terça-feira, 9 de junho de 2009

E POR ESSA A OPOSIÇÃO NÃO ESPERAVA...


Dispostos a dificultarem mesmo a criação do COMDEMA, os vereadores nem abriram a Câmara, neste dia 8 de Junho, para a reunião extraordinária, só que o imprevisível aconteceu, e agora os vereadores da oposição, que estavam batendo de frente contra a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente em Saboeiro, terão que se conformarem. Imaginem, descobriu-se que o Conselho já tinha sido criado.
Que surpresa!!! Pois é...O Conselho já estava criado desde o dia 28 de Março de 2008, pela administração de Fátima Diógenes. Engraçado é os vereadores não saberem que já tinham aprovado projeto semelhante. Dá até pra gente deduzir que estes tinham costume de assinar papéis sem nem mesmo saber o que estavam assinando. Veja a cópia do Projeto de Lei que determina a criação do Conselho:








Conforme vemos, o Projeto Lei Nº 002/2008, data do dia 28 de Março de 2008, e em seu Artigo 5º decreta a criação do Conselho de Defesa do Meio Ambiente. Embora tenho sido dado apenas o passo da criação do Conselho, pois se desconhece a lista dos conselheiros, numa demonstração clara que o trabalho à frente da Prefeitura Municipal não tinha o caráter sério que deveria ter. Ora, de nada adianta as coisas existindo só no papel. A sociedade não sabia da criação do Conselho, aparentemente nem os vereadores que participaram do processo para resultar nesse Projeto de Lei. As coisas aqui realmente funcionavam assim. Os demais Conselhos também só existiam no papel, como por exemplo o Conselho Municipal de Saúde, do qual eu mesma era um membro, mas que nunca funcionou de fato. Para reativar o atual Conselho de Saúde, não foi encontrado nenhum livro de atas do que antes funcionava. Nem mesmo no órgão ao qual a cópia das atas das reuniões deveriam ser enviadas. Os livros existiam, porque as vezes os membros recebiam a visita de um funcionário da Secretaria de Saúde para assinarmos atas de supostas reuniões que não tínhamos participado. Registro aqui um detalhe: a única cópia de ata de uma reunião encontrada, contava com a assinatura de um membro do Conselho que já tinha falecido há muito tempo. (Dá pra rir, né?) Pois é... alguém assinou em nome do conhecido Nelzinho do Sindicato, depois de mais três anos de sua morte. Aliás, não simplismente assinou, mas falsificou, porque assinou semelhante às assinaturas originais do mesmo em outros documentos.

Esse paréntese ora aberto para relatar a má funcionalidade do Conselho de Saúde, é simplismenter para mostrar que, provavelmente, o mesmo seria feito com o Conselho do Meio Ambiente que foi criado.

O fato é que agora, os senhores: Perboyre, Gotardo, Ladislau, Arnóbio, e a senhora Joana, além de alguns outros jacarezinhos inconformados, nada podem fazer para impedir que novas políticas ambientais sejam discutidas para Saboeiro, ou que o município deixe de se inscrever para ganhar o Selo Verde, ou ainda que Saboeiro seja impedida de receber os recursos provenientes da conquista do Selo.

Quem ganha com isso é a população saboeirense. Que sejam bem vindos os frutos que certamente colheremos pela atuação do COMDEMA, que sairá agora do papel e passará a existir de fato.

"Em política só vale vencer. A política é uma arte e vencer é o seu objetivo. Resultado só conta o positivo, pois, este entra para a história e os demais caem no esquecimento do dia a dia. Vitória. É a palavra de ordem. Abre-se o caminho do sucesso e a vitória apaga os erros do passado. Na política só aparecem os vitoriosos e com estes escreve-se a história de nosso lugar. Torna-se o político vitorioso um ser distinto, inteligente e humano, os olhos do mundo abrem em flerte para quem tem a chave do sucesso: a Vitória!" (Bruno Calil Fonseca)

Continuando...

NA REUNIÃO ORDINÁRIA DESTA QUARTA-FEIRA, DISFARÇANDO A SURPRESA PELA LEI JÁ CRIADA, O ILUSTRE PRESIDENTE DA CÂMARA, DISSE Q AQUILO LÁ NÃO TINHA NADA A VER, E MANTEVE A VOTAÇÃO, CAUSANDO UMA DUPLICIDADE DE PROJETO. NESTA VOTAÇÃO, A CRIAÇÃO DO COMDEMA NÃO FOI APROVADA, PORQUE OS VEREADORES DA OPOSIÇÃO DETÊM A MAIORIA NA CASA.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem e pela ousadia. E obrigado Aécia, mais uma vez pelos elogios. Quanto as informações sobre Saboeiro, assim que tiver algo relevante lhe informarei, já quanto a cobertura da festa, com certeza farei o possível. Bom no blog já tem algumas postagens que falam de Saboeiro, além do Almir Mota, os links "Nossos prefeitos" e "Colocando cada um em seu lugar." falam um pouco sobre sua terrinha. Bem, quero parabenizar pelo projeto do livro, incentivar e apoiar da maneira que for possível, ficando sempre ao seu dispor. Quem sabe um dia posso ousar o mesmo pra Jucás?! Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!