sábado, 6 de junho de 2009

SABOEIRO NA LUTA PARA CONQUISTAR O SELO VERDE

Nos últimos dias Saboeiro tem estado voltado para as questões ligadas ao meio ambiente. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente apresentou à Câmara Municipal o Projeto para criação do Comdema- Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, que almeja colocar Saboeiro entre os municípios beneficiados com o Selo Município Verde. A condição para que o município possa se inscrever é dispor de Comdema, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente em funcionamento. Com a participação da comunidade, hoje, das 184 cidades do Ceará, 131 já contam com Comdema, o que significa dizer já existir acentuada conscientização dos prefeitos cearenses na questão do meio ambiente. A aquisição do Selo Verde para Saboeiro é uma das principais metas do Prefeito, Dr Marcondes Ferraz, tendo em vista que isso representa viabilização de políticas ambientais além da garantia de diversos recursos para Saboeiro. A obtenção so Selo Verde, indicará que o município se preocupa com as questões ambientais e promove seu crescimento de forma sustentável, reduzindo os impactos ambientais no solo, no ar e nas águas, em toda sua cadeia produtiva.
O Projeto já passou por duas sessões ordinárias na Câmara sem ser votado. O motivo é a forte resistência dos vereadores da oposição: Gotardo, Ladislau, Arnóbio e Joana, e a indecisão do vereador Anderson, que atualmente mantém uma posição de neutralidade, devido ao rompimento político de seu pai, o vice-prefeito Nino, com os demais membros do núcleo gestor da cidade. Essa omissão descabida, apoia-se na "politicagem barata" promovida pelo grupo da antiga administração. Nota-se claramente que eles estão tentando ganhar tempo para que o prazo para a inscrição do município no prorama Município Selo Verde, do Governo Federal, se expire. A "sede" de vetar as ações do prefeito é tão intensa, que para isso, os vereadores citados, orientados pelo seu líder, Deputado Perboyre Diógenes, negligenciam a vontade popular, ignorando o provável progresso do município, embore se use um discurso pautado na "falsa" preocupação com a população carente e com os agricultores de subsistência do município.
A reunião da última quarta-feira, dia 03 de Junho foi um verdadeiro espetáculo circence. Logo em suas primeiras palavras, o presidente da Câmara, Gotardo Martins, fez uma forte represália aos alunos da Escola Lídia Bezerra, que haviam organizado uma manifestação com faixas e cartazes, em favor da aprovação do projeto. Os alunos foram criticados por estarem fora do espaço escolar, pois, nas palavras do "presidente", título que o Sr Gotardo fez questão de relembrar várias vezes durante a sessão, em tom imperativo e de abuso de poder, os alunos estavam alí por questões alheias à educação. Ora, parece que o ilustre presidente da Cãmara de Vereadores de Saboeiro desconhece que Educação Ambiental faz parte da grade curricular da escola, e que existe aula fora da sala de aula. O mesmo ameaçou apresentar uma denúncia ao Promotor pelo fato dos alunos estarem fora da escola naquele momento. Constrangidos, os alunos se retiraram do recinto.
A presidente do Comdema da cidade de Acopiara, e responsável pela redação do projeto para a criação do Comdema em Saboeiro, que estava presente, foi impedida pelo presidente de esplanar o projeto, tirando as dúvidas dos veradores e dos presentes. O fato provocou uma reação forte no público, que criticou a conduta do mesmo, que por sua vez reagiu afirmando que quem determinava era ele, por ser "presidente", inlusive ameaçando chamar a polícia para algumas pessoas que reclamavam, por diversas vezes.
Lamentavelmente, as reuniões da Cãmara em Saboeiro são desprovidas da seriedade que deveria. Onde deveria estar a apresentação e votação de projetos para beneficiar o município, estão os insultos proferidos contra o Prefeito, e contra o vereador Anísio Nocrato, que é amplamente perseguido nas reuniões. Termos xulos saem da boca de quem deveria manter a ordem e o respeito, uma queda de braço onde muitos se dizem "machos". O coronelismo já passou, nobres vereadores da oposição... O povo está cansado desse tipo de comportamnto político. Respeitem as pessoas que os elegeram!!
O vereador Ladislau fez até o infeliz comentário: "Já temos areia suficiente, temos mata suficiente", alegando que o comdema seria útiil apenas em cidades como São Paulo. Santa ignorância!!! Lamentável isso, pois a devastação da caatinga é uam realidade, o uso descontrolado das queimadas é outra realidade. Isso sem falar na poluição do Rio Jaguaribe, no tratamento inadequado do lixo, entre outros problemas ambientais de saboeiro.
No dia seguinte a esta segunda reunião da Cãmara, os alunos da rede municipal de ensino fizeram um lindo desfile pelas principais ruas da cidade, focalizando a preservação do ambiente como medida vital para a qualidade de vida no planeta.
Hoje o prefeito convocou uma reunião extraordinária para expor as leis ambientias e a urgencia da aprovação do Comdema. O prefeito está empenhado em conseguir o Selo Verde para Saboeiro. Se isso não for possível, a responsabilidade será unicamente dos vereadores supra citados.
(fotos em breve)

Um comentário:

  1. Li por completo o texto e estou estarrecido. Não posso acreditar, que pessoas inteligentes como os vereadores de oposição ao atual prefeito aí citados, possam se opor a algo tão fundamental para a cidade, o país, enfim, para a vida e o planeta, como é a preservação ambiental. Só posso compreender tal posicionamento como uma atitude intempestiva, irracional ou emotiva. Acho que fazer oposição é muito mais profundo do que simplesmente se colocar contrário a algo necessário, apenas por questões de disputa de poder ou por picuínha ou resquícios de eleições. Se colocar contra a preservação ambiental é desconsiderar a VIDA. Caso algum dos vereadores citados, que tenho muito apreço por ambos,tiverem a oportunidade de ler esse meu depoimento peço a gentileza de refletir sobre toda a reflexão aqui sugerida. Acho que oposição é indispensável a qualquer gestor, mas é necessário compreender a disposição de cada tema, discutir exaustivamente cada um dos temas apresentados para que sejam oferecido sugestões corretivas das possíveis falhas encontradas e dessa forma o POVO possa ter garantido a melhor qualidade possível em todas as ações de governo.
    Abraço aos conterrâneas!

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!