domingo, 5 de outubro de 2014

Chegou o grande dia! Temos hoje a gigante responsabilidade da ecolha dos nossos governantes!

Bom dia à todos os amigos e leitores deste humilde blog! Hoje despertei mais cedo, movida pela ansiedade e sensação de algo importante a fazer! O primeiro pensamento do dia é o despertar consciente da imensa responsabilidade que pesa sobre os ombros de cada um de nós! Nós temos hoje a nobre missão de assinalar o destino dos nossos Estados e País!

Em meio às  minhas reflexões nesta manhã especial, me vem o questionamento a cerca dos milhares de brasileiros que ao longo dos anos têm feito escolhas erradas, na maioria das vezes por não entender a real importância de seu ato de votar. Outras vezes por fazer uma escolha equivocada não com base na análise criteriosa da vida e das atitudes de cada candidato, mas por estar atrelado a alguma liderança municipal, que por sua vez escolhe alguém com base em interesses financeiros e eleitoreiros, e a "boiada" acompanha, alienada, acreditando que está sendo guiada para um lugar de pastagem abundante e tranquilidade!

O que nós precisamos realmente absorver (porque muita gente sabe que tem que ser assim, mas não absorve essa tomada de consciência), é o entendimento que voto é uma escolha individual, voltada para o bem coletivo, e que existem uma série de fatores a serem observados no trajeto dessa escolha: o histórico da vida pública; o histórico familiar e social da vida privada do candidato; a integridade que o isenta de processos, acusações e suspeitas de corrupção; os projetos políticos (extremamente importante); a forma de diálogo com a sociedade; a sua relação familiar (porque o zelo com a família e pessoas que convivem mais de perto refletem o quanto a pessoa se doará aos que confiaram nele); a qualidade dos aliados que o cercam (pois devem serem pessoas que também passem uma visão semelhante); o respeito que ele demonstra pelo eleitor (político que compra voto não respeita o eleitor!).

Meus amigos e amigas, peçamos primeiramente a orientação de Deus para guiar nossa escolha sem paixões, sem fanatismo, sem interesses mesquinhos! O resultado da nossa escolha errada, pode até ir além dos quatro anos do mandado do candidato que ajudemos a eleger, porque escolhas erradas deixam marcas  profundas e traz consequências danosas às vezes irreversíveis! Escolher não somente com o coração, mas também com a razão é uma responsabilidade social que deve ser exercitada!

Muitos não entendem, por exemplo, a importância do voto para deputados estadual e federal,  e senadores, e focalizam atenção maior para a escolha de governos estaduais e presidente. Meus amigos, a função de deputados e senadores, ao contrário do que muitos pensam, não é conhecer a cada um dos eleitores em seus municípios, nem ajudar financeiramente em época de eleição a cada um: são os deputados só homens que fazem as leis que regem Estados e País, que fiscalizam as ações dos poderes executivos nas esferas estaduais e nacional, representantes do povo. No caso dos senadores, o que o diferencia dos deputados é que este entra no campo político como representantes dos Estados federados que os elegeram. Cada Estado é representado por três senadores no congresso nacional, portanto, os senadores representam os Estados Federados e não o povo diretamente, embora  semelhante aos deputados federais, eles têm a responsabilidade de zelar pelos direitos constitucionais do povo, julgar o Presidente da República e analisar e votar projetos de lei.

Lembre-se que o seu voto é secreto, e cada um é dono do seu voto, que não deve ser lançado por medo, pressão de qualquer natureza ou fruto de simpatia a lideranças que pensam que são os donos das escolhas das pessoas! Não permita que ninguém se aproprie da sua vontade! 


Um bom domingo e uma boa escolha para todos! E que vençam os que forem melhores para nosso Estado e país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!