domingo, 8 de julho de 2007

MINHA CIDADE SÓ EXISTE NO MAPA???!!!



Minha cidade existe no mapa!!!!...rssss...Só no mapa!!!! A pequena Saboeiro existe. A cidade tem quase duzentos anos, mas parou no tempo. Só há pouco tempo que a internet chegou aqui, mas a telefonia celular ainda não. Falta emprego, falta salário digno para os poucos que trabalham. Aqui poderia ser chamada a "terra do nunca". A terra onde um professor pós-graduado, até poucos meses atrás, ganhava a mísera quantia de R$ 150,00 (pois agora aumentou uns trocadinhos...rsrsr). Aqui, o salário mínimo não é o mínimo de fato. A terra em que as lideranças que assumem permanecem por mais de trinta anos no poder....rssss A cidade da anti-democracia! Mas, ela existe e precisa crescer, precisa mudar. A mente das pessoas daqui precisa mudar. Elegemos um deputado estadual, mas estamos entre os cinco municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado do Ceará. Segundo a FENAM - Federação Nacional dos Médicos, responsável pelo Projeto Caravana Fenam (2007), em parceria com o CREMEC e o SIMEC (Conselho Regional e Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, respectivente) e com a Secretaria de Saúde do Estado, Saboeiro apresentou um IDH de 0,560, perdendo posição apenas pasra as cidades de Barroquinha, Granja e Croatá, estando à frente apenas da cidade de Salitre.


A frase irônica, que intitula a postagem, é uma forma de chamar atenção para esta pequena e pitoresca cidade, de povo simples, hospitaleiro. Povo ingênuo, submisso, oprimido e carente (materialmente e espiritualmente, por não conhecer a própria força).

Desse modo, Saboeiro precisa deixar de existir somente no mapa, e evoluir, crescer economicamente e socialmente. E uma cidade só cresce à medida que seu povo também cresce.

Saboeiro

Vice- Presidente do SIMEC Edílson Melo
expilcando a caravana à população de Saboeiro
" Protegida por Nossa Senhora da Purificação a padroeira do município, Saboeiro, uma das cidades mais antigas do Ceará, localizada a 479 km de Fortaleza, recebeu a Caravana FENAM com um café da manhã na Câmara Municipal. Logo começam os trabalhos dos integrantes deste grupo, que se separam e vão fazer as entrevistas. A prefeita não se encontrava na cidade e a Caravana foi recebida por seus assessores. Eles falaram das dificuldades maiores do município, como o saneamento básico que só existe em um bairro. Um novo projeto está sendo providenciado para esse mês de junho ainda, visando atender de 10% a 15% da população.

Como as demais cidades, o desemprego e a falta de perspectiva para os jovens é a maior reclamação. Outro grande problema é a falta de um lugar adequado para colocar o lixo. Lá se usa aterro sanitário, que atrai muitos urubus ao local. No setor de educação, a grande reclamação é quanto ao salário dos professores, de apenas R$150,00. Um grupo conversou com os integrantes da Caravana FENAM, desabafaram suas maiores dificuldades e se mostraram com muita boa vontade de mudar a realidade de Saboeiro."
(trecho do artigo do site: http://www.simec.med.br/s_noticias.asp?id=200)

11 comentários:

  1. Infelizmente, a maioria das cidadezinhas do interior do Nordeste, aquelas pequenininas como Saboeiro, são entregues ao descaso e ironicamente ao merecimento do seu próprio povo...Como dizem, "cada povo tem o governo que merece" Enquanto não houver um povo corajoso, ousado, no sentido de exigência do direito estaremos fadado a esse tipo de situação...Iniciativas coma essa poderá propagar idéias para buscar caminhos de mudanças, onde todas as pessoas possam ser incluídas no contexto social de cada uma dessas cidadezinhas.
    abraço aos conterrâneos!!
    Clodoaldo

    ResponderExcluir
  2. seique vc e uma pessoa sincera decidida e sei que e verdade tudo que vc mim diz e mim passa porisso seja sempre, sempre assim lute por seus objetivos ok! de seu amigo que te ama muito.
    bjs bjs bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Morei em Saboeiro por volta dos anos de 1.992 até meados de 1.997, a família de meu pai, é boa parte daí, sou neta torta de Daúlia Bringel, uma das fundadoras do Olavo Oliveira, e tenho ainda mais parentes espalhados por aí, um deles é meu irmão Roney, o responsável por levar a Internet pra cidade.Sinto uma grande tristeza por ver que essa cidade não progride, parece que o povo tá acostumado a viver a mercer desse políticos corruptos e inescrupulosos, que não ligam pra saúde e nem tão pouco para a Educação , mas é como o Clodoaldo aí em cima disse : "Cada povo tem o governo que merece" > Então Saboeirenses, acordem, olhem para o futuro, quem faz a cidade são vcs eleitores.

    ResponderExcluir
  4. Cara, que massa seu blog, seu meio de manifesto... Muito bem montado seu blog, só é triste saber q sua cidade esta sendo vitimada pelo DESCASO de politicos... da raiva.. é uma palhaçada tudo isso...
    mas enfim, parabens pelo seu trabalho, que vc encontre pessoas ai que pensem junto com vc, pra quem sabe conseguirem mudar alguma coisa...
    Que Deus abençoe vcs e de muita sabedoria e esperança... e força pra lutar..
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Querida Aécia, meus parabéns por divulgar tão corajosamente a vida so´cio-politica e cultural de Saboeiro. Na realidade quando ai morei nos anos de 96 já era assim. Vejo que quase nada mudou. Meu Deus! Lutemos por construir uma sociedade co-participativa e responsável pelo seu desenvolvimento.Afinal, estamos em pleno Séc.XXI e Novo Milénio. A época da Pedra Lascada já passou rsrsrsr. Vivamos o hoje renovados e fervorosos no entusiamos de um amanhã cheio de esperança. Continue firme.

    ResponderExcluir
  6. Querida Aécia, meus parabéns por divulgar tão corajosamente a vida socio-politica e cultural de Saboeiro. Na realidade quando ai morei nos anos de 96 já era assim. Vejo que quase nada mudou. Meu Deus! Lutemos por construir uma sociedade co-participativa e responsável pelo seu desenvolvimento.Afinal, estamos em pleno Séc.XXI e Novo Milénio. A época da Pedra Lascada já passou rsrsrsr. Vivamos o hoje renovados e fervorosos no entusiamos de um amanhã cheio de esperança. Continue firme.

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei esse blog, sei quem fez po isso falo que tudo aqui escrito é a mais pura verdade.
    Nossa cidade é muito bonita ,tem muias coisas pra se mostrar, mais parece que tem gente que quer esconder as maravilhas que nela existe. Precisamos de alguem que saaiba administra nosa cidade com amor muito amor. NA nossa cidade tem gente Onesta,Bonita Trabalhadora,...etc. Em fim amo SABOEIRO do fundo do meu coração.

    ResponderExcluir
  8. Bom, compartilho da opinião da maioria, o povo tem que cobrar mais dos politicos de saboeiro, tinha que ter mais investimento na cidade para gerar emprego e renda " so renda vinda da prefeitura não dá ".

    ResponderExcluir
  9. Parabenizo o iniciativa, e vejo que muitos tem a mesma opnião. Nós moradores desta cidade sabemos que tudo que está escrito acima é a pura verdade.
    Precisamos evoluir, somos humanos e não estamos parado no tempo. Se tudo isso está acontecendo, somos nós os culpados, pois só quem tem o poder de reverter essa situação somos nós, o nosso poder ninguém toma.
    A administração precisa mudar, não para a esquerda ou para a direita, precisamos de administradores que tenham coragem para lutar e garantir um vida digna pra nós saboeirense.

    Esse é ano político é a hora de mudar. Vamos pensar com cautela nas nossas opniões.

    Espero que muitos tenham a mesma coragem que você Aécia. Não vejo isso como denúncia, mas sim como um alerta para que as pessoas possam saber que SABOEIRO existe no mapa e no mundo, além de terem a oportunidade de ver as belezas que nela tem.

    Não só conhecer a beleza, mas também perceber a capacidade das pessoas de nosso município, a inteligância, sabedoria, coragem e acima de tudo, o desejo de vencer você.... E vejo você uma pessoa com todas essas qualidades.


    Te desejo tudo de bom...

    Um abraço....

    Te adoro!!!!


    Carlito Santos

    Crato/CE

    ResponderExcluir
  10. Aécia você é uma verdadeira historiadora, não só isso, você é realmente fantástica e inteligente, em poucos comentários está fazendo a real história sócio-política desta comuna tão sofrida e tão querida. Comungo com você em tudo que foi relatado, principalmente do atraso que ronda nosso município. Sabe-se, que Saboeiro é um município onde existem muitos e muitos doutores, pessoas importantes politicamente, no entanto, pouco se faz por essa terra tão sacrificada. Muitos vivem aqui tão somente em busca de riqueza e poder. Infelizmente é uma realidade. No entanto, creio que um dia possamos mostrar outra história de Saboeiro, uma história diferente onde se mostre desenvolvimento, solidariedade, compreensão e amor entre os povos. Cultura e Turismo nós temos, nos falta desenvolvê-los. Assim como você teve a capacidade suficiente para desenviolver este trabalho, terá com certeza, capacidade suficiente para ajudar a mudar essa realidade.
    Você é fantástica, parabéns, Gernilda e Eu mandamos muitos abraços. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Como Sei q vc vai ler, (não precisa publicar) valeu! gostei muito das fotos da galeria, deu pra relembrar um pouco da arquitetura da cidade, gosto muito do seu blog e leio todos os artigos, acho vc muito inteligente.

    É isso aí, saiba q o seu trabalho contribui não só para divulgar a imagem sócio-cultural da nossa cidade, mas um ponto de encontro de pessoas cultas que utilizam ferramentas simples (como um comentário) para expressar a sua posição em relação ao descaso que todos nós conhecemos.

    Espero que esse trabalho seja tão gratificante para vc, quanto o prazer que tenho em ler os artigos e todos os comentários, acredito q todos leitores compartilham da mesma opinião.


    Um grande abraço! e tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!