- O Leilão
É tradição a realização de um grande Leilão na Praça da Matriz em Saboeiro, com renda revertida para a Igreja.
- A Missa
A Tradicional Missa Campal de encerramento da Festa da Padroeira de nossa cidade, teve início às 9 horas da manhã, neste dia 01/02, e transcorreu no mesmo clima de fé e emoção de todos os anos. Muitos saboeirenses devotos de N. Sra. da Purificação vieram de difererentes cidades do estado, para comparecerem à Missa e à Procissão. Muitos usam o branco, e alguns participam com os pés descalços. A solenidade contou com a presença do Bispo da nossa Diocese. A Igreja Matriz que havia recebido recentemente pintura nova, foi um atrativo a mais durante a santa Missa.
- A Procissão
A tradicional Procissão da Padroeira é o marco culminante da Festa. Teve início às 17 hs, realizando o seguinte percurso: partindo da Igreja Matriz, subindo pelas ruas Barão de Aquiraz, Amélia Lima Braga e AV Maria Terezinha Santos, seguindo pela Cel Sinfrônio Braga, descendo pela Fernandes Bastos, passando pelo Centro e voltando ao ponto de partida. Um grande número de fiéis compareceram. Nas janelas de algumas casas foram montados pequenos altares, em reverência à imagem de N. Sra. da Purificação. De volta à Igreja Matriz, foi celebrado a Bénção do Santíssimo, e foi realizado um show pirotécnico e chuva de papel picado.
O Blog parabeniza a todos da Paróquia de Saboeiro, pela organização dessa linda festa, que contribui anualmente para a manutenção da fé e dessa tradição tão enriquecedora de nossa história. Nesse momento faço um tributo à quem era um valoroso devoto da Senhora da Purificação, o saudoso Padre Geraldo. Impossível ver uma festa tão linda e não lembrar do brilho daqueles olhos azuis, quando ouvia o Hino da Padroeira ou simplismente, rezava uma Ave-Maria.
Primeiro que tudo quero dar os parabéns pelo blog, pois o mesmo está se revelando cada vez mais humano, cultural e informativo. e em segundo quero dizer que sinto tantas saudades de Saboeiro e das minhas tias que aí residem que fiquei muito emocionada ao ver esses slides, me lembrando da última vez em que acompanhei essa linda procissão rezando, cantando e observando as janelas das casas todas elas enfeitadas com toalhas de renda, velas e santos ao mesmo tempo que ao mesmo tempo em que as senhoras devotas com suas cabecinhas brancas tingidas por tantos anos de fé assistiam o cortejo (isso me deu tantas saudades da minha vó Socorro quem amava tanto saboeiro e Nossa senhora da Purificação), então como se nao bastasse a emoção, observo as fotografias da comunhão e sinto que vou encontrar nas imagens minha amada Tia Leneide com aquele amor e carinho singular que tanto nos dedicou a vida inteira e é com esse mesmo amor que ela entrega o corpo de Cristo nas mãos dos fiéis.
ResponderExcluirMuito obrigada pela oportunidade de poder dizer.
João Pessoa/PB