A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Saboeiro hoje foi um verdadeiro exemplo de baderna e antidemocracia.
Um grande número de saboeirenses compareceu à Câmara, pois comentava-se que os vereadores que fazem oposição à administração Construindo a Cidadania iam conseguir a Cassação do Prefeito, Dr. Marcondes Ferraz. Obviamente, em ocasiões como essa, sempre aparecem aqueles que vão apenas dispostos a incitar provocações, e não realmente preocupados em fazer um posicionamento decente. Todavia, somado a isso, quero relatar aqui a profunda estupidez do Presidente da Câmara, Gotardo Martins, que não tem a menor diplomacia para lidar com as manifestações da assembléia participante nas reuniões. Ao menor sinal de protesto diante da fala de alguns vereadores, especialmente dos senhores Ladislau, Arnóbio e da Senhora Joana, que realizam um verdadeiro massacre à imagem do Prefeito, Dr Marcondes, o ilustre presidente da casa logo ameaça retirar os manifestantes do recinto sob força policial, "na base da porrada", como colocou hoje. Chamados de "quadrilha", alguns manifestantes se sentem incitados a continuar com a baderna. O que é engraçado, é que nunca ouvi o nobre presidente ameaçar tirar um indivíduo que atende pelo nome de "Gago", de dentro da Câmara, tendo em vista que esse jóvem passa todo o tempo das reuniões fazendo comentários ridículos, cheios de gracejos próprios para um picadeiro de circo.
Ora, hoje a coisa saiu bastante do eixo, e a força policial foi convidada a retirar a todos do plenário, de modo que a reunião transcorreu apenas com os vereadores presentes, a força policial e os representantes do poder judiciário, os advogados Dra Kátia e Dr Suarez, enquanto a população escurraçada se manifestava no lado de fora do prédio da Câmara dos Vereadores.
Durante o posicionamento da vereadora Joana, pudemos assistir a uma sessão de desaforos, tanto por parte dos manifestantes lá fora, quanto da própria figura contra o povo lá fora. A voz estridente e desagradável da vereadora se fazia chegar até o lado de fora, onde o "povo", denominado assim com desdém pela "criatura", era tratado como se fosse lixo, recebendo ameaças. Nem parece que a tal vereadora tem em seu currículo uma larga experiência como professora. Mal educada, agressiva, de cara feia para o povo, essa jovem parece que esquece de quem é o povo que ela tanto desdenha.
Saiba, vereadora, que o povo é o que há de mais legítimo no processo da democracia, e foi o "povo" que te elegeu, juntamente com seus comparsas. Não é porque o seu eleitorado é da comunidade do Flamengo que você pode vir a Saboeiro e desdenhar do povo da sede. Temos o direito legítimo de falar o que pensamos, assegurado pela Constituição Brasileira. Tenha mais respeito pelo povo, pois o respeito que você prega, é uma relação de feed back. Somos respeitados quando respeitamos. E isso não é guiado pela imposição, mas sim pela conquista. E você, está longe de alcançar o respeito do povo de Saboeiro.
O "grande" vereador Arnóbio, na saída da Câmara, se dirigiu gentilmente a um grupo de mulheres que estavam no local, e carinhosamente indagou: "vocês tão viçando"? Linda pergunta vereador. Perdoe-me os leitores aqui reproduzir tal disparate, mas isso é apenas para que vocês possam mensurar o caráter e o respeito daqueles que foram eleitos para representar o povo, o caráter daqueles que com um monte de processo por corrupção nas costas tentam hipocritamente, pousarem de bons moços, e a todo custo denegrir a imagem de uma pessoa séria como Marcondes Ferraz. Vocês, não são dignos nem de lamber o chão onde Marcondes pisa.
Espero que o povo de Saboeiro abra bem os olhos de agora em diante e parem de "cair no conto do vigário". Existem falhas na nova administração? Sim, existem!! Mas, vamos somar esforços para corrigir essas falhas de maneira digna, decente. Fazer oposição decente é pra quem tem talento, ética, compromisso com quem os elegeu, não apenas com os peitos que mamou por longos dezesseis anos.
isso mostra a pouca inteligencia do brasileiro na hora de votar ... nosso caro CIRO GOMES talves naum seja hoje o atual presindente da república porq flw que o brasileiro é burro e como o brasileiro é burro e ingnorante naum votou nele ... + é como a música fala "vc naum vale nada + eu gosto de vc" é isso que acontece no Brasil os politicos naum vale nada + td mundo gosta deles... parabéns ao blog pela colocação ... abra o olho brasileiro.
ResponderExcluirPior do que o povo não respeitar um representante politico ,é o mesmo não respeitar a quem colocou ele em um degral acima da sociedade,o que seria deles senão fosse uma massa de pessoas que acreditaram no que eles disseram, e que por dinheiro ou não voltaram neles, mais é lógico que eles tambêm tem o direito de si inrritar e ter q tomar decisões precipitadas quando a educação não chega até eles;agora ,é sim errado por causa de poucos que estão na aglumeração de fazer baderna para si aparecer mais do que o sol esses sim poderia ser sim excluidos seja lá o lugar que for , Cara amiga sei bem o que rola nessa cidade e tbm sei que em cada reunião um circo é armado para que os Politicos fazem a unica coisa que eles fazem de melhor que é discultir com uma garra terrivel, que é o duelo dos Gladiadores de saboeiro ,, vc poderia me responder uma coisa???? si ele(GOTArDO)não tivesse espulsado AS pessoas de Camara, seria possivel continuar a cesão??? eu já participei como cidadão de uma Nessa bela cidade mesmo e confesso que é impossovel você entender o que os vereadores falam , não pelo som baixo mais sim pela voz da população que que não espera a hora certa de falar e de protestar .
ResponderExcluirResumindo: quem tem teto de vidro não pode tacar pedra nos outros!!! isso é fundamental que todos saibam, e você vai ver que na proxima reunião vai ter sim um pouco mais de ética e respeito pelas pessoas expectadoras!!!isso é o meu comentario sou Tiago Dimas e faço sim parte dessa cidade até porque eu VOTO NELA.!!!! pronto a criticas seja elas boas ou ruins .brigado pelo espaço Aécia.
Ô BLOGUEIRA QUINTCHURA!!!! AMEI A POSTAGEM E ACHO UMA EXELENTE IDÉIA ESTE BLOG PARA ACOMPANHARMOS A POLIÍTICA AÍ EM SABOEIRO!!! AMEI!!!
ResponderExcluirDIA NEGRO EM SABOEIRO
ResponderExcluirQuem nunca ouviu a seguite frase: "Esta e a casa do povo", frase populista e comum nos discursos proferidos, principalmente por representantes do Poder Legislativo, seja no âmbito Federal, Estadual ou Municipal. pois bem,no nosso Município de Saboeiro, carinhosamente chamado de terra-do galo, na reunião da Camâra de Vereadores, acontecid no dia 30/09/do corrente ano, a frase acima mencionada, poderia perfeitamente ser substituida pela seguinte frase: "Esta NÃO é a casa do povo", haja vista que o povo foi ostilizado e expulso do interior do citado poder. Para isso a força policial foi solicitada.
Meus caros amigos Vereadores de Saboeiro, não quero entrar no mérito da reunião, apenas lembrar que vivemos em um País Democrático, onde todo poder emana do povo e a ele pertence. Sendo assim não é racional tomar atitudes extremas contra quem vocês representam, principalmente quando vocês mesmos criam clima de expectativa em assuntos questionáveis.
Não se faz política, seja de situação, e/ou de oposição, sem que os parâmetros da ética e do bom senso sejam observados. Lamemtavelmente o nosso velho e bom Saboeiro, viveu um dia negro na história do poder Legislativo local
A razão, a prudência e a inteligência devem estarem acima da paixão, pois são mecanísmos eficientes para se conquistar objetivos.
Expulsar o povo de sua própria casa, não condiz com a realidade. Como se pode chegar a tal ponto. A falta de habilidade, de experiência e a truculência não levam a lugar algum. Como podemos entender que pessoas eleitas para representar o POVO possam expulsá-los da casa legislativa? Será se ali iriam discutir algo que o POVO não pode houvir, não pode saber da verdadeira causa de uma reunião de seus representantes?
ResponderExcluirSe a reunião tinha algo em relaçao a atual administração, ao atual gestor que foi eleito contra toda máquina municipal, contra todo um aparato de truculências, os derrotados teem que tirar suas lições e entender que o POVO é sabio. "A voz do povo é soberana". Não posso acreditar que em pleno seculo XXI, século das tecnologias e das comunicações a CÂMARA MUNICIPAL de minha querida Saboeiro não tenha a capacidade de dialogar com seu POVO.
Meu caro amigo Gotardo, acho você uma pessoa capaz, espero que não siga na política caminhos tortuosos e, tenha, acima de tudo, ética e que saiba dissociar as questões pessoas das relativas a sua atual função. Ser Presidente de um Poder, é necessário acima de tudo ter clareza em suas atitudes e está sempre vigilante para não misturar gestão como questiunculas pessoais.
Espero, que acima de tudo, você saiba administrar o poder do qual está imbutido, para cumprir uma missão com AUTONOMIA, ÉTICA E CLAREZA, dando publicidade a todos os atos que praticar.
Os municípios necessitam de pessoas sérias, que pratiquem todos os atos públicos com muita lisura e, que tudo seja realizado em prol das comunidades do mnicípio.
Para uma matéria tão bem escrita, não há comentários a fazer. Parabéns!!!
ResponderExcluirEspero que nossos legisladores repensaem suas posturas junto à Câmara Municipal e transformem as quartas-feiras em momentos de crescimento para Saboeiro, através de projetos pela melhoria desse Município. Precisamos unir forças para melhorar as condições de vida do povo de Saboeiro. Não podemos achar que estamos numa guerra. Precisamos agradecer a Deus por nos permitir estarmos em funções que muito podemos fazer por nossa gente. Agradecer e trabalhar para que tenhamos ações voltadas para uma vida mais digna para todos.