quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Conversando francamente com Perboyre Diógenes sobre as eleições 2016


Na última sexta-feira (28/08), estive na companhia de Perboyre Diógenes, Priscila Oliveira e Ladislau Braga onde debatemos muito sobre as eleições municipais 2016. Em seguida fomos participar da Vaquejada e Exposição de Brejo Santo (Expobrejo), onde nos encontramos com o deputado estadual Daniel Oliveira, a Secretária de assistência Social de Juazeiro, Delian Matos, entre outros políticos ligados ao Senador Eunício Oliveira.

Animados pelo contagiante forró da principal atração da noite, Aviões do Forró, o clima foi de diversão, descontração, mas como não poderia deixar de ser, falamos também de política e da esperada festa do aniversário de Perboyre Diógenes, que acontece no próximo dia 9 de outubro, para a qual o deputado Daniel Oliveira já confirmou presença.



Bastidores: conversa franca

O futuro de Saboeiro a partir das eleições de 2016 é o que nos preocupa a todos os saboeirenses. É inevitável o assunto em todas as rodas de conversa, especialmente quando tem um político no meio. Particularmente, tenho questionado à quase todos os supostos pré-candidatos ao posto de prefeito ou prefeita de Saboeiro para a próxima disputa eleitoral, sempre perguntando sobre projetos estratégias de campanha, tecendo comparativos, analisando fatos passados e fazendo questionamentos à cerca dos principais problemas de Saboeiro. Independente da minha escolha pessoal, procuro respeitar o princípio democrático e a escolha e opinião de cada um, e sempre que tenho oportunidade procuro colher informações para compartilhar com vocês, queridos leitores do meu blog. 

Não podemos ignorar a importância política de Perboyre Diógenes no município de Saboeiro e o ato dele ainda ser hoje em dia a maior liderança de oposição, quer isso desagrade ou agrade a alguém. E isso o coloca numa posição privilegiada diante das demais lideranças de oposição, pois é ainda a liderança que mantém maior número de votos maior número de aliados a nível de município e no cenário político estadual e federal, contato mais direto com a população, tem maior procura do eleitorado, tem mais serviço prestado e condições de levantar mais dinheiro para uma campanha (fator que acho mais inescrupuloso na política, mas infelizmente pra se ganhar uma eleição por mais bem intencionado que se seja precisa de muito dinheiro, e acredito que esta eleição de 2016 será a mais cara de toda a história da maioria dos municípios brasileiros, por diversos motivos, mas principalmente porque a população está descrente dos políticos).

Tive o que prefiro chamar aqui de uma "conversa franca" com Perboyre Diógenes, e confesso que procurei fazer os mesos questionamentos que fiz em outros momentos para conferir se o pensamento do ex-prefeito e deputado em relação à Saboeiro se mantém. Posso dizer que até me surpreendi com a convicção que senti quanto aos verdadeiros propósitos da liderança. Verdadeiramente percebo uma mudança profunda na visão que o esmo tem de uma administração pública, e acima de tudo, um homem consciente dos erros que cometeu, tanto quanto do bem que fez a muitos, enquanto esteve no comando de Saboeiro.

Perboyre se mantém irredutível quanto ao principal candidato de oposição sair do PMDB, e não esconde seu desejo de ser o candidato, já que legalmente está apto a concorrer nas próximas eleições. Todavia, falou da importância de buscar uma aliança com as demais lideranças e de respeitar sobretudo a soberania e a vontade do povo. Perboyre defende que o principal quesito de democracia na escolha do ou dos candidatos é a pesquisa. "Defendo que todos os que desejam ser candidato, que se baseiem em pesquisas, e pesquisas que aponte o preferido e o mais rejeitado em todas as situações." 

Perboyre disse estar aberto ao diálogo, e que fará diferente. Será aliado de quem quer mudar o destino de Saboeiro, e que não agirá como agiu no passado, comprando lideranças, porque seu projeto político agora é outro.

Outros posicionamentos:

Nosso blog também apresentará outras matérias apresentando a visão política de outras lideranças de outros partidos que pretendem ser também candidatos. Isso manterá a idoneidade do Blog, e apresentará ao povo de Saboeiro as diferentes visões de cada um. Já se comprometeu em sentar comigo para uma conversa franca também, Gilvan Ferreira, atual Secretário de Administração da Prefeitura Municipal, um dos nomes que podem surgir como candidato do lado da situação. esse encontro poderá acontecer ainda esse mês!



7 comentários:

  1. Como a safra de novos candidatos a prefeito é fraca, fraca em ideias, fraca em ideologia, fraca em interesse pelo bem publico. Mais por um outro lado é forte, forte em votar no prefeito por ser meu tio, meu primo, meu amigo ou talvez por ter me ajudado financeiramente quando precisei, pensamento arcaico, pensamento de uma sociedade antiga que parou no tempo. Uma cidade com 192 anos que parou no tempo, A situação crer que o atual prefeito fez muito, lógico. Os antigos administradores não tiveram a competência de fazer nada, somente de encher o bolso e enganar o o povo, igual o atual prefeito faz, porem ele foi 00,1% mais inteligente, fez umas obras ali, outras "aculá" . Há para povo foi de mais. Tah na hora do povo entender que devemos lutar por nossos direitos, essa é a nossa luta, não a deles. Todo ano de política é a mesma coisa brigando uns contra os outros, enquanto quem entra no poder não faz porcaria alguma, sociedade não sabe de longe o que é uma boa gestão, com uma saúde decente, uma educação valorizada, uma segurança pontual e assim vai, tudo isso é possível, porem os políticos pensam primeiro em roubar, super faturar obras e depois o resto que sobrar investir na cidade, ai falta dinheiro mesmo. Enquanto o povo não entender que nossos verdadeiros inimigos não somos nos mesmo e sim essa escoria chamado POLÍTICO, nem o Brasil e muito menos o Saboeiro vão ter progresso um DIA!

    ResponderExcluir
  2. Queria tanto acreditar nessa mudança!!!

    ResponderExcluir
  3. O Arnóbio Junior como Prefeito? Nem cumpre suas promessas, só falar com o povo na época de eleição. Espero que passe bem longe da casa dos meus pais.

    ResponderExcluir
  4. Aecia conte sempre comigo, tem meu carinho e respeito.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sou jornalista editor da Gazeta de Notícias Juazeiro do Norte-Crato-Barbalha, temos interesse num aprofundamento da história de Francisco Fernandes Vieira - Barão do Icó, depois Visconde do Ico. Ele residiu em Saboeiro no século XVIII ou na então fazenda Cococi? Ou Cococi (fazenda depois município) foi criada pelos Feitosas. Onde residiu de fato Francisco Fernandes Vieira? É uma belíssima história e vale apenas explorar. Ainda existe algum remanescente da família Fernandes Vieira em Saboeiro? Alguém mais, além de Enéas Braga, escreveu sobre os Fernandes Vieira? Meu E-mail: > gazeta@folha.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fabio Lobato Cândido Silva. Essa é a unica soluçao para saboeiro.Homem de caráter,religioso,honesto e bons princípios.advogado diácono. Administrador pedagogo e o que ele fala cumpre.o resto é farinha do mesmo saco ou bananeira que já deu caixo!só ladrão querendo enrricar a custa desse povo humilde não muito esclarecido.mas parece q o povo não aprende ja apanhou tanto cansado de ser enganado.Fábio venha salvar esse povo sofrido vc será o Salvador da Pátria de saboeiro!

    ResponderExcluir
  7. Saboeiro precisa de pessoas que realmente queira mudar a historia dessa cidade, sem pensar em fazer fortunas a custa dos cofres públicos, enquanto isso de uma cidade tranquila e calma, passa a ser considerada violenta, a onde as pessoa já não pode mais se quer sair a noite para encontrar os amigos como fazia a anos passados, com tantos anos que foi fundada e pouco feito, mais ainda há esperança, nem tudo esta perdido, assim eu acredito.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!