terça-feira, 5 de julho de 2016

O retorno triunfal da cultura da quadrilha junina em Saboeiro

Vencendo todas as dificuldades e desafios, os amantes de quadrilha da cidade de Saboeiro, conseguiram formar, não apenas uma, mas duas maravilhosas quadrilhas que deram um espetáculo de beleza e cultura.

Tendo à frente dois profissionais de alto nível, Marcone Alves e Roberto Robyson, as quadrilhas de Saboeiro mostraram, neste ano de 2016, que estão preparadas para competir em diversos festivais, dando um show de criatividade, sincronismo, beleza e sobretudo, amor pela tradição e pela cultura regional.

ARRAIÁ NOITE NO SERTÃO

A Quadrilha Arraiá Noite no Sertão, desenvolveu o Projeto Cai Cai Balão, e apresentou o tema "Nordeste- Povo que tem fé. Saudade o meu remédio é dançar!" São cinco anos de luta, tendo à frente o Coreógrafo e Marcador Marcone Alves. A Noite no Sertão apresentou em seu cenário e coreografias a fé do Nordestino, exaltando a fé dos saboeirenses em sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. No cenário, uma linda imagem da Igreja Matriz de Saboeiro, pintada a mão pelo artista plástico José Máximo Paulino. A Noite no Sertão contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal, do vereador Ernani Jr, Eugênio Bastos, Germano Florentino, Vereador Mozer, Dr. Tácito Cavalcanti e Priscila Oliveira. Em uma apresentação num Festival em Catarina-Ce, a Arraiá Noite no Sertão ficou em segundo lugar. A quadrilha também foi muito apreciada em Antonina do Norte, e realizou diversas apresentações aqui na cidade. Com um figurino moderno e luxuoso, mais  adaptado ao novo estilo de quadrilha, a veterana fez bonito onde se apresentou, e mostrou que, se tiver investimento, está a altura das modernas quadrilhas que brilham nos festivais estaduais. A habilidade e a experiência de Marcone Alves, somado à sua capacidade de liderança, proporcionou uma notória harmonia entre os membros, de modo que  a vontade de fazer quadrilha estava estampado na cara de todos os componentes, numa alegria contagiante. A figura de Marcone Alves como marcador é algo espetacular, tanto que o mesmo já foi premiado em diversos festivais ao longo de uma década, inclusive atuando como marcador em quadrilhas de outros municípios. A quadrilha brilhou com a união de novos componentes junto com veteranos, nomes como Arlete Adeodato, que brilhou na posição de noiva, e Geovânia. "Trazer esse tema, para nós, além de referenciar a fé dos católicos saboeirenses, tem um objetivo também de deixar uma mensagem à todos que assistiram nossas apresentações, de que o mundo precisa mais de Deus, que as pessoas, de um modo geral, independente de religião, precisam acreditar na essência e no Poder Divino, e que que a fé é fator determinante para se alcançar as respostas que a humanidade precisa e desenvolvermos uma cultura de paz que possa transformar o mundo e as pessoas", disse Marcone Alves.

ARRAIÁ LUAR DO SERTÃO



A Quadrilha Arraiá Luar do Sertão, fundada esse ano, tem como coreógrafo e idealizador do tema, o jovem Roberto Robyson, que também tem bastante experiência nessa área. Juntamente com a marcação do jovem Geilson Barbosa, popularmente conhecido como Totó, apresentou o tema "O Vaqueiro", traçando o perfil dessa figura tão singular na história do sertão, o bravo homem vestido de roupas de couro que desbrava os garranchos da caatinga, em meio aos seus espinhos, para capturar um boi. A Luar do Sertão desenvolveu o tema inspirado na primeira pessoa que formou uma quadrilha em Saboeiro, a lendária Dona Eudócia, a precursora de todas as danças e ritos folclóricos na cidade, com base na informação de outro importante nome da cultura local, o Marxaré, que relembrou a apresentação do mesmo tema pela quadrilha coordenada por Dona Eudócia, em tempos remotos em que tudo era muito rústico, de modo que as vestimentas eram feitas de papel. A criatividade de Roberto Robyson deu uma roupagem mais moderna às lembranças da quadrilha de Dona Eudócia, e os 18 pares da Luar do Sertão, juntamente com seu Marcador, Totó, presenteou a população em diversas apresentações com outro belo espetáculo cultural! Originada num bairro de periferia da cidade de Saboeiro, e sem apoio do poder público municipal, sem vestimentas luxuosas, mas sobretudo com muita criatividade, garra e vontade de superar os desafios, eles apostaram na reprodução do estilo tradicional, e arrancaram aplausos em todas as apresentações. Foram colaboradores da quadrilha:  Dr. Tacido Cavalcante, Germano Florentino, Vereador Mozer, empresário Vavá, Dr. Luma Braga, Manoel Filho, Biu (motorista), Raimunda Merquides, Wilna Cavalcante, Fernando do Posto, Cassiana, Socorro do Ribeiro, Antônio da Caçula.Nós da família Luar do Sertão somos vitoriosos, pois vencemos varias batalhas durante todo esse tempo. Toda essa dificuldade nos ajudou a enxergar além do horizonte, nos libertar de diversos medos e nos fazer sonhar cada vez mais. Os elogios, gritos, palmas e parabéns que recebemos da sociedade foi o reconhecimento de que fizemos uma ótima apresentação e isso não tem preço! Mostramos de forma humilde e satisfatória aos que nos deram as costas que, conseguimos vencer as barreiras impostas por eles e deixamos orgulhosos aqueles que apostaram na gente, que se comoveram com nossa situação. "

Mais Fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!