sábado, 21 de abril de 2012

Valdizar Andrade volta ao torrão natal e ministra palestra para funcionários da saúde

Valdizar Paula de Andrade, ou simplesmente Valdizar Andrade, como é conhecido nacionalmente, é  brasileiro, natural de Saboeiro, para orgulho de nossa gente. É mais um filho da terra vencedor, que de uma vida simples na zona rural, tendo sido agricultor, catador de algodão na gloriosa época de nosso ouro branco, saiu muito cedo para "ganhar o mundo", como se diz na linguagem popular da região, e podemos dizer que ele ganhou o mundo, e o mundo ganhou mais um profissional cinco estrelas.

O protagonista dessa história de sucesso saiu da pequena Saboeiro em 1975, não tendo concluindo sequer o Ensino Fundamental. Mas o jovem agricultor tinha sonhos, tinhas metas e muita força de vontade. Inicialmente trabalhando naquilo que muitos nordestinos fazem, quando migram para a cidade grande, ele trabalhou como mascate, no ramo do crediário, vendendo de porta em porta. Mas ele queria muito mais, e foi estudar. Concluiu o Ensino Médio, e  conseguiu concluir a faculdade de Direito, mas decidiu-se por outro caminho, e logo fez o curso de Administração. Na trajetória, Valdizar trabalhou em grandes empresas, como o Banco Itaú, entre outras. Valdizar é pós-graduado em gestão de pessoas, mestre em comportamento organizacional, especialista em dinâmica de grupos, Máster e trainer em Programação Neurolinguística, The Coach Clinic e "Professional & Self Coach", hipnólogo com certificação internacional , e autor do livro: Caminhos para o Sucesso.

Com o propósito de promover mudanças na vida das pessoas, grupos e organizações, Valdizar Andrade fundou na década de 90 a Vanguarda Consultoria e Assessoria, uma empresa com cabedal de serviços nas áreas de treinamento, consultoria, coaching e mentoring, com sede em Cuiabá- MT. A mais de doze anos no mercado de consultoria e treinamento de pessoas, a empresa trabalha com foco no desenvolvimento de talentos, agregando modernização, eficiência, eficácia e transparência nas organizações que estão abertas aos processos de mudanças. Atuando em nível nacional, e tem como objetivo a satisfação total do cliente.


Palestra para os conterrâneos

Uma das coisas que sempre moveu o jovem empreendedor Valdizar Andrade foi a vontade de usar seus conhecimentos e seu trabalho para fazer alguma coisa para seu berço natal. Assim sendo, um primeiro contato com Secretário de Cultura, Marcos Melo, tranformou este num elo que permitiu um primeiro passo muito importante na realização do desejo de Valdizar: aplicar seus conhecimentos aqui em saboeiro. Assim surgiu a oportunidade da primeira palestra, realizada na tarde desta sexta-feira (20), no auditório do Pólo de Assistência Social, que teve como público alvo funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. 

Valdizar apresentou um dos temas que sua empresa trabalha: o PNQASP- Programa Nacional de Qualidade no Atendimento à Saúde Pública.  Subtemas: Desenvolvimento de competências; Administração de conflitos; Relacionamento interpessoal; Relações Humanas. A temática muito interessante aliados á técnica e habilidade do preletor, prendeu a atenção de todos, tornando a experiência exitosa. "Sou especialista em gente", foram uma de suas primeiras falas, falando do quanto é difícil lidar com as pessoas, com os conflitos, as necessidades, as diferenças e da necessidade de gostar de gente para se dar bem num trabalho que exige um contato contínuo com diferentes pessoas, ainda mais considerando-se que, na área da saúde, é um contato que ocorre num momento de fragilidade dessas pessoas, que estão lidando com a busca da cura para si ou para um parente. Focou-se em planejamento, estratégias, acolhida, sonhos, transição, liderança, paciência, organização, competências, resultados, e outros conceitos ligados ao assunto apresentado.

O empresário, falou do projeto de estar abrindo uma ramificação de sua empresa na capital cearense até  final do ano, manifestando assim o desejo de manter essa proximidade com o município de Saboeiro, e realizar outros trabalhos que venham de encontro ao seu desejo de fazer mais em prol da melhoria e qualidade de vida de seus conterrâneos. "Se Saboeiro fosse uma droga, eu viveria constantemente drogado, porque amo esta cidade", declarou Valdizar, que fez questão de evidenciar seu orgulho de divulgar por onde passa sua origem.



A emoção

Zefinha, Dijesus e Valdizar
Valdizar chorou emocionado ao receber a visita do amigo de infância e juventude, Dijesus do Fausto. Eles foram companheiros de roça, apanharam algodão juntos, e compartilharam emoções de uma época onde a vida era mais difícil, e os sonhos ainda pareciam distantes do alcance. No abraço emocionado, as lágrimas rolaram, dando vazão à saudade, uma cena inesquecível para esta blogueira, que sentiu-se contagiada pela emoção dos dois. A irmã de Valdizar, Zefinha do Antonio Plácido, também ficou muito emocionada, e falou que Dijesus era tratado na casa de seu pai como uma pessoa da família, e que eles o consideravam como um irmão. Ainda contagiado da mais genuína emoção, Valdizar pôde abraçar outra amiga, a Senhora Maria Duarte César, vulgo Mariquinha, e mais tarde, na saída do Pólo, mais emoção ao reencontrar o amigo Marcharé, que parecia não acreditar que Valdizar estava diante de seus olhos.


Soltando o Verbo:

Dona Mariquinha e Valdizar
É esse sentimento de quem reconhece que deixou uma parte importante de si em Saboeiro que mais importa, porque é muito triste quando escutamos um conterrâneo dizer que não gosta de sua cidade natal. É até admissível dizer que se prefere uma cidade maior, onde ofereça mais recursos, mas algumas pessoas irrefletidamente chegam a dizer: eu odeio minha cidade! Na minha opinião, que diz isso, é porque não tem amor pela sua própria história, quem é incapaz de se emocionar com o reencontro de pessoas que fizeram parte dos momentos mais marcantes e da fase mais linda da vida de uma pessoa, que é sua infância. São por cenas como a que presenciei, que meu peito se enche de orgulho de dizer: eu sou de Saboeiro! Saboeiro Existe e eu posso fazer minha parte para que essa existência se torne mais relevante, para que as pessoas que aqui vivem tenham orgulho de viverem ou de voltarem aqui, que sintam prazer em dizer que nasceu aqui.

Deixo aqui um abraço ao meu novo amigo, Valdizar Andrade. Seu trabalho é fantástico, Valdizar! Agradeço a entrevista concedida ao nosso blog, e nos colocamos à sua disposição. Torcemos pelo seu breve retorno, e que essa palestra seja estendida para um público muito maior, porque os funcionários do setor da saúde precisam muito de aperfeiçoamento, de orientação e de elevarem sua auto estima, haja visto que, muitas vezes, ou melhor dizendo, quase sempre, estes se tornam alvos das críticas e manobras políticas em tempo eleitoral, e acabam não tendo seu trabalho reconhecido.

Um comentário:

  1. parabéns minha amiga, amei a matéria.Gostaria de ter estado presente nesta palestra, até já participei de algumas com este tema, mas com um conterrâneo seria 10.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!