Maiores Informações
site: www.ibama.gov.br/ce/inicio/home.php

Destaca-se que a Estação Ecológica de Aiuaba abriga espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, como as aves: Zabelê, Pintassilgo-do-Nordeste, e Bico-virão-da-Caatinga; mamíferos como: a Jaguatirica, Gato Mourisco; Onça Parda, Gato-do-mato; bem como espécies da flora ameaçadas: a Aroeira-do-sertão e a Baraúna.

A entrevista na íntegra com o Professor José Carlos está no Portal Mais Saboeiro. Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!