terça-feira, 11 de agosto de 2015

Saboeiro está sem Juiz Titular há 2 anos. São mais de 1.500 processos parados!

Na semana passada, eu e o Jornalista Amaury Alencar estivemos em Saboeiro para elaborar algumas matérias para o Diário do Nordeste. Um dos assuntos da pauta foi a situação do município diante da ausência de Juiz Titular. 

Atualmente, existem 1.542 processos parados no fórum da Comarca. A situação já dura dois anos, e a sociedade sofre e reclama da demora no andamento de suas demandas. 

Além da falta de Juiz, a Comarca também passou mais de um ano sem promotor titular. Somente há cerca de onze meses a situação foi amenizada, com a chegada da promotora Marina Romagna Marcelino. Antes disso, saboeiro recebia assistência uma vez por semana, do Promotor da Comarca de Iguatu, Aureliano Rebouças Júnior. Atualmente, o município também só conta com a vinda do Juiz titular da Comarca de Iguatu, uma vez por semana, Josué de Sousa Lima Sobrinho, e como a demanda é muito grande, praticamente a pilha de processos que cresce a cada dia não se move. Como agravante, são apenas dois servidores do Estado e mais uma servidora cedida pela Prefeitura Municipal para dar andamento em todos esses processos, número insuficiente para cobrir a necessidade do município.

O funcionário da Comarca, Pedro Queiroz Júnior, explica que a situação é complicada, porque a população reclama, cobra mais celeridade no andamento dos processos, mas diante da situação exposta isso é impossível.

A Promotora do Município, Dra Marina Romagna, é muito sensível ao problema, e tem demonstrado muito interesse em atender a população. Porém, a falta de um juiz atendendo diariamente na Comarca também afeta os trabalhos da Promotoria.Como é dada prioridade aos casos mais graves, especialmente as pequenas causas vão sendo deixadas pra depois, como casos de pensão, divórcios, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!