sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quem são os ídolos da juventude de hoje?


Ao ler hoje uma belíssima matéria sobre o inesquecível Charles Chaplin, no Blog do meu amigo William (Toca do William)voltou à minha mente uma questão que me inquieta, até mesmo por preocupar-me com os meus três lindos filhos. Então parei pra fazer a seguinte reflexão: Quem são os ídolos da juventude de hoje?

Outro dia, meu amigo André Mansim, em seu Blog "Verdades e Bobagens" relembrava o tempo em que os jovens admiravam o humor saudável de Jerry Lewis... Na ocasião lembrei que eu não perdia uma "Sessão da Tarde", anciosa pra ver as trapalhadas do Jerry em seus filmes.

Que pena que a juventude dos dias de hoje não procuram se espelhar mais nos grandes homens de décadas atrás, estando atentos a quem mostra a bunda na televisão em danças sensuais, a quem exibe corpos siliconizados e moldados em academia, a quem lança moda nos reality shows da vida, a quem usa pircing, tatuagens, quem protaganiza os maiores escândalos na mídia, quem assume alguma perversão moral na frente das câmeras, quem usa roupas esquisitas, penteados esquisitos,etc e etc...

O mundo precisa valorizar mais as riquezas históricas e culturais. as crianças e adolescentes da média de 15 anos, estão sem referências que os ajudem a moldar seu caráter. Na infância, os super-heróis são personagens voltados para a violência e a magia negra, porque os desenhos animados da atualidade são dessa natureza. Na adolescência, o correto é "careta". Nem os pais têm mais tempo de serem os heróis dos filhos, porque o trabalho consome-lhes a maior parte do tempo, e os filhos ficam aos cuidados da babá eletrônica (televisão), do computador, dos vídeos games. As crianças não brincam mais, muitas nunca experimentaram a sensação de uma cantiga de roda, e de outras brincadeiras salutares. As crianças não escutam os pais da atualidade falarem de sua infância e juventude, e nem mais de Jesus. Os pais não têm mais tempo de ensinar-lhes sequer uma oração, porque no final do dia todos chegam cansados e estressados.

Parabéns ao meu amigo William, pela linda homenagem prestada ao imortal Charles Chaplin.


2 comentários:

  1. Olá Aécia,
    Eu é que agradeço suas palavras.
    Chaplin foi um ser humano especial, diferenciado.
    O que você diz sobre a juventude hoje em dia, lamentavelmente é verdade.
    A "Bundologia" é o que interessa. São músicas ruins, programas ruins, apresentadores ruins, enfim, é uma falta de critério absoluta em busca apenas de ibope.
    As crianças não brincam mais de carrinhos de rolemã, bola de gude, futebol de botão. Hoje em dia é internet e televisão (BBBs da vida). Até da escola e de professores, reclamam.
    Disseram certa vez sobre uma frase sobre Gandhi e é a mais pura realidade:
    "As gerações futuras não irão acreditar que existiu um ser humano como Gandhi".
    É preciso dizer mais?
    Um ótimo final de semana pra você.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. É minha amiga, a coisa tá feia mesmo...

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!