quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A participação do Jornalista Alberto Perdigão no I Seminário de Comunicação do Cariri


O Jornalista, escritor e Professor da Unifor, Alberto Perdigão, será um dos palestrantes do I Seminário de Comunicação do Cariri, que acontece na cidade do Crato, nos próximos dias 28 e 29 de agosto.

Na oportunidade, o jornalista fará o lançamento do seu livro "Comunicação Pública e Inclusão Política- Reflexões Sobre Cidadania Ativa e Democracia Participativa". 

O livro Comunicação Pública e Inclusão Política traz 38 artigos jornalísticos e duas entrevistas sobre comunicação pública, televisão pública e ciberdemocracia, publicados por Alberto Perdigão, nos últimos quatro anos. Antes do lançamento, Perdigão falará sobre a Lei de Acesso à Informação, a LAI, como ferramenta de participação e controle social.

O jornalista considera que a Lei de Acesso à Informação representa um avanço para os governos e para a sociedades. Mas alerta para o risco da LAI ficar só no papel. A palestra é aberta a jornalistas, comunicadores, estudantes e interessados.

O livro

O livro traz prefácio de Cosette Castro, da Universidade Católica de Brasília, e apresentação de Gilmar de Carvalho, da Universidade Federal do Ceará. A ilustração da capa é do cratense, Sérvulo Esmeraldo.

Em Comunicação Pública e Inclusão Política (RDS, 170 páginas) Perdigão analisa os novos comportamentos dos governos e dos cidadãos diante das possibilidades de diálogo político proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação.

A leitura da obra é imprescindível para profissionais e estudantes de Comunicação e de Gestão Pública interessados no acesso à informação, na liberdade de expressão e no diálogo público como ferramentas para o fortalecimento do Estado e para a legitimação dos governos.

Trechos

“A LAI está para os governos como a iluminação está para a praça pública. Sem lâmpadas que acendem, o cidadão não entra, não vê o que ocorre lá dentro, onde embusteiros podem estar usufruindo indevidamente do espaço de uso comum, quem sabe até vendendo as luminárias e os postes.” (do artigo A LAI e a Lâmpada Maravilhosa).“Os políticos que não acompanharem a nova ordem comunicacional, a da verdadeira comunicação, a do diálogo, logo poderão estar empalhados em museus, ao lado do Estado solitário e da cidadania muda.” (do artigo Voto na Ciberdemocracia“Melhor seria, talvez, propor às emissoras integrantes da rede, como condição à manutenção do convênio, que passem a cumprir uma agenda de desgovernamentalização, de troca da chapa branca pela chapa colorida e plural do interesse público.” (do artigo A TV Pública é uma Só).

A palestra e lançamento do livro de Alberto Perdigão acontece no sábado (29), às 10h:30min, no Salão de Atos da URCA.

Para ver a programação completa do Seminário Clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!