terça-feira, 24 de maio de 2011

Matadouro público municipal de Saboeiro em breve estará funcionando normalmente, dentro das normas dos orgãos fiscalizadores.

O Ministério Público Estadual, através do promotor Leonardo Marinho, com base em laudo da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) soliticou a interdição do Matadouro Público e o fechamento do Mercado de Carnes no município de Saboeiro.

A notícia foi veiculada pelo Portal Ceará Agora. O Matadouro Público Municipal já havia passado por uma pré-reforma, já sendo desenhada uma estrutura mais adequada, com pintura, instalação de banheiros, pia, equipamento para retirada do couro do animal e corte do mesmo suspenso, reforma dos currais. O abate ainda era realizado de forma rústica. A interdição do Matadouro não aconteceu recentemente. Num momento de caminhada, há alguns meses atrás, o Promotor Leonardo Marinho, teve a curiosidade de adentrar no matadouro e constatou a irregularidade. Logo, a Prefeitura Municipal deu continuidade à reforma das instalações do local, providenciando o forro, entre outras melhorias.

Uma das preocupações do Prefeito Municipal e do Secretário de Agricultura, é não deixar a população sem a carne, por isso já havia sido feito uma reunião com o Ministério Público, onde fora feito um acordo para tomar as medidas necessárias, e liberar o matadouro para abate três dias semanais, ficando os demais dias para implementação das reformas. O acordo foi publicado no Site da Ministério Público ( Para conferir clique aqui).

Dentre todas as medidas a serem tomadas, a última a ser posta em prática é a compra da Pistola Pneumática, para o abate dos animais. Entretanto, o Secretário de Administração, Gilvan Ferreira Lima, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, informou ao nosso blog que já foi efetuada a compra desse equipamento, junto à empresa BRASFOOD EQUIPAMENTOS FRIGORÍFICOS LTDA (de Sertãozinho/SP) e que este chegará ao município ainda essa semana. Entramos em contato com a BRASFOOD, e o gerente confirmou a compra. O Kit adquirido contém 01 Isentabilizador Pneumático para abate de bovinos, equinos e bubalinos, que vem acompanhado de: 01 catálogo técnico, 01 jogo de reparos, 01 mangueira aspiral, 01 engate rápido, 01 conjunto de filtro com lubrificador, 01 compressor de ar e 01 balancim (mola).

Na última quinta-feira outros órgãos responsáveis pela fiscalização dos matadouros, haja visto que estes são fiscalizados por diversos orgãos, das esferas municipais, estaduais e federais, e optaram pela interdição imediata do matadouro e do mercado de carnes até que os problemas estivessem definitivamente sanados.

Alguns animais haviam realmente sido abatido erradamente à margem do Rio Jaguaribe, mas não recentemente, e sim no período em que o matadouro esteve interditado antes do acordo firmado entre o sr. Prefeito e a Promotoria Pública. Tudo leva a crer que a oposição de Saboeiro "mexeu seus pauzinhos" para tornar um problema que já vinha sendo resolvido algo de maior relevância, porque as irregularidades no quesito higiene não chegavam a ser tão aberrantes tal qual tá sendo descrito na mídia nos dois últimos dias. A interdição do mercado de carnes é uma consequencia da interdição do matadouro, para evitar que o abate clandestino fosse realizado e a carne comercializada.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal emitirá nota de esclarecimento à população no Site Oficial da Prefeitura. E estaremos fazendo a cobertura completa da reabertura do Matadouro.

Soltando o verbo:


Tem que ser levada em consideração a responsabilidade dos próprios comerciantes no abate clandestino e nos cuidados de higiene com o próprio produto a ser comercializado. A limpeza do comércio de carnes já é realizada por funcionários públicos municipais, o prédio foi pintado há pouco tempo, e mesmo assim é preciso a contrapartida dos marchantes, no manuseio e higiene dos seus produtos na hora vendê-los.

Vale lembrar que as condições do matadouro público e do mercado de carnes de Saboeiro há três anos atrás era muito mais absurda. Quem tanto tá interessado em denegrir a imagem do Prefeito através desse assunto, nunca teve o menor cuidado com isso, nem com nada relacionado à cidade.

É importante ressaltar que enquanto no passado, eram abatidos cerca de 10 bois no mês, hoje abatemos entre 10 e 14 por semana. Além disso, são abatidos entre 50 e 60 animais do tipo suino, caprino ou ouvino por semana, três vezes mais que há cerca de três anos atrás. Isso é fruto de uma economia mais desenvolvida e maior qualidade de vida em Saboeiro, na medida em que a população está melhor remunerada.

Problemas existem para serem solucionados, e o Prefeito de Saboeiro e sua equipe não estão de olhos fechados ao problema do Matadouro Público. Lembramos ainda que Saboeiro é uma cidade recém renascida das cinzas do subdesenvolvimento, após o jugo de muitos governos corruptos e preocupados apenas com o enriquecimento pessoal, em quase dois séculos de existência. Os problemas gerados por tanto tempo de descaso não serão solucionados em um estalar de dedos. Vários municípios vizinhos passam por problemas semelhantes, e tão reestruturando seus matadouros. Em Saboeiro agora que a telefonia celular chegou, como já termos um matadouro dotado de todas as tecnologias modernas dos grandes centros? As mudanças demandam tempo e boa vontade, e boa vontade nosso gestor tem de sobra, porque nossa cidade tá desabrochando para o progresso.

Também não estou aqui a favor de qualquer crime ambiental, ou do abate inadequado de animais. Também quero que as coisas sejam feitas dentro da legalidade, pois isso só trará mais qualidade de vida para todos nós. A realidade é que existe um problema concreto, que já sendo solucionado, mas esse problema não é o "circo" que foi montado. O povo de Saboeiro não estava disputando carne com as moscas no mercado.

Obviamente estamos ainda nos primeiros passos, mas já foram dados passos muito importantes. O trabalho do Promotor, Dr. Leonardo Marinho, é excelente. Vemos isso como um fator muito positivo, porque Ele tem reivindicado e tomado atitudes que resultarão em benefícios para nossa população, e o mesmo tem toda minha admiração e das pessoas de bem desta cidade. É inadimissível é que a "panelinha" da cidade use ações tão louváveis quanto a do Excelentíssimo Promotor da cidade como cabide pra se promoverem, pousando de "salvadores da pátria" e, mal intencionados, manobrarem as situações para adequá-las ao seu jogo sujo de uma politicagem antiética e desleal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!