quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Projeto vai reduzir lixo tóxico na região Centro-Sul do Estado


Começou pelo município de Cariús o projeto "Recolher é renovar: viva sem lixo tóxico", para 24 Municípios que integram o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe. A ideia é expandir as ações de recolhimento de embalagens de agrotóxicos e de outros produtos que agridem o meio ambiente em parceria com Prefeituras.

A adesão da Secretaria de Agricultura de Cariús ao projeto é pioneira. "Consideramos um programa muito importante porque essas embalagens trazem risco à natureza e à saúde humana", frisou o secretário Jucil Lopes Gomes. "Fizemos um trabalho de educação ambiental e de conscientização dos produtores rurais".

A gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Vandiza Sucupira, espera que o exemplo de Cariús chegue aos demais Municípios da região. "Jucás e Acopiara já demonstraram interesse em participar", disse. "Cada cidade é quem faz o seu planejamento sobre as ações educativas e define os pontos de recolhimento das embalagens".

Para ela, o programa vai ajudar a despoluir os rios, córregos, lagoas e outras áreas de produção agrícola. "Na região há muitos debates sobre poluição e agrotóxico, mas agora temos uma ação efetiva, uma resposta para o problema".

O projeto é uma iniciativa do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe e foi apresentado aos Municípios em abril de 2009. O presidente da instituição, Joaquim Feitosa, espera a adesão das cidades. "Por enquanto, apenas Cariús aderiu e já se mobilizou com resultado concreto. Esperamos que outros Municípios façam o mesmo".

Em Jucás, já começou o trabalho de mobilização e de orientação aos produtores rurais. O secretário de Agricultura, José Teixeira Neto, disse que este ano, pretende recolher todas as embalagens de agrotóxicos que forem adquiridas pelos produtores rurais. "Estamos definindo em cada distrito pontos de coleta. Já podemos dizer que aderimos ao projeto".

De acordo com informações do escritório da Cogerh, que é o órgão que dá o suporte e faz o recolhimento geral das embalagens, Várzea Alegre, embora não faça parte da Sub-Bacia do Alto Jaguaribe, solicitou informações acerca do projeto, para aderir ao programa.

O projeto propõe um trabalho de mobilização e de educação ambiental, com a implantação de postos de coleta de materiais tóxicos, tais como pilhas, celulares, embalagens de fertilizantes e de agrotóxicos nos 24 municípios que integram a Sub-Bacia do Alto Jaguaribe. O objetivo é dar uma destinação correta a esses resíduos.

Fonte: Diário do Nordeste

3 comentários:

  1. Minhha grande amiga Aécia Leal eu sou o Tim do Quixelô em Fóco, muito obrigado por você ter colocado o Pley da Rádio Paraíso FM de Quixelô no seu maravilhoso Blog, estarei aqui sempre a sua disposição quando precisar de mim é só falar fmfatim@hotmail.com, um grande abraço e fique com Deus !!!

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito importante para o meio ambiente tão maltratado coitado!
    Bela noticia e bela postagem.



    Atualizei o blog passa lá.

    ResponderExcluir
  3. Aécia Leal estou aqui para lhe dizer o quanto fiquei grato com o elogio que recebi, é muito importante pra mim, acho que deve ter noção, fico extremamente feliz por saber que gostam do que escrevo.
    Mas, é sim sou aprendiz do ramo, não fazem nem tres meses que criei esse blog, e hj estou completamente apaixonado pelo meio!

    Te seguindo ]..

    Um grnd bjo

    http://essenciaego.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!