segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O lixo toma conta das ruas de Saboeiro


Ineficiência do serviço de coleta pública e falta de cooperação da comunidade

A equipe da FOLHA SEMANAL E FOLHA NO RÁDIO, esteve nos últimos dias visitando, fotografando e filmando ruas, logradouros e terrenos baldios da cidade de Saboeiro onde constatou que o problema enfrentado pela população, no que se refere o setor da limpeza pública da Prefeitura Municipal de Saboeiro, é bem mais grave do que se imagina. Constatamos muito acúmulo, de lixo, esgotos a céu aberto, terrenos baldios cobertos de mato, muita lama e sujeira de um modo geral, num total desrespeito para com o povo da nossa comunidade e principalmente para com o trato com as coisas públicas. Podemos observar também, que a coleta de lixo a cada dia vem ficando mais precária, onde para tantos existem um caçamba velha caindo aos pedaços, quando deveria um carro coleta específico para o citado serviço, sem se falar do sumiço dos garis, algo que já não se ver com constância na limpeza das ruas. Em nosso trajeto, visitamos e fotografamos locais, como: todo o trecho que liga a grota do pecado até o terminal rodoviário, passamos também pelas ruas Weber Cavalcante, Elizeu Herbster, Francisco Adauto dos Santos, Custódio Cândido dos Santos, Francisco Gentil de Lima, Travessa Romão de Sousa Romeiro e ruas Florentino Teixeira e Joaquim José Matias, localizadas entre a parede do Açude Raul Barbosa e a Escola Municipal.

Ouvimos muitos depoimentos de populares, moradores dessas ruas, os quais se sentem desrespeitados pelo poder público municipal, que assiste tudo de camarote e parece não ter interesse em resolver o problema. 

Sabemos também, que alguns moradores colaboram com todos esses desmandos, quando também passam a sujar as ruas colocando lixo em qualquer lugar fatos que sabemos, são corriqueiros no seio de nossa população. Muitos colocam seu lixo para fora após a passagem do carro da coleta, e alguns cometem o abuso de jogar o lixo fora dos recipientes, jogando de qualquer jeito no chão. Vale lembrar também que a situação dos contêineres é crítica, pois a grande maioria dos poucos que existem, estão praticamente sem condições de uso. 

No entanto, nós da imprensa estamos fazendo os apelos diários através da Folha no Rádio, do Jornal Folha semanal e dos Bloggers Saboeiro Existe e Informa Saboeiro. Vamos limpar nossa cidade, vamos fazer nossa parte, quem sabe um dia a atual administração municipal acorda para esta cruel realidade e possa dar uma satisfação a este povo que os colocaram no poder. É uma luta conjunta, que exige compreensão de que lixo é doença, e que pobreza não é sinônimo de sujeira. O povo precisa se educar, e os governantes precisam cumprir o seu papel, o que inclui, inclusive, campanhas educativas e medidas de incentivo à coleta seletiva do lixo.

Mais fotos:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!