Na 42ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Saboeiro, realizada hoje, dia 07 de Abril, assistimos ao desenrolar de mais questionamentos a cerca dos erros cometidos pela atual administração. E, a questão mais debatida foi a ausência do repasse do FUNBEB aos professores do município, bem como o fato do Sr. prefeito não ter enviado à Câmara Municipal o PCC- Plano de Cargos e Carreiras que traria uma significativa melhora salarial para a classe docente.
O primeiro vereador a se pronunciar foi Germano. O mesmo apresentou um Requerimento, convocando o Conselho Municipal de Educação para vir à Câmara e prestar esclarecimentos a respeito do rateio do FUNDEB. Em seu relato, o vereador afirmou que procurou o Secretário da Educação, Rosemir, e que este demonstrou preocupação com o caso, e que teria afirmado não ser ele o ordenador da pasta de despesas. Germano precisava da assinatura de cinco vereadores e obteve as assinaturas com facilidade.
O Presidente da casa, Vereador Gotardo Martins, após ler um requerimento dos moradores da Rua Manoel Ferreira de Sousa solicitando duas lombadas naquele trecho, para controlar a velocidade dos veículos e motocicletas que trafegavam naquele local, passou a palavra ao vereador Arnóbio, que também apresentou um Requerimento, solicitando ao Prefeito Municipal que apresente a razão pela qual não foi implementado ainda, até a presente data, o piso salarial dos professores, aprovado nacionalmente e em lei municipal desde o ano passado. No mesmo documento, o vereador exige a justificativa de não ter sido ainda enviado, pelo Prefeito, o Plano de Cargos e Carreiras à Câmara Municipal. O prazo legal seria até o dia 31 de Março. O mesmo orientou que os professores encaminhassem o caso à Justiça. Logo, Gotardo se pronunciou que estaria encaminhando ao Ministério Público um ofício afirmando que até a presente data não tinha recebido da prefeitura o PCC, fazendo a leitura desse documento para todos. De acordo com o presidente, o mesmo teria estado em companhia do Prefeito, que mais uma vez teria dito que o PCC seria entregue hoje, e mais uma vez não teria cumprido o prometido.
O vereador Ladislau, pontuou a atitude do Prefeito Municipal como irresponsável. Criticou o mesmo por não ter enviado o PCC para a Câmara, mas, tendo enviado um Projeto para que o município contraísse uma dívida de R$ 1,5 milhão, para a compra de uma Patrol. O vereador criticou a falta da atuação do Sindicato em defesa dos professores, afirmando que as lideranças do sindicato, que na gestão anterior tinha uma participação efetiva na luta pela classe, hoje em dia não faz nada, porque a maioria dos membros do orgão faz parte do atual corpo administrativo da prefeitura. Ladislau ainda fez referências ao caso da péssima qualidade dos carros que transportam os alunos, lembrando que, em época de campanha, o atual gestor prenunciava que o transporte dos alunos seria feito em vans e ônibus. Outra denuncia foi feita quanto ao número de jumentos e cachorros soltos nas ruas, derramando e se alimentando de lixo nas ruas, apresentando fotos feitas no seu celular. Na sequencia, o vereador fez outras diversas denuncias, dentre elas: que não foram feitas as estradas no ano de 2009 (Nem um palo, assim afirmou o vereador), apenas reparos; denunciou o fato de Saboeiro ter sido o município que mais "gastou" com a coleta de lixo, alegando que qualquer um poderia confirmar isso no Portal Transparencia do Governo Federal; que o Prefeito ainda não realizou nenhuma obra em Saboeiro, pois o CRAS tá sendo construído com recursos da União, a quadra do Lídia Bezerra foi ainda determinação do Governo Lúcio Alcântara e, a obra em frente ao cemitério já tinha sido iniciada na época de Perboyre, e que teria sido dado apenas uma continuidade, posto que ainda estava disponível um recurso de R$ 800 mil; relatou também o grande número de forasteiros que estão arrecadando muito dinheiro e gastando fora daqui, pontuando que o comércio local tá parado, pois o dinheiro não tá circulando no município. Ladislau recebeu a atenção de toda a platéia durante seu pronunciamento, sendo muito aplaudido por todos os presentes.
(Abro um paréntese agora para dizer que eu apoio o pronunciamento do vereador, apesar dele ter se referido diretamente a mim mais uma vez de forma debochada. Queria que você entendesse de uma vez, vereador Ladislau, que não sou sua inimiga, nem inimiga de ninguém. Meu papel é informativo e expressivo da minha própria opinião e da opinião das pessoas que conversam comigo. Preservo o caráter de idoneidade do blog. É minha responsabilidade e direito constitucional tanto elogiar quando qualquer um dos que estão no poder merecerem, quanto criticar, se assim for necessário. Hoje, o seu pronunciamento, merece o meu elogio.)
O Presidente da Câmara, Verador Gotardo, leu então um requerimento assinado por ele, a ser encaminhado para o Prefeito Municipal atendendo ao requerimento do vereador Arnóbio, apresentado minutos antes.
A vereadora Joana, num pronunciamento confuso, cheio de idas e voltas, delarando-se aberta a trabalhar com o vereador Germano, em prol do distrito de Flamengo, colocou obstáculos num projeto apresentado pelo vereador na reunião anterior, voltado para o tratamento da água daquela localidade. Em seu discurso contraditório, a vereadora que teria dito as bonitas palavras " Não é feio mudar de idéia, feio é não ter idéias para mudar", teria posteriormente criticado os vereadores Anderson, Germano e Anísio por terem rompido com o prefeito. Ela questionou que os demais colegas vereadores deveriam tomar medidas mais enérgicas em relação aos fatos que vem acontecendo. O fato provocou uma resposta do vereador Anderson, que afirmou que o relato da colega era incoerente. Anderson fez colocações importantes e desafiou a veradora a tomar as iniciativas cabíveis que ele a acompanharia.
Em sua fala, Anderson convocou o professores ali presentes e os colegas vereadores a se reunirem, e se preciso irem à frente da prefeitura e dar início a uma greve. Anderson citou: "O maior poder é do povo!"
Germano, mais uma vez se pronunciou, em defesa do seu projeto e dos comentários de sua colega vereadora. Ele falou que todos acreditaram na mudança pela qual lutaram, mas afirmou que em determinado momento, quando as coisas não andaram como teriam que andar, ele se afastou. Contrariando as declarações da vereadora Joana, Germano lembrou do seu primeiro pronunciamento na Câmara, quando teria dito que o patrão dele era o povo, e não o partido. Que estava ali pra aprovar o que fosse bom para o povo e desaprovar o contrário, independente da origem dos projetos. "Não me arrependi nem um minuto. O rio segue seu curso. O rio não para. O mundo não para, e Saboeiro não pode parar!", afirmou Germano.
Olá Aécia.
ResponderExcluirSugiro que você de uma relida nesta matéria, pois tem vários erros de ortografia.
Parabéns pelo blog.
os veriadores estãão de parabens!
ResponderExcluirO povo do Flamengo não merece essa vereadora. Ela é alienada demais!Aquele povo, é um povo organizado articulado e nesse caso da água não merece alguem que foi eleita para representá-los só atrapalha-los. O projeto é bom, a comunidade está de acordo e a veradora não vota porque está com inveja do vereador Germano que teve a iniciativa de fazer alguma coisa. Vai se informar vereadora, vai trabalhar, deixa de ser tão pequena e mesquinha, faça alguma coisa pelo povo.
ResponderExcluirO povo do Flamengo está esperando ansioso pea aprovação deste projeto que autorizará a implantação de água tratada pelo SISAR. Foi realizada duas audiências públicas com a presença de várias autoridades no assunto, e a veradora Joana não estava em nenhuma delas. Vereadora faça seu papel de representante do povo. Está na hora de defender o povo em geral. já que Vossa Senhoria como mulher está, pouco se lixando quando alguns colegas seus acaba com a imagem das mulheres de Saboeiro.
ResponderExcluirO povo do Flamengo paga caro pela água do Cedro que serve para beber e cozinhar já que a água do açude daquela localidade está imprópria para o consumo humano. É um real para cada 15 litros de água, tendo familia que gasta 12 reais por semana. Se o projeto for aprovado na Câmara e o SISAR for implantado no máximo se pagará 6 reais de água por mês e será uma água de qualidade. Dai vem uma vereadora eleita pela comunidade do Flamengo, a JOANA e quer atrapalhar tudo. Acorda povo de Saboeiro essa vereadora não sabe nem o que diz.
ResponderExcluirEita vereadora atrapalhada essa Joana! Ela não apresenta projetos e ainda atrapalha quando outro vereador apresenta. E ainda por cima não entende de nada. Só quer converasr besteira na Câmara como se estivesse na calçada da casa dela com a s comadres. Mas o Andim enquadrou. Valeu Andim.
ResponderExcluirVai trabalhar vereadora Joana e deixa o Germano trabalhar.
ResponderExcluirAve, que povo para gostar de história. É melhor a coitada da Joana falar errado e ser honesta do que defender o povo e ser desonesta. Acho que ela é honesta. Não é? Se bem que teve uma história do trator do marido dela que ganhou da prefeitura na época do Perboyre e não trabalhou. Ai meu Deus agora fiquei confuso. Será que não escapa ninguem?
ResponderExcluiro vereador Gotardo é um MERDA. devia era pagar as contas dele, so quer roubar....
ResponderExcluir