quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A emoção do resgate dos mineiros no Chile


Encerrou-se com sucesso a operação de resgate dos 33 mineiros que ficaram presos durante 70 dias na mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile. A operação durou mais de 25 horas e foi concluída sem incidentes.

Seis socorristas desceram à mina para ajudar na preparação da retirada dos mineiros. A operação foi iniciada às 23h18 da última terça-feira, dia 12, com a descida do socorrista Manuel González Pavez, e só terminou às 0h32 desta quinta-feira, 14, quando o sexto e último socorrista que ajudou na retirada dos mineiros chegou à superfície.

Com a chegada da cápsula à superfície, uma sirene tocou por alguns segundos e foi feito um anúncio formal de que todos tinham sido resgatados e estavam em boas condições.

A cada mineiro que chegava à superfície, a equipe de resgate e familiares comemoravam sua chegada e os mineiros, muito emocionados, eles eram levados ao hospital onde estão sendo submetidos a uma bateria de exames médicos.

O bem-sucedido resgate dos 33 mineiros soterrados na mina San José, no Chile , custou entre US$ 10 milhões e US$ 20 milhões, estimou na madrugada desta quinta-feira o presidente chileno, Sebastián Piñera, na primeira projeção oficial sobre a operação.

De acordo com Piñera, um terço da verba veio de doações voluntárias "de muitas empresas" e os outros dois terços foram bancados pelo Estado. Para ele, "cada peso (moeda local) valeu a pena, cada peso foi bem gasto".

O presidente disse, em entrevista à TVN, que nos próximos dias será divulgado um informe detalhado com todos os gastos da operação de resgate e das buscas realizadas depois de 5 de agosto, quando um desmoronamento deixou os 33 presos na mina San José. Eles só foram localizados 17 dias depois.

- O importante não era que tínhamos os recursos, mas sim a melhor equipe humana que se constituiu na história de nosso país - afirmou Piñera.

Ele também destacou que 1 bilhão de pessoas assistiu, em todo o mundo, o resgate dos mineiros. Para o presidente, "nunca os olhos do mundo estiveram tão voltados para o Chile".


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!