quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ENCERRAMENTO DA FESTA DA PADROEIRA EM SABOEIRO





Nos últimos dias da Festa de N. Sra da Purificação, Padroeira desta terra, os fiéis católicos voltaram sua atenção para o tradicional leilão (realizado no dia 30/01), para a Missa de encerramento e procissão, realizados óntem, dia 01/02.

  • O Leilão

É tradição a realização de um grande Leilão na Praça da Matriz em Saboeiro, com renda revertida para a Igreja.


Abre paréntese:
Abro aqui um paréntese para fazer um breve comentário a cerca do Leilão. O sentido religioso do leilão foi substituído pela tentativa de tranformá-lo em disputa política: de um lado, o Prefeito, Dr Marcondes, com seus amigos, e do outro, o vice-prefeito acompanhado do deputado Sineval Roque e outros. Não foram prefeito, vice-prefeito ou o deputado Sineval que literalmente "avacalharam" os lances, mas algumas pessoas da terra, especialmente alguns presentes na mesa em que estavam o vice-prefeito e o deputado Sineval, que adotaram uma atitude provocativa contra a pessoa do Prefeito. Quero parabenizar ao Dr Marcondes pela sua conduta ética de não ter se deixado provocar por tais pessoas. Todavia, prefeito, a população contava com uma participação mais efetiva de sua parte.


Mais uma vez, defendo aqui a conduta ética e verdadeiramente política, que deve girar em torno do bem em comum, de objetivos maiores. Antes de buscar autopromoção ou a deturpação da imagem do oponente, deveria haver a preocupação com a dignidade e com o bem estar de todos. Dentro do meu papel social, como administradora desse blog, afirmo que não tenho rivalidade direta com ninguém, e registro que não estou no meio dessa disputa. Sou amiga do prefeito, do vice, de grande parte das demais lideranças políticas. Ainda mais que todos fazem arte do mesmo grupo recém desfacelado. O espetáculo em que se transformou o leilão esse ano foi deprimente. - fecha paréntese.
  • A Missa

A Tradicional Missa Campal de encerramento da Festa da Padroeira de nossa cidade, teve início às 9 horas da manhã, neste dia 01/02, e transcorreu no mesmo clima de fé e emoção de todos os anos. Muitos saboeirenses devotos de N. Sra. da Purificação vieram de difererentes cidades do estado, para comparecerem à Missa e à Procissão. Muitos usam o branco, e alguns participam com os pés descalços. A solenidade contou com a presença do Bispo da nossa Diocese. A Igreja Matriz que havia recebido recentemente pintura nova, foi um atrativo a mais durante a santa Missa.

  • A Procissão

A tradicional Procissão da Padroeira é o marco culminante da Festa. Teve início às 17 hs, realizando o seguinte percurso: partindo da Igreja Matriz, subindo pelas ruas Barão de Aquiraz, Amélia Lima Braga e AV Maria Terezinha Santos, seguindo pela Cel Sinfrônio Braga, descendo pela Fernandes Bastos, passando pelo Centro e voltando ao ponto de partida. Um grande número de fiéis compareceram. Nas janelas de algumas casas foram montados pequenos altares, em reverência à imagem de N. Sra. da Purificação. De volta à Igreja Matriz, foi celebrado a Bénção do Santíssimo, e foi realizado um show pirotécnico e chuva de papel picado.

O Blog parabeniza a todos da Paróquia de Saboeiro, pela organização dessa linda festa, que contribui anualmente para a manutenção da fé e dessa tradição tão enriquecedora de nossa história. Nesse momento faço um tributo à quem era um valoroso devoto da Senhora da Purificação, o saudoso Padre Geraldo. Impossível ver uma festa tão linda e não lembrar do brilho daqueles olhos azuis, quando ouvia o Hino da Padroeira ou simplismente, rezava uma Ave-Maria.

Um comentário:

  1. Primeiro que tudo quero dar os parabéns pelo blog, pois o mesmo está se revelando cada vez mais humano, cultural e informativo. e em segundo quero dizer que sinto tantas saudades de Saboeiro e das minhas tias que aí residem que fiquei muito emocionada ao ver esses slides, me lembrando da última vez em que acompanhei essa linda procissão rezando, cantando e observando as janelas das casas todas elas enfeitadas com toalhas de renda, velas e santos ao mesmo tempo que ao mesmo tempo em que as senhoras devotas com suas cabecinhas brancas tingidas por tantos anos de fé assistiam o cortejo (isso me deu tantas saudades da minha vó Socorro quem amava tanto saboeiro e Nossa senhora da Purificação), então como se nao bastasse a emoção, observo as fotografias da comunhão e sinto que vou encontrar nas imagens minha amada Tia Leneide com aquele amor e carinho singular que tanto nos dedicou a vida inteira e é com esse mesmo amor que ela entrega o corpo de Cristo nas mãos dos fiéis.

    Muito obrigada pela oportunidade de poder dizer.

    João Pessoa/PB

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!