terça-feira, 8 de setembro de 2015

Saboeiro enterrou de vez o 7 de setembro

Quem fez parte da geração escolar dos anos 80 e 90 em Saboeiro sabe bem o que é um desfile cívico. Um mês de ensaio, o ritmo e a cadência dos sons, o alinhamento, a seriedade, o sentimento de brasilidade! 

Personagens históricos desfilavam nas ruas da cidade! Quem da minha geração esqueceu o D. Pedro I interpretado pelo jovem Egitor Braga, montado num lindo cavalo? E as balizas, os representantes de Joaquim José da Silva Xavier (O Tiradentes), e os representantes dos escravos, os das profissões, as nossas riquezas naturais, nosso folclore.... tudo se perdeu, e está vivo apenas na memória de uma  juventude que aprendeu a cantar o Hino Nacional desde a infância, que conhecia os Hinos da Bandeira Brasileira, o Hino da Independência! 

Era um sentimento que nos dava orgulho de ser pequenos brasileiros, moradores de uma cidadezinha que quase podia se chamar "muito longe", meio parada no tempo... Mas num tempo em que as pequenas coisas se tornavam grandes! Sinto saudades daquele tempo!

Ontem em Saboeiro o 7 de setembro se resumiu a pequenas atividades intra-escolares. A tradição foi enfraquecendo a cada ano, e neste ano de 2015 morreu por completo!

Lamentável!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!