terça-feira, 31 de maio de 2011

Detalhes do I Encontro de Blogueiros e Mídias Digitais do Ceará

O Cuca - Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte Che Guevara, localizado na Barra do Ceará, na grande Fortaleza,foi a sede neste final de semana, nos dias 28 e 29 de maio, do 1º Encontro de Blogueiros Proguessistas e Mídias Sociais do Ceará, promovido pelo Blog da Dilma em parceria com Centro de Estudos de Mídia Livre Barão de Itararé/CE e com a Revista Nordeste Vinte Um. Daniel Pearl, do Blog da Dilma foi quem presidiu todo o encontro.
Várias pessoas ligadas às mídias sociais e aos blogs de Fortaleza e de diversas regiões do Estado participaram do encontro, que trouxe consigo debates importantes, envolvendo temáticas e discussões que até superaram as expectativas dos participantes.
O jornalista Paulo Henrique Amorim e sua esposa, a presidenta do Site Conversa Afiada, jornalista Georgia Pinheiro, foram duas das presenças mais esperadas. Ambos participaram dos debates na manhã de sábado, que foi coordenado pelo jornalista Francisco Bezerra, do Barão de Itararé.

A conhecida expressão: "Olá, tudo bem?", de PHA iniciou com bom humor a sessão de debates do dia. De forma descontraída e com muita propriedade e clareza em suas colocações, Paulo Henrique dissertou sobre a democratização da mídia e o fracasso do PIG- Partido da Imprensa Golpista, expressão usada pelo jornalista que satiriza os meios de comunicação quem utilizam a mídia de massa para alienar, enganar, omitir fatos à população. PHA criticou a elite da mídia e o monopólio reinante nos meios de comunicação por família de políticos. Amorim defende o livre acesso à rede, às notícias reais, e a regularização da Lei de Comunicação Eletrônica, a quem chama de Lei de Médios. O Marco Regulatório iria de encontro à liberdade de expressão. O ilustre jornalista abordou pontos polêmicos, como Pimenta das Neves, Plano de Negócios do Pallocci, Caixa 2, a monopolizante Rede Globo, a Oi (A quem chama de "Broi", Serra (a quem disse chamar de "Padim Padi Cerra (Com C mesmo)", entre outros. O mesmo traçou um paralelo, distinguindo legalidade de imoralidade. Tendo lembrado a todo tempo que José Serra taxou os blogs que
não comungam com o PIG, de "Blogs Sujos", em sua fala, o mesmo concluiu: "Eu me considero cada vez mais um blogueiro sujo, mas não perco o foco. Eu quero uma Lei de Médios e uma Banda Larga que faça florescer no mundo uns cem mil blogs em cada comunidade, em cada esquina. Eu sou a favor do mais irrestrito acesso à comunicação, e esse nosso prêmio está em risco hoje. Nós somos produtos exclusivos da Democracia, e por ela temos que lutar. A Democracia é liberdade de expressão. Isso tem uma ética dentro do conceito de Democracia. É a ética da igualdade, da igualdade de oportunidades. Democracia é visibilidade. Democracia não se faz no escuro, não se faz de portas fechadas. Democracia
exige transparência. Democracia repudia a imoralidade. E eu acho que esse é o nosso papel de blogueiros sujos". (Acompanhe a participação de PHA através dos vídeos, produzidos pelo Blog da Dilma- Partes I e II).

Georgia Pinheiro falou ainda sobre o contexto dos blogs e da necessidade de uma melhor estrutura e segurança para evitar invasões no sistema. Citou vários processos que Paulo Henrique responde e que não tem medo de fazer críticas severas ao cenário político. A questão de processos foi um dos pontos discutidos no encontro, e que até foi alvo de um dos diversos comentários divertidos do dono do Blog Conversa Afiada. Em meio a muitas declarações de blogueiros durante o debate, de responderem ou já terem respondido a processos por causa de sua publicações, PHA brincou: “Diga quem te processa e te direi quem tu és” e acrescentou: “Os blogueiros que ainda não foram processados providenciem um processo imediatamente!”. Amorim ainda se colocou em favor de um plano para criação de um fundo para dar subsídios para blogueiros que sofreram algum tipo de ameaças ou responderem a processos possam arcar com as despesas de advogado. E atenção! Em meio à questão, o jornalista determinou que qualquer um dentre nós (blogueiros sujos) que fossemos ameaçados, sofressemos algum tipo de violência ou respondêssemos a algum processo, que enviase todas as informações ao Conversa Afiada que seriam publicados. Tratando-se de portal com a audiência e a credibilidade do Conversa Afiada, com milhões de páginas acessadas por més em todo o mundo, esse é um grande apoio.

Durante a tarde de sábado mais participação de blogueiros. O jornalista Plínio Bortolotti (diretor do Sistema O Povo de Comunicação), Ivonisio Mosca, especialista em cultura digital, e o professor Glaudiney Mendonça (Coord. do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da UFC) participaram das discussões.
Bortolotti mostrou slides e voltou sua intervenção ao Jornalismo. “Não importa chegar primeiro, o importante é fazer o melhor”, defendeu conectando o jornalismo aos blogueiros. Mosca deu um baile de conhecimento dentro da sua área de conhecimento, falando inclusive sobre questões importantes, como o lixo digital, dentro do tema: "Poder das Redes Sociais, Ecossistema Digital e Cidadania Digital" .Glaudiney Mendonça falou sobre as tendências em mídias digitais, relacionou os sites de relacionamento, os blogs, os microblogs como novos meios de comunicação mais efetivos e com a vantagem do entretenimento. Comentou ainda sobre a nossa atual dependência da internet. “Hoje quando falta energia não sei mais o que fazer”.

Os debates do domingo

O poeta e cordelista Tião Simpatia recitou poemas regionais e, com sua viola, improvisou versos. Foi com a simpatia, que não se restringe só ao nome artístico, que Tião abriu as atrações do segundo dia do encontro. O tema da manhã de domingo foi Marco Regulatório da Mídia, exposto pelo jornalista e blogueiro Altamiro Borges (membro do Instituto Barão de Itararé de Mídia Alternativa) e João Brant, do Coletivo Intervozes. Com relação a opiniões pessoais em blogs noticiosos, Altamiro Borges comentou: “Precisamos melhorar
nosso conteúdo, ainda estamos muito de opinião. Todos querem dar opinião, mas cadê a solução?”, questionou. Miro foi enfático ao dizer que a luta pelo marco regulatório exigirá uma grande mobilzação social de modo a garantir um avanço efetivo da democratização da comunicação. O jornalista enumerou três questões centrais que unem os blogueiros em todo o país: liberdade de expressão, democracia e justiça social. Por sua vez, João Brant, fez uma rica exposição sobre o marco regulatório, enumerou as questões centrais e demonstrou que a chamada grande mídia se recusa a aceitar a regulamentação, algo que é comum na Europa e nos Estados Unidos, assim como em vários outros países da América do Sul. Os blogueiros presentes participaram ativamente do debate. No vídeo a baixo, você poderá conferir a brilhante palestra de Miro Borges. (Não esqueça de desligar o play da rádio)

O jornalista e escritor Alberto Perdigão e Marcelo Branco, coordenador da campanha nas redes sociais da candidata Dilma Rousseff nas eleições de 2010, deram prosseguimento aos últimos debates desse valioso encontro . Perdigão tratou da tv digital e Branco falou sobre as ameaças das liberdades digitais. “As redes vêm substituindo tradicionais organizações, como os sindicatos, na mobilização de grandes atos reivindicatórios”, avaliou. Ele falou ainda sobre projeto AI-5 Digital, do Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que foi barrado pelo então presidente Lula no Fórum Internacional de Software Livre (FISL), dando origem ao Marco Civil. “O Marco Civil da Internet Brasileira inclui o princípio de que o acesso à internet consiste em direito fundamental”. O ativista político falou da necessidade de incorporar oficinas para os blogueiros incrementarem seus blogs nos encontros, opinião muito bem aceita pelos organizadores do evento e pelos participantes.

Tivemos ainda João Messias, do Programa "Espaço Aberto", da Rádio Cidade AM, Deodato Ramalho – Secretário da SEMAM, Francisco Bezerra – Presidente da Revista Nordeste Vinte Um, o jornalista Luiz Carlos Antero e o Inácio Carvalho – Secretário de Comunicação Estadual do PCdoB. Inácio e Francisco Bezerra (Bezerrinha) insistiram muito para que os blogueiros organizassem os encontros regionais. As presenças de Norma Paula e Mirna Carla, ambas servidoras da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e do jovem Pedro, também do Blog da Dilma. Daniel Peral não esqueceu de mencionar outa importante parceria para o sucesso do evento, no Blog da Dilma: Toda Direção do CUCA e seu corpo de servidores tiveram papel importante na realização do Encontro. mencionando que durante os dois dias, estes chegavam às 6 da manhã e saia depois das 19 horas.

Para o Secretário de Comunicação do PCdoB/CE, Inácio Carvalho, que representou o Portal Vermelho na organização do encontro, a realização do evento significou um grande passo na luta pela democratização da comunicação. Inácio destacou o grande número de blogs do interior do Estado e possibilidade de se constituir uma rede de comunicadores em todo o Ceará. Inácio é super simpático, e se coloca com muita propriedade. O portal Vermelho é também um importante veículo de comunicação nessa luta que ora abraçamos. “Durante a preparação da Conferência Nacional de Comunicação não conseguimos atingir de forma tão ampla todo o Estado como fizemos agora, no encontro de blogueiros e mídias sociais, o que possibilita manter uma forte relação com vários blogs, twiteiros e internautas, com enorme diversidade de pensamento e objetivos, mas todo exercitando, na prática, a luta pela democratização na comunicação. É um grande exército, com enorme potencial e capaz de impulsionar muito a nossa luta”, afirmou Carvalho, sempre reforçando a necessidade da organização dos encontros municipais e regionais.

Soltando o verbo:

A Blogosfera cearence saiu do encontro muito mais rica. Estendo meus parabéns aos organizadores pela supremacia dessa iniciativa dos encontros de blogueiros, haja visto que os blogs emergem na atual sociedade digital como ilustres representantes do direito de livre expressão.
E não poderia deixar de elogiar aqui o Cuca da Barra do Ceará. Fiquei encantada com o espaço, com o Projeto, com os funcionários e com os serviços que o Cuca dispõe. espero que as comunidades em volta rompam a barreira do preconceito, de achar que espaços como esses são construídos apenas para as classes mais populares, e possa haver de fato uma interação entre todas as camadas, pois é isso que configura a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

Quero dirigir algumas palavras a Daniel Pearl...

Meu querido, agradeço-te por teres me proporcionado dias tão belos, tão proveitosos... Foi a primeira vez que estive tão próxima de pessoas tão ilustres, e isso de certo modo me deixou da forma que menos costumo ficar: calada, em estado de graça. Mas coloco-me a disposição para articular, junto com vocês, encontros regionais. Participar do encontro nacional seria um sonho que eu ainda não ousaria, pois uma viagem mais distante assim exigiria de mim um maior tempo pra me organizar, mas já me sinto grande vencedora, e com os ânimos renovados pra continuar exercendo a minha pequena porção de "blogueira suja", como tão bem satiriza o notável Paulo Henrique. Parabéns, Daniel! O Brasil precisa muito de pessoas como você, como Paulo Henrique, Miro, e tantos quantos abraçarem essa idéia de um desenvolvimento digital com liberdade de expressão.

Todas as fotos do encontro em breve estarão disponíveis no Portal Mais Saboeiro.

2 comentários:

  1. Parabéns amiga pela matéria publicada. Adorei! muito produtiva o conteúdo. Faço aqui minha solicitação para que se possivel envie a foto do companheiro Inácio Carvalho tirada em sua câmara profissional preciso agradecer a ele pela força.

    Att.

    Ivanildo Souza

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!