quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Associação pede doação de garrafas pet em Saboeiro


A Associação de Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Saboeiro, deu início a uma campanha pelo Facebook, para arrecadar doações de garrafas pet.

A associação foi fundada em fevereiro de 2011, pela então presidente, Antonieta Costa, quando esta era Secretaria do Meio Ambiente do município. Até o ano passado, a associação coletava diversos tipos de resíduos, e havia uma certa dificuldade no aproveitamento desses materiais. Em julho de 2015, a associação marca um novo capítulo em sua história, com eleição para escolha da nova presidência, quando assumiu a jovem Marciana Oliveira. 

Nessa nova fase, a associação está recolhendo apenas garrafas pet, que serão utilizadas para a confecção de vassouras ecológicas. O saboeirense Marcos Olinda, fez recentemente a doação de duas máquinas de corte de garrafas. Atualmente, dos seis catadores que fazem parte da associação, apenas três estão ativos no trabalho de coleta e confecção das vassouras. Eles já estão trabalhando numa primeira remessa encomendada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A produção ainda é muito pequena, pela pouca quantidade de matéria prima. 

A presidente da Associação, Marciana Oliveira, informa que espera que campanha surta um efeito positivo. Que traga motivação para os outros três catadores abraçarem o projeto, mas que, principalmente, mobilize a sociedade saboeirense para fazer a doação da garrafa. "Nós apelamos para os comerciante,s especialmente donos de bar, lanchonetes e restaurantes, e moradores de maneira geral, que não joguem fora essas garrafas. Nós disponibilizamos um telefone para que as pessoas entrem em contato conosco, e nós vamos buscar essas garrafas na casa ou estabelecimento comercial. Dessa forma, os amigos saboeirenses estarão zelando pelo nosso meio ambiente e ajudando  famílias carentes do município, pois parte da renda da venda das vassouras será utilizada para a compra de cestas básicas para famílias carentes do município e a outra parte é os próprios catadores, que também são famílias em situação de vulnerabilidade social."

Marciana Oliveira informou ainda que o objetivo da associação é, ampliar a produção, para a venda direta ao consumidor e em comércios do município. para confeccionar uma vassoura, são necessárias 20 garrafas pet. As vassouras confeccionadas pela associação são vendidas por R$ 10,00 a unidade.

O serviço Disk Pet atende pelo telefone: 98107-5016.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!