terça-feira, 3 de setembro de 2013

Polêmica: muitos saboeirenses não aprovam a reforma da Igreja Católica

Durante todo o dia de ontem, diversas pessoas entraram em contato com a equipe do Blog Saboeiro Existe e Jornal Folha Semanal, demonstrando insatisfação com a reforma que está sendo realizada na Igreja. Muitos entendem que a reforma, tal qual está sendo feita, está descaracterizando o estilo antigo da secular Igreja Matriz, construída por volta do fim do século XVIII.

A Igreja Matriz é o cartão postal de todas as cidades, a maior referência arquitetônica. É um componente que ultrapassa o limite da fé, e entra na riqueza cultural de cada cidade, e faz parte da vida de muitas pessoas.

A nossa Igreja já vem sofrendo ao longo dos anos, diversas transformações. Não existiu um cuidado de preservação do patrimônio nas reformas já antes realizadas. O Patamar foi modificado, o antigo coro foi derrubado, as portas não atendem mais ás características da construção original. Aos poucos partes importantes de nós tá sumindo, junto com as lembranças sepultadas no tempo.

Dentro do projeto da atual reforma, estão incluídas a construção de uma capela, de uma sacristia e de um confessionário, na parte traseira da Igreja. Além disso, na parte principal do templo, em frente ao Altar-Mor, está havendo uma modificação na altura do piso. Os altares serão preservados, e toda a Igreja receberá nova pintura.

A mudança, de acordo com as lideranças da Igreja Católica local, foi concebida mediante aprovação do Conselho da Igreja, que conta com a participação de representantes das comunidades eclesiais. 


Jarbas Olinda, que faz parte da Comissão responsável pela reforma, falou à nossa redação que foram realizadas várias reuniões, e que a decisão de construir esses novos espaços foi tomada em conjunto, com diversos líderes comunitários. Jarbas explicou que não havia um espaço para o Padre, e outros religiosos visitantes, trocarem de roupa com privacidade, justificando que todas as igrejas têm esse espaço. Em relação á capela, o mesmo explicou que esse já era um projeto antigo da igreja, da época em que era o Padre Leirton que estava à frente da Paróquia. As mesmas explicações foram dadas pelo jovem Rone Nascimento, líder comunitário do Bairro N. Sra. de Fátima e ajudante nos trabalhos da Igreja Matriz.


A Igreja realizou no último dia 31 de agosto, uma rifa de uma moto e vários eletrodomésticos para realizar a reforma. Nossa equipe está aguardando o Padre Glebson retornar hoje de uma viagem á sua cidade natal, Arneiroz, para dar mais esclarecimentos. 




Um comentário:

  1. O Vaticano deveria ser mais rígido quanto a essa deterioração do patrimônio histórico, que não é só da Igreja, mas de todos os seus fregueses. Órgãos como o IPHAN também, de ofício, deveriam tombar e fiscalizar tais monumentos.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!